Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
domingo, 25 de março de 2012
'Songbook' de Chico Buarque na voz de Bethânia vai totalizar oito discos
31 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Após encerrar a divulgação de Oásis de Bethânia, o CD que a gravadora Biscoito Fino vai pôr nas lojas a partir de 30 de março de 2012, Maria Bethânia vai voltar aos estúdios para abordar o cancioneiro de Chico Buarque em songbook. Em vez de cinco discos, como inicialmente tinha idealizado a intérprete e como havia sido relatado por Notas Musicais ao noticiar o projeto fonográfico em post de 29 de novembro de 2011, o songbook de Chico na voz de Bethânia vai totalizar oito CDs. A intenção da cantora é abordar todas as vertentes da obra do compositor.
ResponderExcluirDoida pra ouvir o novo disco da Abelha Rainha.
ResponderExcluirDificilmente não vai soar excessivo.
ResponderExcluirNossa, e precisa de 8 discos de Bethânia só cantando Chico Buarque? Seria mais interessante se ela tivesse a mesma disposição para gravar autores aos quais ela nunca gravou... Ao invés de 8 songbooks só de músicas de Chico Buarque, por que ela não lança então 8 songbooks com cada compositor diferente? Por exemplo: 1 songbook do Chico, outro de Tom Jobim, outro de Adoniran Barbosa, outro de Rita Lee, outro de Zé Ramalho, outro de Belchior, outro de Guilherme Arantes, outro de Ivan Lins e outro de Cartola. Assim seria muito melhor.
ResponderExcluirRapaz...será?
ResponderExcluirbom demais.
Pena mesmo nao existir show calcado em oasis! Mas tudo bem, sendo Chico...
ResponderExcluirNão levo fé nessa notícia!!
ResponderExcluirÉ no mínimo obsessiva essa idéia de gravar 8 discos. 3 ou 4 já dariam conta do essencial.
ResponderExcluirAcho muito boa a idéia. Se realmente acontecer 8 cds, será uma leitura da Obra do Chico pelo olhar e voz de Bethânia. Um legado que vai ficar para a música brasileira no futuro, uma referência da junção de belas melodias, com uma voz que sabe interpreta-las. Um projeto audacioso. Tomara que ela siga em frente apesar de todas essas críticas ruins. Quem dera Gal Costa tivesse tanta disposição pra gravar um soongbook do caetano ! Seria 10 tb.
ResponderExcluirÉ uma homenagem super valida. Chico merece esse presente de Bethânia...Quanto tempo será que vai levar pra gravar esses 8 discos ? Sera que vão ter algumas participações especiais, inclusive a do proprio Chico ?
ResponderExcluirSe tal notícia se concretizar, será um marco — e uma ousadia digna de aplausos... Intérprete e compositor, ambos indispensáveis na história da música brasileira do século vinte...
ResponderExcluirEsse projeto está todo errado, é de um exagero gravar 8 discos de um só compositor. Por mais que Chico seja um ótimo compositor, não é necessário 8 discos para que ela possa homenagá-lo, pois a mesma já cantou muito Chico em toda a sua discografia. Estará fazendo mais do mesmo...
ResponderExcluirEngraçado quase ninguém estranhar esse projeto de songbook. Pelo andar da carruagem, vai sobrar para a família inteira do Chico cantar... Deverá ter participações de Cristina Buarque, Ana de Hollanda, Carlinhos Brown, e até para Sílvia Buarque e Marieta Severo, que não são cantoras, mas irão resolver dar uma canja...
ResponderExcluirBethânia é uma mulher sábia. Assim como reduziu de 300 para 14 ou 15 músicas o songbook de Vinícius de Moraes, ela saberá filtrar a obra de Chico caso venha mesmo a embarcar nesse projeto. Duvido que sejam 8 cd's.
ResponderExcluirMas é esperar pra ver...
Podem ser 8 10, tanto faz, o irritante será se todos tiverem a mesma atmosfera chata dos últimos trabalhos. Ela poderia fazer cada um com um arranjador diferente.
ResponderExcluirBETHANIA, VAI DESCANSAR UM POUCO. VC ESTA CHATA ULTIMAMENTE. VAI ABRIR AQUELE SEU BLOG DE POESIAS, MAS COM SEU DINHEIRO, NÃO COM O DO POVO.. RSRSRSRSR.
