Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 28 de julho de 2012

Acalorada volta de Catto ao Rio sinaliza ascensão deste cantor que vai fundo

 "Por isso tome fôlego / Que eu vou até o fundo do que posso", avisa Filipe Catto através de versos escritos por Alice Ruiz para a letra de Mergulho, parceria de Ruiz com Alzira Espíndola, gravada em 2008 pela cantora Rogéria Holtz no seu CD No país de Alice. Música que é a cara do cantor gaúcho, como ele mesmo reconheceu em cena, Mergulho é uma das boas novidades incluídas por Catto no roteiro do show Fôlego, que voltou ao Rio de Janeiro (RJ) dentro do projeto Levada Oi Futuro -apresentado no teatro do Oi Futuro Ipanema - oito meses após a estreia carioca no Studio RJ. Se a vazia estreia de 10 de novembro de 2011 foi feita basicamente para alguns poucos convidados do meio musical (funcionários da gravadora Universal Music, artistas como Ana Carolina e jornalistas), a acalorada volta de Fôlego ao Rio - aquecida pelo entusiasmo do público pagante que lotou o teatro na noite de 27 de julho de 2012 - sinaliza a ascensão no mercado fonográfico deste cantor que vai fundo nas interpretações com voz poderosa. Além de Mergulho, a outra novidade do roteiro é Nascente, a canção de Flávio Venturini e Murilo Antunes que Beto Guedes lançou no LP A página do relâmpago elétrico (1977), Milton Nascimento regravou no álbum duplo Clube da Esquina 2 e Catto reviveu neste ano de 2012 no programa Som Brasil dedicado ao movimento Clube da Esquina. Clique aqui para ler a resenha da estreia carioca de Fôlego e aqui para conhecer o roteiro original do show em que Filipe Catto - visto em foto de Mauro Ferreira - se mostrou ótimo cantor,  desafiando o reinado feminino deste país de cantoras.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

"Por isso tome fôlego / Que eu vou até o fundo do que posso", avisa Filipe Catto através de versos escritos por Alice Ruiz para a letra de Mergulho, parceria de Ruiz com Alzira Espíndola, gravada em 2008 pela cantora Rogéria Holtz no seu CD No País de Alice. Música que é a cara do cantor gaúcho, como ele mesmo reconheceu em cena, Mergulho é uma das boas novidades incluídas por Catto no roteiro de seu show Fôlego, que voltou ao Rio de Janeiro (RJ) dentro do projeto Levada Oi Futuro -apresentado no teatro do Oi Futuro Ipanema - oito meses após a estreia carioca no Studio RJ. Se a vazia estreia de 10 de novembro de 2011 foi feita basicamente para alguns poucos convidados do meio musical (funcionários da gravadora Universal Music, artistas como Ana Carolina e jornalistas), a acalorada volta de Fôlego ao Rio - aquecida pelo entusiasmo do público pagante que lotou o teatro na noite de 27 de julho de 2012 - sinaliza a ascensão no mercado fonográfico deste cantor que vai fundo nas suas interpretações com sua voz poderosa. Além de Mergulho, a outra novidade do roteiro é Nascente, a canção de Flávio Venturini e Murilo Antunes que Beto Guedes lançou no LP A Página do Relâmpago Elétrico (1977), Milton Nascimento regravou no álbum duplo Clube da Esquina 2 e Catto reviveu neste ano de 2012 no programa Som Brasil dedicado ao movimento Clube da Esquina. Clique aqui para ler a resenha da estreia carioca de Fôlego e aqui para conhecer o roteiro original do show em que Filipe Catto - visto em foto de Mauro Ferreira - se confirma excelente cantor, desafiando o reinado feminino deste país de cantoras. Vai longe...

lurian disse...

A versão do Beto Guedes para Nascente não só foi a primeira como é antológica. Nossa q saudade do estilo do Beto!!!

Luca disse...

que cafonália! o que é esse coração?

Maria disse...

Gosto das composições do Beto Guedes, ótimo compositor.

Felipe Candido disse...

Por falar em Filipe Catto, cadê a resenha do CD "Baião" do tributo "100 anos de Gonzagão"?

Marcelo Barbosa disse...

que cafonália (2) ! Está parecendo até uma cantora que eu conheço. rs

Unknown disse...

Cafonália é ser desinformado, viver pequeno,,, Filipe Catto é arte pura pra quem tem sensibilidade e bom gosto !! O Show foi lindo e lotou os dois dias e lotaria muitos outros se fosse uma temporada, pois muita gente q queria ver não encontrou mais ingresso. Obrigado Mauro pela matéria excelente !

Unknown disse...

Eu já acho q cafonália é ser desinformado com relação ao q está acontecendo de bom na MPB. Filipe catto é arte pura, talento enorme! Tanto é q lotou os dois dias de apresentação e teve muita gente q queria ver e não encontrou mais ingresso. Sucesso e talento aliados a um repertório de primeira! Obrigado Mauro pela excelente matéria !

Unknown disse...

Cafonália é ser desinformado se escondendo atrás de foto fake. Filipe Catto é arte e arte nem sempre é entendida por pessoas despreparadas... Obrigado Mauro pela excelente matéria. O show lotou os dois dias e lotaria mais muitos outros, pois ainda existe gente de bom gosto neste País! Graças a Deus.

Unknown disse...

Cafonália é ser desinformado se escondendo atrás de foto fake. Filipe Catto é arte e arte nem sempre é entendida por pessoas despreparadas... Obrigado Mauro pela excelente matéria. O show lotou os dois dias e lotaria mais muitos outros, pois ainda existe gente de bom gosto neste País! Graças a Deus.