Título: Não Tente Compreender
Artista: Mart'nália
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *
Mart'nália sempre teve um pé no samba e outro no universo pop, sobretudo na galáxia black. Em seu sexto disco de estúdio, Não Tente Compreender, a cantora e compositora carioca tira por vezes esse pé do (seu) samba sob a direção musical de Djavan, produtor do álbum. Fácil de ser compreendido para quem ouviu os dois discos feitos por Mart'nália antes de estourar com Pé do meu Samba (2002), em especial Minha Cara (1995), este nono título de sua discografia se revela arriscado porque quebra expectativas e mexe em time vitorioso. Mas confirma a forte personalidade da artista, corajosa ao tirar o pé do (seu) samba para pisar no universo musical de Djavan. "Mudei de poesia e fui pro pop, sem cuíca, pandeiro e tamborim", resume Mart'nália em frase sintética exposta no encarte do CD ao fim dos agradecimentos. De fato, Não Tente Compreender reúne letras embebidas em romantismo mais poético. "Amar é um voo suicida / Que joga do céu para o chão", sentencia verso da otimista Depois Cura (Lula Queiroga), boa faixa direcionada para rota nordestina por conta dos pífanos de Carlos Malta. Contudo, o CD não chega a ser pop no sentido de popular. Seu antecessor Madrugada (2008) soava até mais pop com seus sambas desencanados, de descontração tipicamente carioca. Não Tente Compreender gravita mais íntimo em torno do universo black. Balada soul de grande inspiração melódica, Namora Comigo (Moska) já dá a pista certeira na abertura do disco. Surpresa (Mart'nália, Arthur Maia e Ronaldo Barcellos) também mostra a cara black da artista - exposta na expressiva capa do CD em foto de Eny Miranda - com o suingue que pontua o disco. Já a bela canção Daquele Jeito (André Carvalho) reitera o talento do filho de Dadi (é outra pérola do primeiro disco de Carvalho, Tempo do Tanto, lançado em 2010 com músicas que seriam regravadas por Jussara Silveira e Marisa Monte). Por falar em Dadi, ele é parceiro de Marisa Monte na faixa-título, Não Tente Compreender, bonita canção de espírito tribalista lançada pelo autor em 2008 em disco feito para o Japão e ora rebobinada por Mart'nália em instante realmente pop do álbum. O sax de Marcelo Martins sobressai no arranjo que evidencia o requinte harmônico que pauta o disco - indício da forte assinatura de Djavan na formatação do repertório diverso. Não Tente Compreender, aliás, perde parte de seu poder de sedução quando Mart'nália canta samba à moda de Djavan. De espírito carioca, o samba Itinerário - da lavra de Max Viana, filho de Djavan - é o exemplo mais claro desse direcionamento musical do produtor do CD. Os Sinais aponta para compositor alagoano, Junior Almeida, que também bebeu nessa rica fonte melódica e harmônica. Já Que Pena, Que Pena... - parceria de Mart'nália com o fiel parceiro Mombaça - deixa a impressão de que resultaria em faixa mais sedutora se posta no universo musical mais extrovertido de Madrugada. Pico de densidade, o jongo Reversos da Vida (Martinho da Vila) - pinçado de um dos álbuns menos ouvidos do pai de Mart'nália, Verso... Reverso (1982) - cala tão fundo que resiste sem a base percussiva que sustenta o gênero. Já a classuda balada Serei Eu? - parceria de Mart'nália com Ivan Lins e Zélia Duncan - se ajusta com precisão ao refinado universo harmônico do diretor musical do CD. Bons sambas inéditos das lavras de Caetano Veloso e Gilberto Gil, o bossa-novista Demorou e Eu te Ofereço também se ambientam bem na atmosfera íntima do disco. Que apresenta outro instante realmente pop quando Mart'nália se aventura a cantar luminoso (pop) rock de Nando Reis, Zero Muito, com a guitarra de Max Viana. E o fato é que, seja no samba ou no rock, Não Tente Compreender prova mais uma vez que Mart'nália é uma das intérpretes mais interessantes da atual música brasileira com sua voz de extensão limitada, mas de imenso alcance artístico. Ironicamente, Não Tente Compreender termina com o samba mais samba do disco, Vai Saber, o tema que Adriana Calcanhotto fez para Mart'nália, mas que acabou na voz de Marisa Monte em 2006. Pontuada pelo bandolim de Sergio Chiavazzoli, a abordagem de Vai Saber por Mart'nália é tão envolvente que Não Tente Compreender termina deixando a impressão de que a (personalíssima) filha de Martinho da Vila sabe muito bem aonde põe o pé.
