Título: Projeto Paralelo
Artista: NX Zero
Gravadora: Arsenal Music / Universal Music
Cotação: * * 1/2
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Basta ouvir a balada Onde Estiver - uma das quatro inéditas lançadas pelo NX Zero em Projeto Paralelo - para perceber que as conexões do grupo com 28 nomes do universo hip hop do Brasil e do exterior neste CD não alteram de fato a alma sonora do quinteto. "Lute para não perder sua essência", aconselha Di Ferrero em verso de outra inédita de maior consistência, Tarde pra Desistir, tema sobre superação aditivado com o discurso positivista de Rincon Sapiência. É certo que, ao regravar sucessos de seus quatro álbuns anteriores na presença de rappers, as músicas ganharam outra pulsação. Mas é como se os raps fossem o confeito do bolo. A massa - a música do grupo - continua a mesma. Com direito a alguns momentos saborosos. Inimigo Invisível 0.2 - faixa que junta o rapper norte-americano Kurupt e os nativos Marcelo D2, Mi e P.MC - resulta interessante. Em contrapartida, faixas como Entre Nós Dois 2.0 - turbinada com o discurso do norte-americano Smoke - soam artificiais e parecem seguir uma fórmula. Das inéditas, a veloz Corra - que agrega o norte-americano C-Rock, o carioca Gabriel O Pensador e o grupo Strong Arm Steady - é que tem maior peso. O time de convidados impressiona, indo de Chorão (Cedo ou Tarde 0.2) a Negra Li e Rappin' Hood (O Destino 0.2), passando pelo bombado Emicida (que se junta à californiana hardcore Yo Yo em Só Rezo 0.2). Entretanto, no todo, Projeto Paralelo - disco produzido por Rick Bonadio sob a direção artística de Paul Ralphes - desvia momentaneamente o NX Zero de seu trilho habitual sem alterar a essência da alma do grupo. A sensação que fica é a de que, em seu sexto álbum, o quinteto vai pegar o caminho de volta para casa como se não tivesse feito Projeto Paralelo.
ResponderExcluir