Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Zeca junta 15 produtores e 3 convidados nas 12 faixas d'O Disco do Ano'
10 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Nas lojas no início deste mês de abril de 2012, em edição da gravadora Som Livre, o 11º álbum de Zeca Baleiro - marota e ironicamente intitulado O Disco do Ano - agrega 16 produtores e três convidados em 12 faixas. Os convidados são Andreia Dias (no rock Meu Amigo Enock), Chorão (no rap O Desejo) e Margareth Menezes (na canção Último Post). Já a capa (foto) foi escolhida em eleição virtual entre as três opções previamente oferecidas pelo cantor e compositor maranhense em seu site oficial. Primeiro trabalho de inéditas de Baleiro desde o projeto duplo O Coração do Homem-Bomba, editado em 2008 em dois CDs vendidos de forma avulsa, O Disco do Ano apresenta onze inéditas. Uma delas - o reggae Calma Aí, Coração, parceria de Baleiro com Hyldon - dá nome ao show da turnê nacional que Baleiro estreia em Brasília (DF) em 12 de abril. A única regravação é Nada Além, parceria de Baleiro com Frejat, lançada por Frejat em seu terceiro álbum solo, Intimidade Entre Estranhos (2008). Estas são as 12 músicas d'O Disco do Ano - com seus respectivos compositores, produtores e convidados:
ResponderExcluir1. Calma Aí, Coração (Zeca Baleiro e Hyldon)
Faixa produzida por Érico Theobaldo
2. O Amor Viajou (Zeca Baleiro e Kana)
Faixa produzida por Tuco Marcondes
3. Nada Além (Zeca Baleiro e Frejat)
Faixa produzida por Beto Villares
4. Tattoo (Zeca Baleiro)
Faixa produzida por Paulo Lepetit
5. O Desejo (Zeca Baleiro) - com Chorão
Faixa produzida por Kuki Stolarski e Pedro Cunha
6. Nu (Zeca Baleiro)
Faixa produzida por Rodrigo Campello e Sacha Amback
7. Último Post (Zeca Baleiro e Lúcia Santos) - com Margareth Menezes
Faixa produzida por Evaldo Luna e Gerson da Conceição
8. Zás (Zeca Baleiro e Wado)
Faixa produzida por Rogério Delayon
9. Meu Amigo Enock (Zeca Baleiro) - com Andreia Dias
Faixa produzida por Fernando Nunes
10. Felicidade Pode Ser Qualquer Coisa (Zeca Baleiro)
Faixa produzida por ?
11. Ela Não se Parece com Ninguém (Zeca Baleiro)
Faixa produzida por Luiz Brasil
12. Mamãe no Face (Zeca Baleiro)
Faixa produzida por Adriano Magoo e Guilherme Kastrup
Até gosto do Baleiro sobretudo do primeiro disco dele não gostei da capa menos ainda de alguns parceiros Chorão e Margareth Menezes me desanimaram pra ouvir.
ResponderExcluirCertamente esse não será o disco do ano. Título muito pretensioso para uma capa tão chifrim. Escolheram a pior das 3 capas. Deveriam era ter escolhido a capa onde aparece a moça bem vestidinha vendendo na rua um suposto livro do Zeca Baleiro chamado "O Disco do Ano". Tem muito mais a ver com o título do disco, apesar de que nenhuma das 3 capas que o cantor colocou a votação no site dele fosse boa. Eram todas péssimas. Vi ontem o disco já à venda no site da Som Livre. Não sei como ficou o resultado final das canções, porém estou certo de que não será o "disco do ano". Acho que o disco do ano será o da Rita Lee. Escutei uma prévia na Amazon e gostei do que ouvi. Apesar de soar estranho a primeira audição, dá para se notar bem o estilo da titia Rita! Vida longa a ela!!!
ResponderExcluirNão acho o Zeca Beleiro tão bom compositor para sustentar um disco, o mesmo digo da Ana Carolina, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Céu, Jorge Vercillo, Jair Oliveira, Ed Motta e tantos outros artisttas muito interessantes, mas que fazem discos medianos, por insistir na ilusão de que ter dez músicas como compositor que garante a autoria de um trabalho, a autoria de um trabalho está nas escolhas que são feitas.
ResponderExcluirRafael,
ResponderExcluirO Zeca não pretende fazer o disco do ano, pelo menos não no sentido que você interpretou. O título do seu novo trabalho é uma fina ironia como só o Zeca poderia usar. Em um dos vídeos do processo de feitura desse disco o próprio Zeca explica o porquê desse nome. Caso interesse, segue abaixo o link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=AGSsAt_OIsE
Sobre o disco da Rita, também aguardo ansiosamente. Creio que serão 2 grandes discos deste ano de 2012. rsrs
ABRAÇO!
Faço minhas as palavras da Mary.
ResponderExcluirNêgo não entender a ironia óbvia do Baleiro... é ser muito incauto.
Santo Deus!
André Luís, eu sei que com esse disco o Zeca não teve intenção de querer fazer o disco do ano e que não deixa de ser uma ironia dele o fato... Sei disso tudo... Porém não deixa de ser pretensioso o título do disco, que soa muito chamativo...
ResponderExcluirIncauteza é nêgo achar que esse disco foi feito de forma totalmente despretensiosa... Não foi mesmo!!!
ResponderExcluirValeu André Luís, pelo comentário! Dá para ver que você é uma pessoa sensata, um cara legal e antenado... Discute o assunto com a gente sem levar a coisa para o lado pessoal! Abraços, amigo!
ResponderExcluirBeto Villares ótimo produtor, já produziu o primeiro disco da Céu, um do Siba e a Fluoresta, e um monte de trilha sonora de filme nacional e internacional q ele faz.
ResponderExcluir