Nem mesmo lançou o álbum com inéditas de Caetano Veloso, produzido pelo compositor em parceria com Moreno Veloso (com a adesão de Kassin), Gal Costa já planeja novo projeto fonográfico de caráter retrospectivo. Tom de Gal é nova visita da cantora ao cancioneiro de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) em turnê que seria gravado ao vivo para edição em CD, DVD e blu-ray. O curioso é que a artista já realizou projeto similar em 1999, ano em que gravou ao vivo - sob a produção musical de Marco Mazzola - o show que originou em 2000 o CD duplo e o VHS Gal Costa Canta Tom Jobim ao Vivo e, na sequência, gerou o DVD homônimo.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
23 comentários:
Nem mesmo lançou o álbum com inéditas de Caetano Veloso, produzido pelo compositor em parceria com Moreno Veloso (com a adesão de Kassin), Gal Costa já planeja novo projeto fonográfico de caráter retrospectivo. Tom de Gal é nova visita da cantora ao cancioneiro de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) em turnê que seria gravado ao vivo para edição em CD, DVD e blu-ray. O curioso é que a artista já realizou projeto similar em 1999, ano em que gravou ao vivo - sob a produção musical de Marco Mazzola - o show que originou em 2000 o CD duplo e o VHS Gal Costa Canta Tom Jobim ao Vivo e, na sequência, gerou o DVD homônimo.
A Gal nem me fez feliz ainda é já me entristece novamente.
Depois do anúncio do projeto de inéditas a idéia é de renovação, de revigoração das idéias musicais e antes mesmo que possamos conhecer o resultado eis que ...
Um songbook com a obra de Jobim? Até ela mesmo já fez isso, e agora? O que ela pode trazer de frescor pra obra dele? Vai cortar os pulsos???
Esquece vai!
Se o fizer, pelo menos poderia fazer em estúdio. O resultado seria muito melhor. E com repertório inédito em sua voz, claro.
Concordo com o Marcelo: Tinha de ser de estúdio. Outro ao vivo com canções do Tom vai ficar muito parecido. Mas o que me preocupa mesmo é que parece então que não vai haver show do disco com as canções do Caetano.
Não adianta Caetano forçar a natureza, a Gal tropicalista morreu no começo dos anos 70.
Isso, Gal! Boa! Só não se esquece de incluir no CD as músicas "Samba do avião", "Chega de saudade", "Wave", "Garota de Ipanema" e, claro, "Desafinado", tá? E também vê se não se esquece de contratar um arranjador bem tradicional, com músicos igualmente tradicionais, para ficar tudo com aquela cara de mesmice, ok? E, por fim, manda fazer uma capa e um encarte bem básicos e clássicos, com fotos suas em postura matronal, vestindo algo esvoaçante e careta. Põe também alguns closes de partes do violoncelo ou do piano, que fica bem bonito. Se der, põe ainda uma foto em preto e branco, bem despretensiosa, do setlist preso ao chão do palco com fita crepe e uma ou duas músicas rabiscadas, fora de ordem, algo assim, Enfim, capricha, faz aquilo que você já sabe, manda ver na falta de criatividade! Faz o óbvio, faz o velho,faz o certo, faz o confortável, faz o previsível, faz o nada. Evita o novo, foge do criativo, deixa de lado a ousadia, se esquiva do ar fresco. E manda cobrar uns 30 reais que a gente compra de qualquer jeito! Beijo!
Gal Costa no passado dia 24 de Março foi ovacionada no Carnegie Hall Nova York onde se apresentou acompanhada apenas pelo violonista Luiz Meira. Deu no Estadão de sábado, dia 26 de Março. Aguardamos o próximo trabalho de Gal.Ela merece a nossa ansiedade.
Abraço
Paulo
Faltou dizer uma coisa, Gal! Arrasou no nome do disco! Usar a palavra "Tom" como trocadilho (!) é que foi a grande sacada! Como ninguém tinha pensado nisso antes? Tom: apelido de Antônio, nome do compositor, como ele sempre foi conhecido; e palavra que remete diretamente ao universo musical. Nossa, muito bom! Manda ver, Gal! Beijo
Hehehehehehhe
O Bruno e o Neto(Por que vc faz poema?) disseram tudo.
