Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Timbalada grava o DVD 'Energia Renovável' com Bell e inédita de Brown

Com direito à música inédita de seu mentor Carlinhos Brown, GuanaBarra, o grupo baiano Timbalada  gravou ao vivo em 8 de janeiro de 2012, em show no Museu do Ritmo, em Salvador (BA), a primeira parte do DVD intitulado Energia Renovável. Líder da banda conterrânea Chiclete com Banana, Bell Marques - visto à direita no palco na foto de Imas Pereira - participou da gravação, fazendo dueto com o atual vocalista da Timbalada, Denny, na música Perfeita Demais. Já Brown cantou com Denny sua música Ashansu. Além de sucessos do grupo (Beija-Flor, Camisinha, Regando-te), o roteiro do show incluiu novidades como Foge com o Timbaleiro e a versão estilizada de Over the Rainbow, tema do filme O Mágico de Oz (1939).

11 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Com direito à música inédita de seu mentor Carlinhos Brown, GuanaBarra, o grupo baiano Timbalada gravou ao vivo em 8 de janeiro de 2012, em show no Museu do Ritmo, em Salvador (BA), a primeira parte do DVD intitulado Energia Renovável. Líder da banda conterrânea Chiclete com Banana, Bell Marques - visto à direita no palco na foto de Imas Pereira - participou da gravação, fazendo dueto com o atual vocalista da Timbalada, Denny, na música Perfeita Demais. Já Brown cantou com Denny sua música Ashansu. Além de sucessos do grupo (Beija-Flor, Camisinha, Regando-te), o roteiro do show incluiu novidades como Foge com o Timbaleiro e a versão estilizada de Over the Rainbow, tema do filme O Mágico de Oz (1939).

Anônimo disse...

Tem um cara chamado Magary que está estourado na Bahia.
Bom pra caramba!
Lembra o axé das antigas - ao menos em espontaneidade.
Esse merece estourar nacionalmente.
Confiram e DUVIDO que não chacoalhem.

http://www.youtube.com/watch?v=7xfv0Z6dqW4

Maria disse...

Zé Henrique, eu conheço! me irmã é fã desse cara mas eu não gosto não... rsrsrs aliás, Axé Music eu dispenso já ouviu o novo Cd do Carlinhos Brown chamado "Diminuto"? achei bom pra caramba!

Márcio disse...

Magary já tem dois CDs lançados, mas nunca vi nenhum deles à venda em Salvador - devo ter procurado no lugar errado. Mas deve ter muita coisa no youtube, pois ele tem se apresentado regularmente na cidade neste verão. Sobre o DVD da Timbalada, o desafio é passar para o DVD a energia que rola nos shows. Conseguiram isso no primeiro CD ao vivo. Vamos ver agora.

Maria disse...

corrigindo "minha" ali no meu post anterior.

André Luís disse...

Hein?! Versão estilizada de "Over the rainbow" com Timbalada?! Quero ouvir! rsrs

Anônimo disse...

Pô, Mary, tu não chacoalha nem um ossinho? rsrsrs
O axé dos primórdios era bom.
Quanto ao Brown, só gosto dele através da Marisa mesmo.
Não vou muito com a cara dele. Mas tem talento, sim.

PS: Márcio, vc deve tá procurando na casa do Marcelo Nova.

Maria disse...

Zé Henrique, o Axé não me desce mesmo! sei que sou uma soteropolitana atípica rsrsrs prefiro dançar Jazz, Rock N´Roll por aí PS: Quanto ao Carlinhos Brown,é normal não ir com a cara dele afinal, é muito feia mesmo! mas o cara tem talento é o que vale.

Gill Sampaio Ominirò disse...

A Timbalada é uma das melhores coisas musicais que apareceram no Brasil. É uma revolução percussiva e social. Lembro-me bem de quando ela surgiu, meteórica, original, criativa. Mérito de Brown, este gênio; e mérito dos músicos maravilhosos e talentosos do Candeal. Da Timbalada saíram grandes percussionistas como Mário Victor, Leo Bit Bit, Gustavo di Dalva, Denny, Leonardo Reis, dentre outros que acompanharam grandes artistas brasileiros como Gil, Bethânia, Caetano etc. As músicas da Timbalada modificaram a MPB atribuindo-lhe uma percussão pesada e emocionante como os timbaus, surdos virados etc. Um coral fantástico que se tivesse sido criado na África seria um ícone da “World Music”. Infelizmente nos últimos anos a Timbalada se afogou num mar de enganos, de discos fracos e pasteurizados. O afastamento de Brown (que ganhou reconhecimento internacional), foi o principal fator para esse declínio musical da banda. Sonho com o dia em que a Timbalada volte a ser a melhor banda percussiva do mundo.

Márcio disse...

Acho importante, para quem quer conhecer um pouco mais sobre Carlinhos Brown e a música e os músicos da Timbalada e do Candeal, assistir ao documentário "O Milagre do Candeal", de Fernando Trueba, que infelizmente acho que nunca foi lançado cormercialmente no Brasil - tampouco em DVD. Mas deve ser possível baixar na internet.
Gill, concordo com você que a Timbalada tem condições para se reinventar. A força daquela percussão não deixa nenhuma dúvida sobre isso. Na sua lista eu incluiria os nomes de Josino Eduardo e Eduardo Josino, gêmeos percussionistas que tocaram com Caetano Veloso. Mas tiraria dela o nome de Leonardo Reis, que já tinha uma carreira firmada (me lembro bem dele na Banda Mel) bem antes do surgimento da Timbalada.
Zé Henrique, acho difícil até que Marcelo Nova tenha casa em Salvador hoje em dia, pois faz tempo que a base dele é em São Paulo. O disco de Magary eu tinha de ter procurado na banca do camelô mesmo.

Gill Sampaio Ominirò disse...

Márcio, esse documentário é emocionante e o CD também é maravilhoso. Eu tenho.