Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Chega às lojas 'Meu Refrão Inquieto', o segundo álbum do Afrika Gumbe

Lançado na mídia em meados de 2010, o segundo álbum do grupo Afrika Gumbe, Meu Refrão Inquieto, está sendo efetivamente distribuído no mercado fonográfico neste mês de maio de 2011 pela Microservice. Meu Refrão Inquieto repõe o Afrika Gumbe em cena 18 anos após a desativação do grupo, em 1992. Formado pelo guitarrista Pedro Leão e pelos irmãos Marcos e Marcelo Lobato, o grupo carioca lançou em 1989 seu primeiro álbum, Afrika Gumbe, pela gravadora Eldorado, embora já militasse pela cena indie carioca desde 1978 sob o nome de Afrika Obota. Contudo, a pouca força comercial do projeto e o ingresso de Marcelo Lobato no grupo carioca O Rappa abreviaram o fim da banda. Contudo, aproveitando o recente hiato na trajetória do Rappa, os brothers Lobato gravaram as onze músicas que haviam composto em português (a 12ª e última faixa, Sinais do Vento, é de autoria de Pedro Leão). Em tese, Meu Refrão Inquieto apresenta um afropop com doses densas de suingue e soul. Na prática, a inspiração rala dos temas dos irmãos Lobato - A Folha Seca de Didi, Biscoito Azeitado, Toque e A Língua de Darcy, entre outros - diluem as (boas) intenções do álbum em coquetel insosso.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Lançado na mídia em meados de 2010, o segundo álbum do grupo Afrika Gumbe, Meu Refrão Inquieto, está sendo efetivamente distribuído no mercado fonográfico neste mês de maio de 2011 pela Microservice. Meu Refrão Inquieto repõe o Afrika Gumbe em cena 18 anos após a desativação do grupo, em 1992. Formado pelo guitarrista Pedro Leão e pelos irmãos Marcos e Marcelo Lobato, o grupo carioca lançou em 1989 seu primeiro álbum, Afrika Gumbe, pela gravadora Eldorado, embora já militasse pela cena indie carioca desde 1978 sob o nome de Afrika Obota. Contudo, a pouca força comercial do projeto e o ingresso de Marcelo Lobato no grupo carioca O Rappa abreviaram o fim da banda. Contudo, aproveitando o recente hiato na trajetória do Rappa, os brothers Lobato gravaram as onze músicas que haviam composto em português (a 12ª e última faixa, Sinais do Vento, é de autoria de Pedro Leão). Em tese, Meu Refrão Inquieto apresenta um afropop com doses densas de suingue e soul. Na prática, a inspiração rala dos temas dos irmãos Lobato - A Folha Seca de Didi, Biscoito Azeitado, Toque e A Língua de Darcy, entre outros - diluem as (boas) intenções do álbum em coquetel insosso.