Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Primeiro álbum de Marília Pêra, 'Feiticeira' chega ao CD via Joia Moderna

Em 1975, após ter gravado alguns compactos e faixas para trilhas sonoras de novelas, a atriz Marília Pêra se lançou como cantora ao produzir e protagonizar show, Feiticeira, com roteiro de Fauzi Arap e Nelson Motta. O espetáculo foi histórico fracasso de público e crítica, mas rendeu naquele ano de 1975 um LP com as músicas do show, gravado em estúdio e lançado pela Som Livre. Até então inédito em formato digital, este álbum - o primeiro de Marília Pêra - ganha sua primeira edição em CD até o fim deste ano de 2011 pela gravadora Joia Moderna, do DJ Zé Pedro. Produzido por Guto Graça Mello e Nelson Motta, o disco também fracassou no mercado fonográfico, mas hoje virou cult - inclusive pelos nomes envolvidos na ficha técnica. Basta dizer que o grupo Vímana - formado pelos ainda desconhecidos Lobão, Lulu Santos e Ritchie - tocou no show e no disco, participando especialmente da faixa Avô do Jabor (Nelson Motta). Também iniciante na época, Eduardo Dussek teve sua música Alô Alô Brasil incluída no repertório. Eis as faixas do álbum Feiticeira, cuja reedição já foi autorizada pela Som Livre:

1. Dança da Feiticeira (Guto Graça Melo e Nelson Motta)
2. Bem-te-vi (Luhli e Lucina) - Participação de Luhli e Lucina
3. Samba dos Animais (Jorge Mautner)
4. Coelho Branco (Guto Graça Melo e Nelson Motta)
5. A Natureza (Zé Vicente da Paraíba e Passarinho do Norte em adaptação de Geraldo Azevedo)
6. Alô Alô Brasil (Eduardo Dussek)
7. Canção Pra Inglês Ver (Lamartine Babo)
8. Não Digas Nada (João Ricardo e Fernando Pessoa)
9. A Cara do Espelho (Guto Graça Melo e Nelson Motta)
10. O Medo (Alceu Valença)
11. Avô do Jabor (Nelson Motta) - Participação do grupo Vímana
12. Sem Essa (Duda e Jards Macalé)
13. Estado de Choque (Guto Graça Melo e Nelson Motta)

9 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 1975, após ter gravado alguns compactos e faixas para trilhas sonoras de novelas, a atriz Marília Pêra se lançou como cantora ao produzir e protagonizar show, Feiticeira, com roteiro de Fauzi Arap e Nelson Motta. O espetáculo foi histórico fracasso de público e crítica, mas rendeu naquele ano de 1975 um LP com as músicas do show, gravado em estúdio e lançado pela Som Livre. Até então inédito em formato digital, este álbum - o primeiro de Marília Pêra - ganha sua primeira edição em CD até o fim deste ano de 2011 pela gravadora Joia Moderna, do DJ Zé Pedro. Produzido por Guto Graça Mello e Nelson Motta, o disco também fracassou no mercado fonográfico, mas hoje virou cult - inclusive pelos nomes envolvidos na ficha técnica. Basta dizer que o grupo Vímana - formado pelos ainda desconhecidos Lobão, Lulu Santos e Ritchie - tocou no show e no disco, participando especialmente da faixa Avô do Jabor (Nelson Motta). Também iniciante na época, Eduardo Dussek teve sua música Alô Alô Brasil incluída no repertório. Eis as faixas do álbum Feiticeira, cuja reedição já foi autorizada pela Som Livre:


1. Dança da Feiticeira (Guto Graça Melo e Nelson Motta)
2. Bem-te-vi (Luhli e Lucina) - Participação de Luhli e Lucina
3. Samba dos Animais (Jorge Mautner)
4. Coelho Branco (Guto Graça Melo e Nelson Motta)
5. A Natureza (Zé Vicente da Paraíba e Passarinho do Norte em adaptação de Geraldo Azevedo)
6. Alô Alô Brasil (Eduardo Dussek)
7. Canção Pra Inglês Ver (Lamartine Babo)
8. Não Digas Nada (João Ricardo e Fernando Pessoa)
9. A Cara do Espelho (Guto Graça Melo e Nelson Motta)
10. O Medo (Alceu Valença)
11. Avô do Jabor (Nelson Motta) - Participação do grupo Vímana
12. Sem Essa (Duda e Jards Macalé)
13. Estado de Choque (Guto Graça Melo e Nelson Motta)

