Marisa Monte retornou ao mercado fonográfico em 2011 com o disco mais popular de sua carreira. Cercado de mistérios sobre o repertório e a capa, em esquema sigiloso que ruiu duas semanas antes do lançamento agendado para 31 de outubro, O Que Você Quer Saber de Verdade filtrou a canção popular pela estética chique e ainda hype da cantora e compositora carioca. Marisa - vista em foto de Dora Jobim - abriu mão das ousadias estilísticas de álbuns anteriores em favor de baladas melodiosas ambientadas em atmosfera de leveza e felicidade. Duas faixas - O Que se Quer (primeira parceria da artista com Rodrigo Amarante) e Hoje Eu Não Saio, Não (Arnaldo Antunes, Betão, Chico Salém e Marcelo Jeneci) - se destacaram pelo clima forrozeiro, novidade na discografia de Marisa. Como um aperitivo para a volta aos palcos com a turnê de lançamento de seu oitavo CD solo, cuja estreia está prevista para maio de 2012, a cantora fez em 15 de dezembro, em São Paulo (SP), show para marcar a inauguração da iTunes Store no Brasil. Do áudio desta apresentação para empresários, feita por Marisa com convidados como Julieta Venegas (em Illusión) e Gustavo Santaolalla (em Ainda Bem), foram extraídos cinco números editados no EP iTunes Live from São Paulo, disponibilizado para download gratuito, por tempo limitado, a partir de 20 de dezembro. No EP, Marisa rebobina Carnavália - remontando o trio Tribalistas com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown - e canta duas músicas do disco O Que Você Quer Saber de Verdade: a faixa-título e Depois, futuro single deste álbum popular e irresistível que ainda vai render muito assunto ao longo de 2012.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
49 comentários:
Marisa Monte retornou ao mercado fonográfico em 2011 com o disco mais popular de sua carreira. Cercado de mistérios sobre o repertório e a capa, em esquema sigiloso que ruiu duas semanas antes do lançamento agendado para 31 de outubro, O Que Você Quer Saber de Verdade filtrou a canção popular pela estética chique e ainda hype da cantora e compositora carioca. Marisa - vista em foto de Dora Jobim - abriu mão das ousadias estilísticas de álbuns anteriores em favor de baladas melodiosas ambientadas em atmosfera de leveza e felicidade. Duas faixas - O Que se Quer (primeira parceria da artista com Rodrigo Amarante) e Hoje Eu Não Saio, Não (Arnaldo Antunes, Betão, Chico Salém e Marcelo Jeneci) - se destacaram pelo clima forrozeiro, novidade na discografia de Marisa. Como um aperitivo para a volta aos palcos com a turnê de lançamento de seu oitavo CD solo, cuja estreia está prevista para maio de 2012, a cantora fez em 13 de dezembro, em São Paulo (SP), show para marcar a inauguração da iTunes Store no Brasil. Do áudio desta apresentação para empresários, feita por Marisa com convidados como Julieta Venegas (em Illusión) e Gustavo Santaolalla (em Ainda Bem), foram extraídos cinco números editados no EP iTunes Live from São Paulo, disponibilizado para download gratuito, por tempo limitado, a partir de 20 de dezembro. No EP, Marisa rebobina Carnavália - remontando o trio Tribalistas com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown - e canta duas músicas do disco O Que Você Quer Saber de Verdade: a faixa-título e Depois, futuro single deste álbum popular e irresistível que ainda vai render muito assunto ao longo de 2012.
Achei a apresentação satisfatória senti um pouco de perda de potência vocal dela a voz saindo com dificuldade, falhada em alguns momentos é bom ela se atentar para isso já que vem uma nova turnê por aí! estranhei bastante o fato, pois no Cd achei em ótima forma até mais límpida do que nos discos anteriores.
Mauro, o show foi realizado no dia 15 de dezembro e não 13! Abraços.
O meu ano foi fechado com chave de ouro. As minhas duas cantoras prediletas fizeram dois discaços!
E DEPOIS é das músicas mais lindas que já ouvi nos últimos anos. Veio bem a calhar com o meu momento.
Só sinto falta da Marisa cantando sambas, até porque eu simplesmente adoro. Abs,
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
PS: Aguardo a retrospectiva do melhor disco de samba, meu caro crítico! E é claro que foi o da minha Rainha. rs
Fez um disco delicioso,altamente bem cuidado e hiper coerente com sua trajetória e seu grande talento.
