Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Alterações na edição em CD de 'Pum!' não dão graça à coletânea infantil

Resenha de CD
Título: Pum!
Artista: Vários
Gravadora: Deck
Cotação: * *

Em 2009, um ano antes de lançar seu primeiro projeto infantil, Música de Brinquedo (2010), o grupo Pato Fu gravou música inédita, Barata!, dirigida às crianças. De tom lúdico e latino, Barata! foi o destaque de Pum!, coletânea produzida pela gravadora Deck para o mercado infantil. Lançada em formato digital naquele ano de 2009, a compilação ganha edição em CD com gravação inédita de Roberta Campos - Iô Iô, feita neste ano de 2011 especialmente para Pum! - e algumas alterações no repertório. Saíram O Motoqueiro Doido (hardcore adaptado pelo grupo Os Pedrero para o universo infantil), Até o Fim (gravação fora de sintonia com o espírito do disco) e É Impossível sem Você, Amor (registro do grupo Cachorro Grande que nada tinha a ver com o mundo infantil). Entraram Vida de Bebê (música infantilóide lançada pelo Ultraje a Rigor em 2009 no álbum Música Esquisita a Troco de Nada), O Vira (fonograma de 2003 em que os grupos Falamansa e Maskavo se uniram para reviver o sucesso do grupo Secos & Molhados) e A Família (gravação de Erasmo Carlos, lançada pelo Tremendão em 2001 no álbum Pra Falar de Amor) - além da já citada inédita gravação de Iô Iô (Michael Sullivan, Miguel Plopschi e Paulo Massadas), sucesso do grupo infantil Trem da Alegria nos anos 80 que perde toda a gravação e vibração no inadequado tom folk do registro de Roberta Campos. Também sem vocação para cantar para crianças, o grupo baiano Vivendo do Ócio dá peso asséptico a O Carimbador Maluco, tema defendido por Raul Seixas (1945 - 1989) no especial Plunct Plact Zoom, exibido pela Rede Globo em 1983. Da mesma forma, o Strike tenta em vão fazer graça com a marchinha infantil Mamãe Eu Quero (Jararaca e Ratinho), mas pelo menos tenta. O que não se justifica é a inclusão em disco infantil de gravação adulta de Pitty, Só Agora, balada do álbum Chiaroscuro (2009) que, na edição original da coletânea, era ouvida na versão em inglês intitulada Just Now. Entre tanta música fora do tom, salva- se - além da faixa do Pato Fu - a primeira gravação solo do vocalista do grupo Matanza, Jimmy, que canta Pense Nisso Quando me Soltar, tema que faz graça com o título do CD e dá recado sobre a necessidade de boa alimentação. Parceria de Jimmy com Renato Martins e Fernando Oliveira, Pense Nisso Quando me Soltar é um raro momento em que Pum! solta alguma graça.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Em 2009, um ano antes de lançar seu primeiro projeto infantil, Música de Brinquedo (2010), o grupo Pato Fu gravou música inédita, Barata!, dirigida às crianças. De tom lúdico e latino, Barata! foi o destaque de Pum!, coletânea produzida pela gravadora Deck para o mercado infantil. Lançada em formato digital naquele ano de 2009, a compilação ganha edição em CD com gravação inédita de Roberta Campos - Iô Iô, feita neste ano de 2011 especialmente para Pum! - e algumas alterações no repertório. Saíram O Motoqueiro Doido (hardcore adaptado pelo grupo Os Pedrero para o universo infantil), Até o Fim (gravação fora de sintonia com o espírito do disco) e É Impossível sem Você, Amor (registro do grupo Cachorro Grande que nada tinha a ver com o mundo infantil). Entraram Vida de Bebê (música infantilóide lançada pelo Ultraje a Rigor em 2009 no álbum Música Esquisita a Troco de Nada), O Vira (fonograma de 2003 em que os grupos Falamansa e Maskavo se uniram para reviver o sucesso do grupo Secos & Molhados) e A Família (gravação de Erasmo Carlos, lançada pelo Tremendão em 2001 no álbum Pra Falar de Amor) - além da já citada inédita gravação de Iô Iô (Michael Sullivan, Miguel Plopschi e Paulo Massadas), sucesso do grupo infantil Trem da Alegria nos anos 80 que perde toda a gravação e vibração no inadequado tom folk do registro de Roberta Campos. Também sem vocação para cantar para crianças, o grupo baiano Vivendo do Ócio dá peso asséptico a O Carimbador Maluco, tema defendido por Raul Seixas (1945 - 1989) no especial Plunct Plact Zoom, exibido pela Rede Globo em 1983. Da mesma forma, o Strike tenta em vão fazer graça com a marchinha infantil Mamãe Eu Quero (Jararaca e Ratinho), mas pelo menos tenta. O que não se justifica é a inclusão em disco infantil de gravação adulta de Pitty, Só Agora, balada do álbum Chiaroscuro (2009) que, na edição original da coletânea, era ouvida na versão em inglês intitulada Just Now. Entre tanta música fora do tom, salva- se - além da faixa do Pato Fu - a primeira gravação solo do vocalista do grupo Matanza, Jimmy, que canta Pense Nisso Quando me Soltar, tema que faz graça com o título do CD e dá recado sobre a necessidade de boa alimentação. Parceria de Jimmy com Renato Martins e Fernando Oliveira, Pense Nisso Quando me Soltar é um raro momento em que Pum! solta alguma graça.

Anônimo disse...

Nada ver esse povo com o mundo das crianças, eu nao deixaria meus filhos nem chegar perto desse cd. Ja pensou?