Luca disse...

disco tá cheio de músicas do Guto Graça Melo e do Nelson Mota... Vai ver que é por isso que fracassou ha ha ... mas parabéns ao Zé Pedro por relançar esses discos, é a memória da nossa música... E tem Alceu, Dusek, Macalé, Mautner de bom... só não conheço essa dupla Zé Vicente e Passarinho do Norte.

Fábio Passadisco disse...

Zé Vicente da Paraíba, foi o primeiro violeiro a gravar um disco (em 1955, pela Rozenblit) e suas canções foram gravadas por nomes como Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Ruy Mauritti, Herbert Lucena...

Tombom disse...

Lembro-me que, na época, a Globo anunciava este ábum nos intervalos comerciais, destacando entre outras faixas o "Samba dos Animais" e a "Canção Pra Inglês Ver". Isso me fez comprar o vinil numa das (hoje) extintas lojas do centro de SP. É um ábum bem interessante. Parabéns ao Zé Pedro por trazer novamente aos nossos ouvidos essas joias escondidas no baú do tempo.

Diogo Santos disse...

Meus parabéns ao Zé Pedro pela iniciativa. Ficam algumas sugestões como os albuns de Cida Moreira e Hebe Camargo ( acho que o último antes de emplacar de vez como apresentadora foi em 66 )

KL disse...

mais um relançamento obrigatório. Se continuar assim, vão superar a concorrência. O acervo da Som Livre merece continuar a ser revisitado, mesmo depois da tonelada de pérolas recolocadas no mercado por Charles Gavin. Que tal pegar as trilhas de novelas até 1979 que faltaram? São poucas e (muito!) boas: "Marron Glacé", "Bravo!", "Feijão Maravilha", "Dona Xepa", "Sinal de Alerta", "Espelho Mágico", "Cabocla", "O Pulo do Gato", "Anjo Mau", "Os Gigantes", "Sem Lenço, Sem Documento", "Nina", "A Corrida do Ouro" (songbook de Zé Rodrix), todas elas contendo faixas exclusivas, algumas de cantoras consagradas cujas faixas só saíram ali.

Rafael disse...

Fiquei feliz ao saber hoje que a Jóia Moderna lançará o primeiro disco da Marília Pêra, o "Feiticeira", em CD. Com essa atitude, vocês estão resgatando uma verdadeira pérola, uma jóia (literalmente) da nossa música popular brasileira, que é este disco. O trabalho do Zé Pedro é louvável e digno de muitas palmas... Espero que façam isso com milhares de outros raros discos de cantoras que nunca saíram em versão digital, com o áudio totalmente remasterizado.
Mauro, por favor, me responda a uma dúvida que tenho: você saberia dizer se os 2 primeiros discos da Silvia Maria, o "Porte de Rainha" e o raríssimo "Coragem" também serão lançados no formato digital pela Jóia Moderna? Já que o terceiro disco dela, o "Ave Rara", foi lançado mês passado, tomara que eles aproveitem o momento e lançam em CD esses 2 primeiros discos dela. Vou ficar na torcida! Aguardo pela sua resposta.

Rafael disse...

É foda quando a gente faz uma pergunta e fica sem resposta... Fica parecendo que a gente tá falando para o nada, pro além...

Mauro Ferreira disse...

Rafael, se eu for responder tudo que me perguntam através de comentários, ficarei sem tempo para escrever outros posts. E eu não vivo do blog, caros navegantes. Tenho que trabalhar para viver e pagar contas. Mas vamos lá: não há, por ora, o projeto de reedição destes dois primeiros álbuns da Silvia.

Em tempo: tudo que sei é postado no blog. Não sonego informações. Portanto, normalmente, se uma notícia sobre disco não foi postada é porque não procede ou porque eu ainda não tomei conhecimento dela.

Certo da compreensão,
mauroF