Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Microservice encaixota série de álbuns 'História das Escolas de Samba'
10 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Empresa que vem revitalizando o catálogo das extintas gravadoras Copacabana e Marcus Pereira, sob licença da EMI Music, a Microservice prepara para 2012 caixa com as primeiras reedições em CD da série de quatro álbuns intitulada História das Escolas de Samba. Lançada em 1974 pela gravadora Discos Marcus Pereira, a série teve volumes dedicados ao Império Serrano, à Mangueira, à Portela e ao Salgueiro, quatro escolas de samba do Rio de Janeiro (RJ) que, na época, eram as mais tradicionais e importantes do Carnaval Carioca. Produzida por Ricardo Moreira com Eduardo Magossi, a caixa embala discos de alto valor documental e musical. O álbum dedicado ao Império Serrano, por exemplo, traz gravações pouco conhecidas de Ivone Lara (Amor Inesquecível, Exaltação à Bahia). O da Mangueira enfileira sambas nas vozes soberanas de Carlos Cachaça (1902 - 1999), Cartola (1908 - 1980), Padeirinho (1927 - 1987) e Nelson Sargento. Já o da Portela é praticamente um disco da Velha Guarda da escola com a reunião de 12 faixas gravadas por bambas como Alvaiade (1913 - 1981), Bubu da Portela, Casquinha, Francisco Santana (1911 - 1988), Manacéa (1921 - 1995) e Monarco. Por fim, o disco do Salgueiro inclui gravações de Geraldo Babão (1926 - 1988) e Noel Rosa de Oliveira (1920 - 1988), bambas criados no Morro do Salgueiro, semente da agremiação.
ResponderExcluirExcelente notícia! E salve a Microservice e o trabalho do Marcelo que é primoroso no resgate de discos importantes.
ResponderExcluirAbs e Mauro, espero que dessa vez você volte a fazer a resenha dos discos dos sambas enredos. É muito importante a opinião da crítica off-carnaval.
E o samba da Mangueira com a participação mais que especial da Rainha Beth POR MAIS UM ANO. O que deve ter de gente se rasgando....
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
cada dia mais, percebe-se a necessidade de relançarem o acervo inteiro da MP, que faz um fantástico mapeamento das raízes da canção popular brasileira, hoje cada vez mais agredida e descaracretizada desde que cantoras de quinta também resolveram 'compor' lá por volta de 1990.
ResponderExcluirEm síntese, esses álbuns são joias raras, do mais alto quilate.
Notícia maravilhosa! Melhor ainda seria se os LPs de samba-enredo fossem todos digitalizados e remasterizados. Me refiro aos discos do final da década de 60, com o primeiro lançamento tendo sido em 1968, até o último LP lançado (antes do começo das edições em CD). E se sonhar é gratuito, porque não as transmissões dos desfiles também? Seria fantástico poder ver o desfile da Mangueira de 1973, quando foi campeã com "Lendas Do Abaeté"! Isso se esses arquivos existirem, claro... Quem dera!!!
ResponderExcluirOi Marcelo,
ResponderExcluiro trabalho de resgate e reedição está sendo tocado pelo Ricardo Moreira, Adriana Ramos e por mim, Eduardo Magossi.
Nenhum outro Marcelo está no projeto.
KL, a intenção é, sim, resgatar o acerto da Discos Marcus Pereira.
O primeiro disco lançado pela MP, o "Onze Sambas e uma Capoeira", do Paulo Vanzolini, com participação de Chico Buarque, já está nas lojas.
Abs.
Queira me desculpar então, Eduardo. Citei o nome do Marcelo por achar que o mesmo fosse o responsável. Esclarecido e ratifico o comentário anterior direcionando a vocês. Abs
ResponderExcluirAlô Microservice,
ResponderExcluirVamos lançar boxes com a discografia de Roberto Silva e Sivuca, PELO AMOR DE DEUS!!!!!
Edu,
ResponderExcluirQue notícia boa! Tenho vários títulos, daí pretendo completar a coleção caso as capas priginais sejam mantidas a julgar pelos relançamentos recentes da Microservice.
Abraço
sim, as capas serão mantidas, tudo está sendo remasterizado e sempre que possível a edição virá acompanhada de textos explicativos e das letras, o que nem sempre ocorria na versão original. Os textos originais também serão preservados. O Ricardo da Microservice tem feito um serviço 100%.
ResponderExcluirEntão pode-se dizer que esse é o Projeto da hora ou do Ano. Reverências, reverências.
ResponderExcluir