Título: Le Voyage Dans La Lune
Artista: Air
Gravadora: EMI Music
Cotação: * * * 1/2
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Mesmo que jamais tivesse lançado em 1998 um primeiro álbum já clássico intitulado Moon Safari, o duo francês Air seria - por seu som naturalmente viajante - nome apropriado para assinar a trilha sonora da reedição restaurada do curta-metragem Le Voyage Dans La Lune, estreado em 1902 pelo cineasta francês Georges Méliès (1861 - 1938). O fato é que a trilha sonora resultou tão coesa que o Air decidiu transformá-la em seu sétimo álbum de estúdio. Lançado no Brasil neste mês de março de 2012, em edição da EMI Music, o CD Le Voyage Dans La Lune registra na íntegra a trilha composta por Jean-Benoit Dunckel e Nicolas Godin. Ora roçando o épico, como na faixa de abertura Astronomic Club, ora mais relaxante, como no belo tema Moon Fever, o som do Air sugere - com uso adequado de sintetizadores - imagens espaciais condizentes com o estilo do filme que o inspirou. Em Seven Stars, o duo conta com a adesão de Victoria Legrand, autora da letra que recebeu a voz da própria Legrand numa das duas únicas faixas cantadas de disco essencialmente instrumental (a outra, Who Am I Now?, tem letra e intervenções vocais do grupo Au Revoir Simone). Mesmo que não reedite o pico de criatividade de seu álbum de estreia em temas como Sonic Armada e Cosmic Trip, o Air acerta o passo de viagem que dura pouco mais de meia hora. Lava encerra o segundo sáfari lunar do duo com estilo, reiterando a beleza do diálogo travado entre sons do passado e sons futuristas.
ResponderExcluirO Air é uma das bandas junto com Marsmobil que sabem bem como usar os recursos eletrônicos pra criar sons viajantes e hipnóticos. Bons herdeiros de Jean Michel Jarre!
ResponderExcluirGostei bastante do disco.
Pela capa, achei que fosse a trilha sonora do filme "A invenção de Hugo Cabret"!!
ResponderExcluir