Na página de Notas Musicais no Facebook, 'Mart'nália corre risco de perder seu público'
Na página de Notas Musicais no Facebook, 'Mart'nália corre risco de perder seu público'
20 comentários:
Escutei ontem e achei chato toda vida! Só curti a regravação do samba lançado pela Marisa.
Ficou lá na loja, até mesmo pelo preço.
Marcelo, "Não Tente Compreender" não pega na primeira audição. É preciso ouvi-lo várias vezes para entrar na onda e perceber a beleza do disco. Retardei ao máximo a postagem da resenha do CD para não correr o risco de ser injusto. Abs, MauroF
Augusto Flávio (Juazeiro-Ba) Disse:
Mauro, vc tem como me responder se Nato Gomes autor de Saudade que Jane Duboc defendeu no Mpb 80, é o pseudônimo de Zé Renato? ouvi alguns comentários sobre isso e fiquei curioso.
Abs.
Ela é muito fraquinha... o segredo é está sempre cercada de ótimos amigos.
Meu caro crítico, vou fazer um esforço, mas de início passa longe do Madrugada que é excelente.
Abs
A capa pelo menos ficou linda!!
Com todo respeito ao crítico, à artista e ao produtor Djavan, mas o cd está horrível! Como disse o amigo aí de cima. "Até pelo preço ficou na prateleira". Acho que até os primeiros cds dela, soam melhores que este. Que venha um "ao vivo" já, apesar de eu detestar discos ao vivo.
O Mauro protege Martnalia! teve coragem de dar cinco estrelas pro Madrugada, um disco que é bom, mas não merece cotação máxima.
Talvez o título diga tudo ou mesmo queira explicar as reações de descontentamento:
"Não tente compreender"
Cantando samba, fico com a Mart'nália e dispenso as floridinhas saltitantes. Samba só sai batucado da boca de quem é do ramo.
Mauro, se permite, creio que ela sabe 'onde' põe o pé.
Um abraço.
Não que o Mauro defende alguns artistas. Mas tem uma coisa chamada EDUCAÇÃO. Essa palavrinha mágica se resume em tudo. A pessoa acha que só por ser anônima atrás de uma tela, pode sair falando o que lhe der na telha. Não é assim que a banda toca. Sou estudante de jornalismo e aprendi que se sempre falarmos mal, a fonte some. Já imaginou como seria um blog sem noticias?
Eduardo, o que você fala tem uma boa dose de verdade - sobretudo nos cadernos culturais. Mas deixo uma coisa clara: o Notas Musicais é um blog independente. Não crava elogios em busca de notícias. Até porque é assim que procedo também nos veículos impressos com os quais colaboro. Acho o disco da Mart'nália muito bom. É um disco refinado que expande os limites musicais dela. Para mim, o CD é muito bom - ainda que os dois anteriores sejam superiores. Enfim, quase nunca tenho tempo para comentar, mas fiz questão de deixar claro uma coisa: se elogio sempre um artista, é porque gosto de seu trabalho. Não porque quero notícias a seu respeito. Notícias que, com ou sem elogios, serão dadas primordialmente pelas assessorias aos veículos impressos. Abs, MauroF
Disco ótimo!
De fato, não "pega" na primeira audição. Em compensação, quando pega... não consigo parar de ouvir.
A Nêga foi muito feliz! Anas, Marisas, Vanessas e Adrianas que se cuidem...!!!
Quero show!
Esse disco me conquistou já na primeira ouvida até mais que o Madrugada. Excelente trabalho!
Pô, Mauro! Alguma mágoa? Fiz uma observação sobre o uso do "aonde" na sua resenha e você não fez qualquer comentário. Normalmente você é mais receptivo aos erros de grafia apontados pelos navegantes...
Imagina, Káyon. Qualquer observação é bem-vinda! Contudo, no caso, entendo que vale tanto 'aonde' como 'onde'. Abs, obrigado, Mauro Ferreira
Comprei o cd e fui ao show tb, sabe aquele cd que é só dar o play e deixar rolar...maravilhoso, bem produzido, rico e coerente com a proposta.O show foi 1000, ela é poderosa, cantando aviao do djavan, arrasou.
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