Título: Veia Mestiça
Artista: Telma Tavares
Gravadora: Sem indicação
Cotação: * * 1/2
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
A cantora e compositora carioca Telma Tavares celebra com clichês o suingue tropical de sua cidade natal em Carioca da Gema (Rio de Janeiro), samba gravado pela autora com Leci Brandão em seu segundo CD, Veia Mestiça, lançado de forma independente neste mês de janeiro de 2012. Contudo, como já sinaliza Tá Escrito (Baralho Cigano), samba de Telma com Tainã Uarani que abre o disco, Veia Mestiça pulsa sobretudo em tom afro-brasileiro. O toque baiano característico do samba de roda de Roque Ferreira - parceiro de Telma em sete das 12 composições do disco - sobressai em temas como Chama de Amor e A Ronda da Roda, este gravado com a participação do habitualmente arisco Roque. Alcione - que deu voz em seus discos a Corpo Fechado e a Beco sem Saída, sambas compostos por Telma com Roque e revividos pela autora em Veia Mestiça - também participa do álbum, dividindo com Telma o registro de Nair Grande (A Bambambã do Fuzuê), colaboração da artista com Paulo César Feital. Os arranjos do pianista Leandro Braga respeitam a natureza dos sambas (a rigor, de arquitetura trivial), mas a percussão poderia ter sido mais enfatizada para realçar o tempero afro-brasileiro de temas como Veia Mestiça e Luz de Aiucá, parcerias de Telma com Roque. Dez anos após debutar no mercado fonográfico com o CD Telma Tavares (2002), a artista expõe veia mestiça e autoral em sambas que pedem vozes mais imponentes como a de Alcione.
ResponderExcluirAlguém saberia me dizer onde posso comprar esse CD? Já revirei a net toda e não achei e-mail da cantora, site oficial, blog, site de compra, nadica de nada... Nenhuma indicação ou pista de onde posso comprar este disco. Parece que a cantora não existe ou evaporou do mapa. Agradeço de coração a quem possa me ajudar!
ResponderExcluirDescobri com muito custo e de forma bem inusitada a relação de canções deste disco, que não havia conseguido em lugar algum da net até hoje... Bem que você poderia ter colocado ela aqui, né Mauro? Me poupava o trabalho de ter que procurar... Segue no próximo comentário.
ResponderExcluirTelma Tavares
ResponderExcluirÁlbum: "Veia Mestiça" (2012)
Gravadora: Independente
1. Tá Escrito (Baralho Cigano) (Telma Tavares/Tainã Uarani)
2. Corpo Fechado (Telma Tavares/Roque Ferreira)
3. Carioca da Gema (Rio de Janeiro) (Telma Tavares) Participação: Leci Brandão
4. Beco Sem Saída (Telma Tavares/Roque Ferreira)
5. Chama de Amor (Telma Tavares/Roque Ferreira)
6. Juriti, Flor E Café (Telma Tavares/Tainã Uarani)
7. A Ronda da Roda (Telma Tavares/Roque Ferreira) Participação: Roque Ferreira
8. Tempero (Telma Tavares/Délcio Carvalho)
9. Nair Grande (A Bambambã do Fuzuê) (Telma Tavares/Paulo César Feital) Participação: Alcione
10. Luz de Aiucá (Telma Tavares/Roque Ferreira)
11. Veia Mestiça (Telma Tavares/Roque Ferreira)
12. Agarradinho (Telma Tavares/Roque Ferreira)