Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 24 de março de 2012

Tributo a Arantes inaugura em abril parceria da Joia Moderna com iTunes

Com capa criada por Paulo Netto, o CD A Voz da Mulher na Obra de Guilherme Arantes inaugura a parceria da gravadora Joia Moderna - do DJ Zé Pedro - com o iTunes. O tributo feminino ao cancioneiro do compositor paulista vai estar à venda com exclusividade na loja virtual a partir de 17 de abril de 2012. Somente a partir de maio é o que disco vai chegar ao mercado físico via Tratore. Idealizado por Zé Pedro, o projeto ganhou a adesão de Mariana Aydar. A cantora paulista vai pôr voz em Águas Passadas, tema lançado por Arantes em seu primeiro disco solo, Guilherme Arantes (Som Livre, 1976). O elenco inclui Zizi Possi, Vanessa da Mata, Tiê, Cida Moreira, Marcia Castro, Ângela RoRo e Leila Pinheiro, entre outros nomes.

20 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Com capa criada por Paulo Netto, o CD A Voz da Mulher na Obra de Guilherme Arantes inaugura a parceria da gravadora Joia Moderna - do DJ Zé Pedro - com o iTunes. O tributo feminino ao cancioneiro do compositor paulista vai estar à venda com exclusividade na loja virtual a partir de 17 de abril de 2012. Somente a partir de maio é o que disco vai chegar ao mercado físico via Tratore. Idealizado por Zé Pedro, o projeto ganhou a adesão de Mariana Aydar. A cantora paulista vai pôr voz em Águas Passadas, tema lançado por Arantes em seu primeiro disco solo, Guilherme Arantes (Som Livre, 1976). O elenco inclui Zizi Possi, Vanessa da Mata, Tiê, Cida Moreira, Marcia Castro, Ângela RoRo e Leila Pinheiro, entre outros nomes.

Anônimo disse...

Por quê tá tão The Doors essa capa?

Ednei Martins disse...

Não lembra Movieplay anos 90?

Rafael disse...

Essa capa não é nada criativa. Foi clonada do disco de 79 dele, sem contar que a arte criada meio que lembra mesmo um disco dos The Doors. Faltou total inspiração nessa criação. Deveriam ter feito algo mais inovador.

Rafael disse...

Até que enfim que o dono da gravadora acordou no quesito de vender o disco também no formato de MP3. Já deveria ter feito isso há muito tempo devido a enorme dificuldade de encontrar os discos da gravadora nas lojas físicas... Mais fácil encontrar nota de 100 perdida na rua do que encontrar os discos da Jóaia Moderna nas lojas.

Rafael disse...

O maior erro foi não terem feito um disco duplo desse projeto. Há muitas cantoras, e das boas que eu conheço que entrariam facilmente nesse projeto. Mas como a verdade do dono da gravadora é única e intransferível e ele não dá bola para a opinião alheia, faz só o que bem entende.

Rafael disse...

O Mauro deveria ter colocado aqui também a notícias das gravações que faltavam da Fabiana Cozza, Marya Bravo e Silvia Machete. Afinal, elas já gravaram a canção ou não? Fiquei sem saber...

pituco disse...

lembra a simone no começo...rs

abrçsons
ps.cida moreira...deve estar bacanudo pacas

Vladimir disse...

Achei medonha esta capa!!

Gente!! Cadê o bom gosto??

Ednei Martins disse...

Medonha? Que gentil, Vladimir!

Raul disse...

Entendo a atitude do Zé Pedro em colocar no Itunes, mas acho que lançar o CD um mês depois é besteira. O público que compra esse tipo de produto quer mesmo é o CD físico. Seria melhor investir na distribuição. E Mauro, o CD será duplo, pra acomodar todas as faixas gravadas?

maroca disse...

Augusto Flávio [Juazeiro-Ba]Dise:

Aydar vai arrebentar, essa música é linda. Aliás nesse disco de Guigui não tem uma música feia, o disco é grandioso do início ao fim. Desde "A cidade e a neblina, até "Não fique estática". Comprei o cd master Som live e não consegui me desfazer do vinil.

Johnny Cesar disse...

Mauro, o disco vai ser duca e o povo fica discutindo a capa.... Que mundo é esse hein?!

O blog disse...

Gente, todos querem seus discos vendendo nas lojas. Mas vocês acham que as grandes gravadoras deixam????

