Título: Amor de Alma
Artista: Victor & Leo
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * *
Dupla mais interessante surgida no mercado sertanejo nos anos 2000, por conta da elegante arquitetura pop do cancioneiro de Victor Chaves, os mineiros Victor & Leo dão guinada em seu quinto álbum de estúdio, Amor de Alma, lançado pela Sony Music neste mês de novembro de 2011. Nono título da discografia dos irmãos, Amor de Alma é álbum direcionado aos arrasta-pés que animam os interiores do Brasil, em especial em São Paulo e no Nordeste. Em seu disco mais dançante, produzido pela própria dupla, Victor & Leo caem no forró em temas como Boteco de Esquina (Victor Chaves), Venha Ver o Mar (Victor Chaves) e Lu (Victor Chaves) sem perder a pegada pop de seu sertanejo radiofônico. Mesmo que não seja tão sedutor ou renovador quanto Boa Sorte pra Você (2010), Amor de Alma reitera o talento de Victor Chaves como compositor. Aberta com levada que evoca arranjos do BritPop, a faixa-título - Amor de Alma (Victor Chaves) - é exemplo da habilidade do compositor na formatação de melodias e refrãos ganchudos. Talento confirmado na sensível balada Sonhos & Ilusões em Mim (Victor Chaves), gravada com a participação de Paula Fernandes, a cantora-sensação do sertanejo pop neste ano de 2011. A boa arquitetura das composições da dupla está evidenciada também em Mal Resolvido (Victor Chaves e Leo Chaves), canção que flerta com a levada do folk rock neste disco em que os violões disputam espaço com o acordeom. É justamente pela boa qualidade do repertório autoral que a dupla poderia ter evitado regravações como as de Fuscão Preto (Jeca Mineiro e Atílio Versutti) - hit nacional do cantor Almir Rogério em 1982 - e O Doutor e a Empregada (Roniel e Augusto Alves Pinto), temas populistas unidos em pot-pourri forrozeiro que culmina com a inédita O Fuscão e a Empregada (Victor Chaves). Da mesma forma, a moldura de Passe Livre (Teodoro e Tupy) - guarânia do repertório da dupla Teodoro & Sampaio - soa kitsch face ao repertório da dupla. Em contrapartida, Sexy Yemanjá (Pepeu Gomes e Tavinho Paes) - hit de Pepeu em 1993 ao ser propagado na abertura da novela Mulheres de Areia, ora em reprise na TV Globo - se ambienta bem no clima de arrasta-pé que pauta metade de Amor de Alma. No todo, mesmo com excesso de forró, o álbum resulta interessante pela leveza do som de Victor & Leo. Seja nas baladas ou nos forrós, o sertanejo pop da dupla jamais soa pesado ou lacrimoso como os de seus colegas, mesmo quando canção como Se Não For Amor (Victor Chaves) destila melancolia. Victor & Leo são leves...
7 comentários:
Dupla mais interessante surgida no mercado sertanejo nos anos 2000, por conta da elegante arquitetura pop do cancioneiro de Victor Chaves, os mineiros Victor & Leo dão guinada em seu quinto álbum de estúdio, Amor de Alma, lançado pela Sony Music neste mês de novembro de 2011. Nono título da discografia dos irmãos, Amor de Alma é álbum direcionado aos arrasta-pés que animam os interiores do Brasil, em especial em São Paulo e no Nordeste. Em seu disco mais dançante, produzido pela própria dupla, Victor & Leo caem no forró em temas como Boteco de Esquina (Victor Chaves), Venha Ver o Mar (Victor Chaves) e Lu (Victor Chaves) sem perder a pegada pop de seu sertanejo radiofônico. Mesmo que não seja tão sedutor ou renovador quanto Boa Sorte pra Você (2010), Amor de Alma reitera o talento de Victor Chaves como compositor. Aberta com levada que evoca arranjos do BritPop, a faixa-título - Amor de Alma (Victor Chaves) - é exemplo da habilidade do compositor na formatação de melodias e refrãos ganchudos. Talento confirmado na sensível balada Sonhos & Ilusões em Mim (Victor Chaves), gravada com a participação de Paula Fernandes, a cantora-sensação do sertanejo pop neste ano de 2011. A boa arquitetura das composições da dupla está evidenciada também em Mal Resolvido (Victor Chaves e Leo Chaves), canção que flerta com a levada do folk rock neste disco em que os violões disputam espaço com o acordeom. É justamente pela boa qualidade do repertório autoral que a dupla poderia ter evitado regravações como as de Fuscão Preto (Jeca Mineiro e Atílio Versutti) - hit nacional de Almir Rogério em 1982 - e O Doutor e a Empregada (Roniel e Augusto Alves Pinto), temas populistas unidos em pot-pourri forrozeiro que culmina com a inédita O Fuscão e a Empregada (Victor Chaves). Da mesma forma, a moldura de Passe Livre (Teodoro e Tupy) - guarânia do repertório da dupla Teodoro & Sampaio - soa kitsch face ao repertório da dupla. Em contrapartida, Sexy Yemanjá (Pepeu Gomes e Tavinho Paes) - hit de Pepeu em 1993 ao ser propagado na abertura da novela Mulheres de Areia, ora em reprise na TV Globo - se ambienta bem no clima de arrasta-pé que pauta metade de Amor de Alma. No todo, mesmo com excesso de forró, o álbum resulta interessante pela leveza do som de Victor & Leo. Seja nas baladas ou nos forrós, o sertanejo pop da dupla jamais soa pesado ou lacrimoso como os de seus colegas, mesmo quando uma canção como Se Não For Amor (Victor Chaves) destile certa melancolia. Victor & Leo são leves.
"Os dois parecem um casal/Mas é mentira". (Chico Buarque)
Parece mais cena de novela das seis...
Não se é preconceito meu ou porque moro no interior de São Paulo, ou seja, fica difícil fugir de tal "Movimento", mas para mim, a única diferença é na gritaria. Admito que esses dois pegam leve. Mas a glicose na música e o visual agroboy de apartamento é o mesmo de todas as outras 532 duplas.
Danilo,
Gostei do "agroboy de apartamento", definição exata.
Abraço!
O mundo tá cheio de gente azeda. É mais que evidente a falta de sensibilidade da época atual; felizmente, a música deles (Victor e Leo) tem a capacidade de tocar a alma de muitos... E o estilo deles não é tão açucarado assim, é romântico, só. O que tem isso?...
O mundo tá cheio de gente azeda. É mais que evidente a falta de sensibilidade da época atual; felizmente, a música deles (Victor e Leo) tem a capacidade de tocar a alma de muitos... E o estilo deles não é tão açucarado assim, é romântico, só. O que tem isso?...
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