Perdi até a vontade de escutar esse disco com músicas inéditas do Caetano.
Foi alarme falso.
"Chululu, chululu, minha bonequinha..."
A obra de Tom Jobim é muito vasta,e tem músicas lindas, fora as que Gal já gravou ao vivo. Quem não se lembra de BORZEGUIM do CD Minha voz ? não é um desbunde ? Também acho que deveria ser um CD de estúdio, com as canções menos obvias de Tom Jobim, que se tornariam obras luminosas na voz de Gal Costa. Mas se for ao vivo, e com as mesmas Garota de Ipanema, Chega de saudade, Wave ... dai nem precisa. É só relançar o que já existe em Blu-Ray e pronto. Pena que Gal abandonou os projetos de cantar Paulinho de Viola e Chat Baker. Seriam discos lindos se fossem lençados pela Biscoito Fino.
Sonho meu, sonho meu ... rsrs.
Eduardo Cáffaro - SP
Bruno Exagerado, add-me por favor,
abraço!
Calma genteeeee, ela gosta de cantar Tom Jobim, fazer o que ! Também temos que levar em consideraçao, que ela era a cantora preferida do mestre. Ela está fazendo um cd de inéditas, depois, deixem ela gravar o que ela quiser. Ela já disse que pretende gravar toda obra do maestro. Gal é uma das maiores cantoras do mundo e temos que considerar seu gosto pessoal, ela sente necessidade de fazer isso, temos que respeitar. Continuo aguardando o trabalho mais esperado da MPB, que é o cd produzido por Caetano Veloso. Pelo menos agora parace que ela está com vontade de trabalhar bastante, isso é bom, uma Gal produtiva.
Ótimo saber que Gal está trabalhando, mas outra vez um tributo a Tom Jobim é redundante demais! Existem tantos outros grandes compositores de quem ela poderia explorar a obra. Enfim, parece que é mesmo na mesmice que ela se realiza. Pena...
Que merda, hein Gal, Jobim de novo?
Que vontade de chorar. De depressão.
'Gal Pirou no Tom' talvez seja mais apropriado.
De qualquer forma, estou sempre pronto para ser riscado por seu canto diamante.
But...cá pra nós, baby, um elefante por vez, tá?
Quem sabe esse disco cantando Tom vem acompanhado do violão de Luiz Meira!? Eu iria gostar...
Já disseram e 'redisseram' tudo.
Gostaria de algo simples e acústico, valorizando a voz que Gal ainda tem, ou algo soturno, como o Até sangrar da Áurea Martins. Bom, ela pode fazer o que quiser, mas sei lá, nem tanto tempo com sua voz em cima ela terá mais. Deveria gravar Gil, Chico, Lenine, tanta gente!
Na minha opinião, ela deveria fazer um show com as músicas do CD novo, intercalando com seus grandese sucessos, até os que muita gente torce o nariz, como chuva de prata , Nada Mais e Um dia de domingo,Festa do Interior, Meu bem meu mal, Azul e Bloco do Prazer, que NUNCA FORAM GRAVADOS EM DVD. Pois ficaram fora dos DVDS MTV acustico, Obviamente fora do Gal canta Tom, e do Hoje ao vivo.
Existe um registro no DVD ensaio da TV cultura, mas não tem a energia de uma gravação durante um show. Uma artista do porte de Gal não ter seus grandes sucessos comerciais em um DVD é no mínimo triste. Pois no futuro vai ficar apenas na memória de quem assistiu.
Eduardo Cáffaro.
Gal cantando Jobim e ao vivo de novo??? Aff... Sou fã dela, mas tem tanto autor bom e tanta canção boa de sucesso,antiga ou nova, que poderia ganhar belas versões na voz dela e ela continua a se repetir??? Isso é chato pra caramba... Um artista deve ser múltiplo, não pode ficar preso a um estilo somente, ou focado em somente um autor. Nessas horas em que me lembro da sábia frase de Gabriel O Pensador e que deu nome a um disco dele: "seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo". Gal não sabe o rumo em que tomar na sua carreira.
Vai Gal! grava com sonoridade eletrônica e cala a boca desse povo! fã que é fã curte tudo de bom que uma cantora como vc fizer! (GAL E TOM, o que vier é bom!)
Postar um comentário