Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Chick Corea cruza jazz com música clássica no CD duplo 'The Continents'
Um comentário:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
No embalo de sua vinda ao Brasil neste mês de junho de 2012 para fazer shows no BMW Jazz Festival, o pianista norte-americano Chick Corea tem editado no mercado nacional, via Universal Music, o álbum duplo The Continents - Concert for Jazz Quintet & Chamber Orchestra, gravado pelo selo alemão Deutsche Grammophon e já lançado em fevereiro no exterior. Em The Continents, Corea - que sempre buscou alargar as fronteiras musicais, transitando pelos territórios da fusion e do latin jazz - cruza a música clássica com o jazz. O álbum foi gravado no Manhattan Center Studios, em Nova York (EUA), em junho de 2011. No CD 1, Corea e seu quinteto de jazz tocam - com músicos arregimentados em orquestras como The Harlem Quartet - a suíte composta pelo pianista em seis movimentos (cada um tem o nome de um continente). No CD 2, Corea e seu quinteto de jazz tocam quatro temas - Lotus Blossom, Blue Bossa, What's This? e Just Friends - captados na mesma sessão de gravação. Na sequência, o pianista se entrega à liberdade do improviso em vários solos feitos sem fronteira.
ResponderExcluir