ResponderExcluirUm exagero sem fim. Chico é um Deus da MPB. Sou fã de sua obra e de tudo que faz, assim como de Bethânia. A ideia do songbook é esplêndida e louvável, porém 4 a 5 já seria o suficiente. Oito é cansativo e para os fãs, acaba sendo um desgaste. Concordo com o colega Carlos Eduardo, visto que desde "Brasileirinho", Bethânia vem batendo na mesma tecla de uma única sonoridade. Se, por um lado, mostra gás e voz para continuar fazendo maravilhosos trabalhos, acaba não se permitindo, por outro, a diversidade do repertório. Não precisa provar nada mais a ninguém, porém não seria nada demais passear por outras, novas e alternativas ondas. Enquanto Gal, depois de uma boa temporada estagnada em clássicos da MPB e especialmente de Tom Jobim, avançou anos-luz com seu "Recanto", Bethânia segue a linha contrária com esse projeto. Lamentável. Indiscutivelmente será maravilhoso ouvir pois ela sabe fazer e cantar Buarque como ninguém, mas... Oito?... Preferia "mais do novo" e não "mais do mesmo".
ResponderExcluirEu quero é mais que isso aconteça!!! A obra do Chico merece ter esse registro de sua melhor interprete. Vamos torcer pra isso acontecer...
ResponderExcluirNem a irrepreensível Ella Fitzgerald - ao gravar 3 lps só com canções dos irmãos Gershwin - conseguiu a façanha de segurar a atenção do público. E olha que foram apenas 3 discos. Songbook, seja lá de quem for, só funciona em álbum único, no máximo duplo.
ResponderExcluirAgora pense aí na monotonia dos arranjos embalando tudo isso? Nem fã vai resistir ao sono.
Há algo contraditório em alguns comentários. Alguns adestrados para falar mal da Bethania.Ah, e a questão do blog ,todos sabemos que quase todos os artistas se beneficiam da mesma lei. Não é privilégio da Bethânia. Se algo tem que mudar è a lei.
ResponderExcluirLuis,
ResponderExcluirVi em seu perfil que você participa de um blog chamado "Apaixonados Por Bethânia". Seu comentário é de fã alucinado, por isso ele não conta... Temos que saber discernir as coisas para não cair no senso comum... Também sou um grande fã de Bethânia, mas isso não implica que sempre vou concordar com tudo o que ela faça. Mas releia todos os comentários aqui cmo anteção e veja que está comentando sobre o blog que ela pretendia abrir, e sim sobre esse novo projeto de songbook dela. Você é que está interpretando as coisas de uma forma errada. Abraço.
ERRATA: No comentário anterior quis dizer: "Mas releia todos os comentários aqui com atenção".
ResponderExcluirAcho que depois desses 8 cds a obra do Chico deverá ser interditada e só regravada em 2062. Eu gosto da Bethânia desde criancinha mas acho demais 8 cds só com músicas do Chico até porque tanta gente boa já dedicou cds somente a obra dele.
ResponderExcluirBethânia está adormecida como artista, ela é uma funcionária pública cumprindo o expediente na música...
Aos xiitas: eu gosto muito dela mas acho ela chata atualmente. Vou comprar os cds, como colecionador, talvez eu ouça...
Concordo Johnny,
ResponderExcluirBethânia está adormecida, cumprindo expediente. O ultimo trabalho realmente interessante foi: Pirata/Mar de Sophia...
Esse Oásis, pelo que andei ouvindo é ressentido e enfadonho.
Se aqui é de fato um espaço democrático, nele cabe inclusive os de fãs ardorosos (aliás os da Bethânia não são os únicos). Ademais, o próprio Mauro tem as suas eleitas (para afagos e pancadas) e isso aparece de forma clara nas suas resenhas.
ResponderExcluirQuanto ao Blog, Rafael, ele foi citado, sim. Você é que deveria reler os comentários com atenção.
Bethânia sabe que em breve a voz não será mais a mesma. Tem mais é que gravar ao máximo e não perder tempo como fez Gal. Infelizmente ela não percebe a preguiça artística em que está aprisionada.
ResponderExcluirÉ Kayon, realmente ele foi citado sim, foi distração minha... Na verdade eu havia lido o comentário sobre o blog, porém não havia dado a devida atenção. E eu sempre leio os comentários com atenção sim... Mas vezes ou outra acaba escapando da gente... Algum problema?
ResponderExcluirSó faltou um "vai encarar", rsrsrs!!
ResponderExcluirfoi desmentido essa notícia hoje na iLUSTRADA.
ResponderExcluirEu fico cá me perguntando: e se essa informação proceder, mas a gravadora ainda não a autorizou a falar sobre o assunto? Teremos que aguardar para saber se essa notícia vai mesmo proceder ou não...
ResponderExcluirBethânia tem lá seus mistérios !
ResponderExcluir