Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

'Come Around Sundown' deixa grupo Kings of Leon no meio do caminho

Resenha de CD
Título: Come Around Sundown
Artista: Kings of Leon
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * *

Quinto álbum de estúdio do Kings of Leon, Come Around Sundown deixa o grupo norte-americano no meio do caminho. É possível identificar em uma ou outra música, caso da bela Back Down South, o DNA rural da banda de Nashville (Tennessee, EUA) que, em 2003, lançou seu aclamado primeiro álbum, Youth and Young Manhood, sem se distanciar de suas origens caipiras. Mas, no todo, Come Around Sundown parece ser mais uma cópia apagada de Only by the Night, o álbum descaradamente pop de 2008 que pôs o quarteto - formado em 1999 pelos irmãos Caleb, Jared e Nathan  Followill com seu primo Matthew - no circuito mainstream das arenas. A cópia resulta apagada porque, por mais que haja um punhado de boas músicas neste quinto álbum (notadamente Pony upRadioactive e Pyro), elas não soam com a energia de hits anteriores como Use Somebody. Entre o passado indie-caipira (evocado em Mary) e o presente pop (The End), Come Around Sundown - CD de tons pastéis, meio melancólicos - deixa incerto o futuro do Kings of Leon. É que o grupo não se encontrou no meio do caminho.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Quinto álbum de estúdio do Kings of Leon, Come Around Sundown deixa o grupo norte-americano no meio do caminho. É possível identificar em uma ou outra música, caso da bela Back Down South, o DNA rural da banda de Nashville (Tennessee, EUA) que, em 2003, lançou seu aclamado primeiro álbum, Youth and Young Manhood, sem se distanciar de suas origens caipiras. Mas, no todo, Come Around Sundown parece ser mais uma cópia apagada de Only by the Night, o álbum descaradamente pop de 2008 que pôs o quarteto - formado em 1999 pelos irmãos Caleb, Jared e Nathan Followill com seu primo Matthew - no circuito mainstream das arenas. A cópia resulta apagada porque, por mais que haja um punhado de boas músicas neste quinto álbum (notadamente Pony up, Radioactive e Pyro), elas não soam com a energia de hits anteriores como Use Somebody. Entre o passado indie-caipira (evocado em Mary) e o presente pop (The End), Come Around Sundown - CD de tons pastéis, meio melancólicos - deixa incerto o futuro do Kings of Leon. É que o grupo não se encontrou no meio do caminho.