Tem razão, Mary! Foi na quinta-feira, 15. Grato pelo alerta do erro, já corrigido. Abs, MauroF
Marisa voltou sim...estou muito afim de ir a seu show. E voz dela sempre foi rouca, ela não tem mais 20 anos e ela ta muito mais aberta ao público...gosto disso.
PS: Apesar q pouca gente goste dela aqui...mais beleza.
Pede o número do cartão Mauro!
Marisa tem uma música linda chamada Abololô, mas na verdade acho que ela abilolô - abilolado em nordestês é abobalhado.
Sem dúvida foi a decepção do ano.
PS: Comparar uma letra do disco da Gal com uma do da Marisa chega a ser chocante.
Depois deste "aperitivo" que a Marisa nos deu com o show do live Itunes, não há mais dúvidas, 2012 é mais um ano em que Marisa vai encantar platéias mundo afora. A interpretação de Depois foi tão contundente e delicada. Não importa se com trabalhos mais refinados ou populares como este mais recente, Marisa sempre arrebenta. Que mulher poderosa!
As letras são de uma pobreza franciscana. E isto somando às melodias ruins que só chamam (pouca) atenção pelo tom hype do projeto... dos arranjos, do jeito MM de ser. Mas enfim, ruim demais.
gostei do cd e, principalmente, continuo ouvindo com prazer.
cansei de cds 'modernos', 'experimentais', 'low profile', etc, que a gente compra, ouve, mostra, curte, e esquece.
há espaço pra tudo. marisa solar me agradou (da mesma forma q gal luz-e-sombra caiu muito bem).
A decepção do ano, sem dúvida.
Marisa foi a decepção do ano. Letras fracas, canções repetitivas, voz falhando, muito marketing e um grande naufrágio. Aos 45 anos, já aparenta sinais de cansaço e repetição. Será que chega aos 60, provocando ou inovando?
Realmente é uma decepção mesmo. Com apenas 1 semana de lançamento do CD já entrou como o mais vendido e já ultrapassa a marca de 100 mil cópias com apenas 1 mes de lançamento, está entre as músicas mais baixadas do itunes e de quebra é chamada para inaugurar o itunes no Brasil. Tenho um amigo no exterior (trabalha com sistema de informática de sites nos EUA), que disse não é pra qualquer um ser convidado desta empresa para inaugurar um evento. Palavras dele "Tem que ter muito cacife". Gostei do comentário do Santana... vc tem toda razão.
Só corrigindo Carlos Almeida ela tem 44 anos e não 45.
" Só sei que sou louco por ela e pra mim ela é linda (demais!). E além do mais, ela é carioca, ela é carioca ... "
Não é minha cantora predileta. Das minhas 2 favoritas, uma já morreu e a outra tá quase.... Mas acho q Marisa fez um disco leve, despretencioso, gostoso de ouvir...Sem cobranças, sem letras escalafobéticas, sem sons de agulhas e arranhados..enfim... Eu gostei!
O argumento do Andre pra denotar qualidade(boas vendagens)consegue ser mais pobre que as letras Tribalistas.
Quanto ao Itunes, vai ver foi por isso que outro dia ela disse numa entrevista que NUNCA havia baixado um disco "de grátis" na internet.
Eu voto no Saci Pererê pra símbolo da Copa.
Acredito nele. :>)
Mauro, só uma coisa, o forró não é novidade na discografia da Marisa. Esqueceu do Xote das Meninas? Forrózão rasgado do Gonzagão, gravado e regravado por Marisa?
Belo disco! Bela cantora! Sem mais, que esse negócio de brincar de Street Fighter entre cantoras já deu! É música pra ouvir, não pro rancor de quem se frustou em não ser crítico musical!
P.S.: "Depois" ao vivo ficou simplesmente sencacional!
Marisa, Marisa... Grande Marisa. Sempre! Seu trabalho me vicia. Não sei porque tanta gente se incomoda com opiniões diferentes. É isso mesmo, incomodando uns, agradando outros. Faz parte. O que eu sei é que a mim faz bem ouvi-la nesse novo trabalho.
Zé Henrique, tambem não gostei muito desse novo álbum mas não chego a ser tão radical rsrsrs o pior pra mim continua sendo o Tribalistas ô disquinho ruim! PS: Desde quando número de vendas é parâmetro para qualidade?