Não é interessante para o "sistema" você ser culto. O que querem que vc saiba é que Michel Teló é bacana e que isso é que importa.

Adorei a capa e espero ansioso para poder ouvir o disco.

Rafael disse...

Também concordo e divido da mesma opinião do Raul. Esse papo furado de que as gravadoras grandes não deixam que as pequenas vendam discos é balela. Tem uma loja famosíssima aqui em minha cidade que uns 60% de seus discos são de artistas independentes, o resto são de artistas famosos. E tanto os discos de artistas independentes quanto os lançados pelas gravades gravadoras são super vendidos nela... É a distribuição feita pela Jóia Moderna que está péssima mesma. Deveriam investir nisso também. Não tenho nada contra a gravadora e contra ele (que isso fique bem claro viu Zé Pedro?), só acho que ele deve melhorar a distribuição dos seus discos. Os discos tem que ser vendidos no Itunes, porém junto com o lançamento do disco físico nas lojas. Lançar o disco só 1 mês depois de seu formato físico é de uma inutilidade sem tamanho para os amantes da boa música e dos bons discos que o Zé está realizando. O disco físico estava previsto para ser lançado em abril, agora foi adiado para maio. Espero que não seja adiado novamente. Fica chato anunciar uma data e depois ficar mudando ela.

Rafael disse...

Johnny Cesar,

Como você bem disse, o disco vai ser "duca". Porém a capa conta sim como um ingrediente adicional no quesito de deixar o disco emblemático. Um bom disco sem uma boa capa é como se você comprasse um chocolate importado da melhor qualidade e o mesmo viesse numa embalagem baratinha.

Anônimo disse...

Gente, o Notas Musicais é um espaço democrático mas vamos evitar comentarios negativos e agressivos. Vamos aproveitar que aqui é um lugar de celebraçāo principalmente da musica brasileira, cada vez com menos espaço na mídia. É importante termos opiniāo mas vamos procurar dedicar nossas palavras para elogiarmos e apoiarmos nossos artistas prediletos. Aqui no caso desse post que me diz respeito, quero dizer da minha alegria de poder viabilizar um disco com a obra do Guilherme Arantes e da emoção que tive ao receber gravações emocionantes de nossas maiores cantoras. A Joia Moderna é pequena, tem pouca distribuiçāo mas é uma iniciativa apaixonada. Nem sempre agradando a todos, nem sempre acertando todas, mas uma iniciativa, cujss as idéias e decisões sempre partirāo de mim mas desejando sempre que vocês consumam esses produtos porque nossas cantoras merecem, nāo eu. Viva o Notas Musicais !

Ednei Martins disse...

Desculpa, não dá pra vir com discurso anti-democrata agora. A capa é feia sim, de mau gosto!
E a escolha de elenco e repertório é duvidosa. Vamos ouvir sem preconceito sim, mas democraticamente.
O Notas Musicais é um blog que não mente. Ele propicia que o jornalista Mauro Ferreira noticie, comente e avalie. E também permite que o consumidor opine e emita suas considerações, que, pertinentes ou não, goste você ou não, são pessoais e verdadeiras.
Parabéns pela Jóia Moderna!

Marcelo disse...

Não sei o conteúdo, mas a capa é uma cópia da capa de um disco do Guilherme. Achei sem criatividade. Só trabalharam em cima dela e pronto...

O blog disse...

Vocês já vieram alguma grande livraria abrir lojas em cidadezinhas de interior? Não abrem porque no interior não vende com tanta proporção. No interior infelizmente o que domina é o gosto que a mídia enfia guela abaixo que é o sertenejo, o axé, o pagode dentre outros. Na minha cidade (Juiz de Fora-MG) a muito tempo atrás abriu uma loja de cds misturada com locadora e mini-livraria. O que aconteceu? Com o passar do tempo, a sessão de cd foi diminuíndo e hj quase não existe mais. E entre vender o cd do Justin Bieber que vai ser vendido rápido, as lojas preferem vender do cd do menino. Falo isso porque já trabalhei em livraria e loja de cd e sei como funciona. Novos cantores de MPB quando apareciam na loja era 1 contra 10 da Lady Gaga, da Ivete, etc...E o problema da Jóia Moderna é que ela ainda é nova no mercado e não tem a assessoria que as multinacionais possuem. E quem tem em média 40, 50 anos hj em dia quase não compra mais cds. A grande maioria não. Hj gastar dinheiro com cds, livros, filmes é um luxo que só alguns podem.