quarta-feira, 27 de julho de 2011

'Pagode Saudade' compila 14 hits do samba que despontou nos anos 90

O sucesso instantâneo do grupo paulista Raça Negra, a partir de 1990, deu o tom do samba que seria priorizado pela indústria na música na década de 90. Editada pela gravadora Som Livre neste mês de julho de 2011, a coletânea Pagode Saudade compila 14 sucessos desse gênero popular de samba - até hoje em voga nas paradas. A seleção destaca hits radiofônicos de Só pra Contrariar (Que se Chama Amor), Soweto (Derê), Os Morenos (Marrom Bombom, em gravação ao vivo, e não no superior registro original de estúdio), Ginga Pura (Vergonha na Cara), Razão Brasileira (Eu Menti), Art Popular (Temporal) e do seminal Raça Negra (É Tarde Demais). A vida efêmera da maioria dos grupos reunidos no disco sinaliza que o pouco fôlego desse tipo de pagode - apesar de algumas músicas da compilação terem sobrevivido ao tempo.

Um comentário:

  1. O sucesso instantâneo do grupo paulista Raça Negra, a partir de 1990, deu o tom do samba que seria priorizado pela indústria na música na década de 90. Editada pela gravadora Som Livre neste mês de julho de 2011, a coletânea Pagode Saudade compila 14 sucessos desse gênero popular de samba - até hoje em voga nas paradas. A seleção destaca hits radiofônicos de Só pra Contrariar (Que se Chama Amor), Soweto (Derê), Os Morenos (Marrom Bombom, em gravação ao vivo, e não no superior registro original de estúdio), Ginga Pura (Vergonha na Cara), Razão Brasileira (Eu Menti), Art Popular (Temporal) e do seminal Raça Negra (É Tarde Demais). A vida efêmera da maioria dos grupos reunidos no disco sinaliza que o pouco fôlego desse tipo de pagode - apesar de algumas músicas da compilação terem sobrevivido ao tempo.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.