Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 8 de maio de 2012

Gravando disco, Elba pede forró para Taviani e canta frevo de Kessous

Elba Ramalho decidiu adiar o projeto de um CD com músicas de Chico Buarque para gravar um disco de carreira. A cantora - vista em foto de Renato Filho - pediu um forró para Isabella Taviani, que já finaliza um baião em parceria com Myllena. Elba incluiu no repertório música de Monique Kessous, Frevo Meio Envergonhado, gravada pela compositora em seu segundo CD, Com Essa Cor (2008). O álbum de Elba vai ser lançado no segundo semestre deste ano de 2012.

19 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Elba Ramalho decidiu adiar o projeto de um CD com músicas de Chico Buarque para gravar um disco de carreira. A cantora - vista em foto de Renato Filho - pediu um forró para Isabella Taviani, que já finaliza um baião em parceria com Myllena. Elba incluiu no repertório música de Monique Kessous, Frevo Meio Envergonhado, gravada pela compositora em seu segundo CD, Com Essa Cor (2008). O álbum de Elba vai ser lançado no segundo semestre deste ano de 2012.

Guilherme Júdice disse...

Estou muito curioso no arranjo escolhido pela Elba.
Monique e Elba já interpretaram essa música em um ritmo mais acelerado, bem frevo. Porém a música ganhou uma nova e interessantíssima roupagem nos shows, com um ritmo mais lento, dando um toque sedutor e misterioso.

Vai sair algo bacana, sem dúvidas.

lurian disse...

Elba podia photoshopar menos suas fotos. Fica muito estranha... inumana. Prefiro o som à imagem!

Anônimo disse...

A bonitinha fez um frevo - cearense tb, Lurian? :-)
Mas melhor seria se fosse totalmente desavergonhado.

PS: Pô, Lurian, depois de mil plásticas não usar photoshop seria uma contradição, né?
Ficaria como Romeu sem Julieta, Buchecha sem Claudinho...

Nelson disse...

E o álbum "Forró Brasileiro", que já estava pronto, Mauro? Será este, com modificações? Se for um CD de forró, deveria ficar pronto para o São João. Mas, considerando o não cumprimento dos prazos de Elba, deverá sair no São João da copa.

lurian disse...

Engraçado que apesar de Elba ter gravado muitos frevos eu não gosto nem um pouco quando ela altera o tom pra cantar esse ritmo como 'cantora baiana' de trio elétrico... espero que ela não cometa esse erro... Já que o frevo da Monique Kessous nem deve ser frevo baiano.

Anônimo disse...

Vassourinha Elétrica/Moraes Moreira

o frevo que é pernambucano, ui, ui, ui, ui
Sofreu ao chegar na Bahia, ai, ai, ai, ai
Um toque, um sotaque baiano, ui, ui, ui, ui
Pintou uma nova energia, ai, ai, ai, ai

PS: Os ritmos nascem em um lugar e saem viajando e se transformando.
Aliás, frevo elétrico(Baiano) é bom demais!

Tiago disse...

tirando as críticas ao disco, Elba não se fez famosa por ser uma mulher bonita, de vestidos lindos, cabelos penteados e cool COMO TODAS de hoje. o que ela tinha e tem até hoje é muito TALENTO e de sobra, diferente da MAIORIA de hoje. :-)

Anônimo disse...

Como fã ardoroso que sou de Elba, desde que me entendo por gente - e isso já faz quase trinta anos - não consigo aceitar e/ou compreender por que um "disco de carreira" tem que ser necessariamente de forró, baião, xote... Elba Ramalho é uma das maiores e melhores cantoras do mundo! Não precisa depois de tanto tempo provar mais nada a ninguém. Nem a mídia e nem ao público que se realmente a ama e acompanha seu trabalho, já sabe que ela nunca foi cantora e intérprete de uma sonoridade só. Elba é múltipla, regional, urbana, multimídia. Não abrir mão das raízes, mas insistir tanto nelas ainda hoje é no mínimo comum e previsível. Contradizendo seu Canto - incomum, arrojado e visionário. Que seu repertório siga esse caminho e ultrapasse as limítrofes nordestinas! Elba, sua Voz 'viramundos'. Sua Voz é do Brasil!

Leonardo Ribeiro - Personal Dancer - BH disse...

Curiosíssimo para ouvir o forró de autoria da Taviani.
Se for da genialidade do samba "Esquinas de Jacarepaguá", já sei que vou usar muito em minhas aulas de dança!

Nelson disse...

Falou tudo, Tiago.

Coisas do Sertão disse...

Emanuel Andrade


Lamento Elba tão Nordestina sabe sobre todas as fontes de bons compositores, mas pegar canção de Taviani é muito barrigada.
Ela tem canções melosas e repetidas. Forró não seria a praia dela, que viagem Elba.... Vou mandar um elenco de jovens compositores que lhe garantem coisas de balançar mais ainda sua carreira. Se continuar assim,vai chamar Vecillo pra fazer frevo rasgado.

Nelson disse...

Será que Emanoel já ouviu a música? Eu não vejo arte como matemática. Apesar das "fórmulas", não me arrisco condenar algo que não conheço. Acho, também, que a artista precisa ser livre na escolha do repertório, sem amarras a uma região geográfica.

Eduardo Cáffaro disse...

Pena, parece que o forró brasileiro, vai engavetar. Porque já estava pronto. Esse que ela ta gravando pelo jeito é outro cd mesmo. Falta agora um MTV acústico com Elba e seu repertório mais antigo heim ? não ia ser legal ? Ave de prata, capim do vale, temporal,filho das indias,baile de máscaras ... etc

Douglas Carvalho disse...

Tiaguinho, corta essa, pq Elba SEMPRE fez pose de bonita e gostosa. E continua fazendo.

Alexandre disse...

O Frevo de Monique, não é frevo.
Elba não se parece nem um pouco com cantora baiana, de trio.
E o arranjo da gravação de Elba é totalmente inovador. O resultado é surpreendente. É só aguardar e ouvir.

Alexandre disse...

O Frevo de Monique, não é frevo.
Elba não se parece nem um pouco com cantora baiana, de trio.
E o arranjo da gravação de Elba é totalmente inovador. O resultado é surpreendente. É só aguardar e ouvir

Anônimo disse...

Caro Eduardo Cáffaro, esse acústico é um sonho impossível, pelo visto. Diante do andar da carruagem... Quem dera ouvir esses grandes sucessos novamente completamente repaginados nesse timbre que a voz dela alcança atualmente! A sensação que eu tenho é que Elba tem certa implicância com algumas canções do início, pois nem em seus shows, na hora do Bis, ela não atende nossa vontade de fã em ouvir as coisas lá de trás. Achei esse registro ao vivo dos 30 anos, uma celebração pela metade. Deixar de fora "Ave de Prata", "Temporal"? E tantas outras que foram fundamentais no início de sua carreira - "Lua Nova", "Fulô da Margem", "Veio d'água", "Capim do Vale", "Bate Coração", "Ai de Mim" e mais tarde, canções como "Forró do Poeirão", "Energia", "Ouro Puro", "Coração da Gente, "Devora-me outra vez"... Enfim, muita coisa por regravar num projeto comemorativo como era a intenção. Adorei sua ideia e adoraria mais ainda se ela rumasse nessa estrada.

Eduardo Cáffaro disse...

Nossa Vitor, vc fez a seleção do MTV dos meus sonhos com a Elba ! hehehe. Mas ai vem a Bethânia e diz : Sonho meu ... sonho meu !