sábado, 7 de maio de 2011

Músicos levam obra de Pixinguinha na flauta em disco com duas inéditas

Encontradas na coleção de Radamés Gnattali (1906 - 1988) abrigada na Fundação Banco do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), duas músicas inéditas de Pixinguinha (1897 - 1973) - Grelando e Gorjeando, compostas presumivelmente entre 1915 e 1925 - ganham seu primeiro registro fonográfico no CD Pixinguinha for Flute and Sax, lançado pelo selo Choro Music. As duas composições dão valor adicional a este disco em que 16 solistas levam a obra de Pixinguinha na flauta e no sax. Editado com encarte bilíngue em português e em inglês, já visando o mercado internacional, o CD agrega instrumentistas como Carlos Malta (solista de Desprezado), Dirceu Leite (solista de Joaquim Virou Padre), Eduardo Neves (solista de Diplomata) e Mário Séve (solista de Os Cinco Companheiros). Solos à parte, todas as músicas foram gravadas com o acompanhamento de um conjunto regional de choro integrado por Alessandro Cardoso (cavaquinho), Charlles da Costa (violão de seis cordas), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Paulão 7 Cordas (violão de sete cordas). Coube a Teco Cardoso tocar flauta e sax tenor numa das duas inéditas (Gorjeando) enquanto a outra, Grelando, tem um solo de Franklin da Flauta.

2 comentários:

  1. Encontradas na coleção de Radamés Gnattali (1906 - 1988) abrigada na Fundação Banco do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), duas músicas inéditas de Pixinguinha (1897 - 1973) - Grelando e Gorjeando, compostas presumivelmente entre 1915 e 1925 - ganham seu primeiro registro fonográfico no CD Pixinguinha for Flute and Sax, lançado pelo selo Choro Music. As duas composições dão valor adicional a este disco em que 16 solistas levam a obra de Pixinguinha na flauta e no sax. Editado com encarte bilíngue em português e em inglês, já visando o mercado internacional, o CD agrega instrumentistas como Carlos Malta (solista de Desprezado), Dirceu Leite (solista de Joaquim Virou Padre), Eduardo Neves (solista de Diplomata) e Mário Séve (solista de Os Cinco Companheiros). Solos à parte, todas as músicas foram gravadas com o acompanhamento de um conjunto regional de choro integrado por Alessandro Cardoso (cavaquinho), Charlles da Costa (violão de seis cordas), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Paulão 7 Cordas (violão de sete cordas). Coube a Teco Cardoso tocar flauta e sax tenor numa das duas inéditas (Gorjeando) enquanto a outra, Grelando, tem um solo de Franklin da Flauta.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais Pixinga melhor.
    Ainda mais com Carlos Malta, Paulão 7 Cordas - produtor de samba de mão cheia.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.