Música gravada há 30 anos por Zé Ramalho em seu terceiro álbum solo (A Terceira Lâmina, CBS, 1981), porém lançada em 1978 na voz de sua (então) mulher Amelinha no disco Frevo Mulher, Galope Rasante ganha registro na voz de Mariana Aydar. A regravação foi feita para o terceiro CD da cantora paulista, cujo lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano de 2011. Outro destaque é um dueto com Dominguinhos - visto com Aydar e Duani na foto de Ding Musa, clicada na filmagem do documentário Dominguinhos, Volta e Meia - em Preciso do seu Sorriso (João Silva). Na seara autoral, há Solitude, parceria da compositora com Jwala e Luisa Maita. Aydar assina quatro músicas no repertório formatado por Duani e por Letieres Leite, maestro da orquestra baiana Rumpilezz. O sucessor do belo Peixes Pássaros Pessoas (2009) tem pegada nordestina em boa parte das músicas e distancia Aydar do samba.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Mauro, quero informar que "Galope rasante" foi lançada por Amelinha (então mulher do Zé Ramalho) em 1978, no belíssimo disco Frevo mulher. Gosto da idéia dos intérpretes gravarem Zé Ramalho, mas não posso deixar de considerar ousada a atitude de gravar esse galope, pois além de não ser um ritmo fácil de ser cantado a gravação de Amelinha dificilmente será superada pois evoca todas as sinestesias sentidas por alguém num galope à cavalo.
Grato, Lurian, por me lembrar que a gravação original é - claro - de Amelinha. Abs, MauroF
Achei o primeiro melhor que o segundo, porém, é bom saber que ela vai trilhar outros caminhos além dos já desgastados sambas de roda,ijexás,cirandas, chorinhos,coco,maxixes,tambor de crioula,toadas e etc
Não concordo, Diogo. O segundo é mais ousado.
Ok,fique a vontade Luca.
Adoro os dois discos de Mariana Aydar. Mas, prefiro o segundo!
Eu sinto falta mesmo é de discos da Amelinha, que tinha uma habilidade ímpar para cantar ritmos ligeiros como galopes, frevos, cocos, rancheiras. Ainda bem que o Zé Pedro intuiu sua falta e breve a trará com disco novo.
Ceumar já gravou o tema "Galope Rasante". Ficou bacana.
Ceumar já gravou "Galope Rasante'. Ficou bonito.
Postar um comentário