É, se MM vende bem e por isso tudo que ela faz é bom, então Paula Fernandes é a maior cantora do Brasil do momento, Ivete Sangalo e Claudia Leitte fazem trabalhos maravilhosos, o Luan Santana é ótimo, o Michel Telô é o máximo, e os padres católicos, os pregoeiros evangélicos. Se o critério de boa música for venda, o discursos é coerente.
É, parece que foi-se mesmo o tempo (se é que existiu!!!) em que prosa e poesia, melodia, hamornia, arranjo, conteúdo, eram critérios essenciais para qualificar a música. Uma pena!!!
Prá mim, o disco da MM tá vendendo muito mas continua péssimo. A DECEPÇÃO DO ANO MESMO!!!
Falar que a voz dela tá falhando e que ela tá cantando mal é, no mínimo, apelação.
Quem ouviu, DIREITO, ela cantando "depois" ao vivo, constatou, CLARAMENTE, que ela tá cantando muito. Parecia até playback de tão perfeito que estava.
Uma coisa é não gostar da música dela, outra coisa é "negar" que ela continua uma senhora cantora.
Pra mim é apelação, é pirraça de fã de concorrente.
Falar que a voz dela tá falhando e que ela tá cantando mal é, no mínimo, apelação.
Quem ouviu, DIREITO, ela cantando "depois" ao vivo, constatou, CLARAMENTE, que ela tá cantando muito. Parecia até playback de tão perfeito que estava.
Uma coisa é não gostar da música dela, outra coisa é "negar" que ela continua sendo uma senhora cantora.
Pra mim é apelação, é pirraça de fã de concorrente.
É, se MM vende bem e por isso tudo que ela faz é bom, então Paula Fernandes é a maior cantora do Brasil do momento, Ivete Sangalo e Claudia Leitte fazem trabalhos maravilhosos, o Luan Santana é ótimo, o Michel Telô é o máximo!!!
kkkkk NÃO CREIO QUE LI ISSO GENTE AFFFF
Zé e afins,
Marisa sempre vendeu muito bem, mesmo quando opta por trabalhos mais populares como o novo CD, assim como foi com o Memórias, mas só uma pessoa sem noção, não perceber todo o cuidado artistico (arranjos, músicos, divulgação e etc) que Marisa utiliza em sua música. Pra mim Marisa é popular, sem ser popularesca, como as Ivetes, Claudias e etc. E mesmo optando por um trabalho mais popular, percebe se o bom gosto em seu trabalho.
Mais uma coisa Zé, ou seus ataques a Marisa, estão se tornando tão chatos, quanto aquele programa horroroso do Faustão. Feliz 2012!
"Marcelo disse...
Não é minha cantora predileta. Das minhas 2 favoritas, uma já morreu e a outra tá quase."
Fiquei imaginando quem é a outra que o marcelo ta matando
Um discaço! Direto ao ponto.
É o seguinte gostei de algumas músicas do novo álbum mas não entra na minha seleção dos discos que eu mais gosto dela! Essa coisa despretensiosa, popularesca sim! Tem músicas do atual repertório de Marisa Monte,que se Sandy ou Claúdia Leitte gravasse seria motivo de zombaria não faz muito o meu estilo prefiro os discos mais estilísticos eruditos dela.
Poxa, André, é que como dizia Oscar Wilde eu resisto a tudo menos a uma tentação.
Mas concordo contigo, já deu.
Até porque abilolamento se pega no ar. :>)
Bom Natal pra vc.
PS: Mary, não sou nem um pouco radical. Radicalismo é sinônimo de ignorância. E quanto a Sandy e Marisa vc tem razão.
A vida é muito doida! Quem diria isso, né?
Pois é....
Maria,
não acredite mesmo, você não leu isso, ou melhor não deveria ter lido somente isso. Não foi só isso que eu escrevi. Volta lá e leia o resto.
Meu Deus!! Qta ingenuidade...
Marcelo, a Iara é uma sereiazinha da Disney.
Aliás, Lenda das Sereias é das performances mais lindas da Marisa.
Marisa sempre causando...e brilhando para a infelicidade de alguns.
A Úrsula engoliu o H da frase da sereiazinha... :)
Postar um comentário