Dando continuidade à série Clássicos em Vinil, a PolySom relança mais dois álbuns de Jorge Ben Jor no formato de vinil de 180 gramas. Depois de A Tábua de Esmeralda (1974) e África Brasil (1976), é a vez de Samba Esquema Novo (1963) e de Negro É Lindo (1971). Primeiro álbum do cantor e compositor, o revolucionário Samba Esquema Novo apresentou ao Brasil sucessos como Mas que Nada - que logo ganharia repercussão mundial - e Chove Chuva, gravados no toque personalíssimo e inovador do violão de Ben. Menos badalado e bem-sucedido na parada, Negro É Lindo traz Que Maravilha - parceria de Ben com Toquinho - no repertório.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Dando continuidade à série Clássicos em Vinil, a PolySom relança mais dois álbuns de Jorge Ben Jor no formato de vinil de 180 gramas. Depois de A Tábua de Esmeralda (1974) e África Brasil (1976), é a vez de Samba Esquema Novo (1963) e de Negro É Lindo (1971). Primeiro álbum do cantor e compositor, o revolucionário Samba Esquema Novo apresentou ao Brasil sucessos como Mas que Nada - que logo ganharia repercussão mundial - e Chove Chuva, gravados no toque personalíssimo e inovador do violão de Ben. Menos badalado e bem-sucedido no todo, Negro É Lindo inclui Que Maravilha - parceria de Ben com Toquinho - no repertório.
Não gosto de Jorge Ben Jor, mas valeu por "Que Maravilha" parceria com Toquinho é muito linda! pra quem não sabe, a música teve como inspiração a mãe da cantora Céu.
Só o filé do Ben.
Nesses quatro discos devem ter umas 20 músicas atemporais, no mínimo.
Maria, acho que vc se confundiu.
A música feita em homenagem a mãe de Céu é Carol Bela.
Que Maravilha ficaria bem para a própria Céu.
PS: Ouça Jorge Ben, não o Benjor.
Que tal dá uma sacada no Tábua de Esmeraldas?
Se não gostar está doente da cabeça e do pé. :-)
Nossa isso sim é uma volta, tenho o "Samba esquema novo" em vinil já...antigoooo, uma nota no sebo, mas vale muito a pena, melhor uma "galinha" inteira.
O Tábua de Esmeralda, o Jorge Ben 1969 só compraria pelas capas q são lindas.
Carol Bela? hummm agora você me confudiu acho o Jorge Ben enjoado.
Certeza, Maria.
Pode dá um google e conferir.
PS: Se algum dia for ouvir - os anos vão passsando e nossos gostos, assim como nós, vão mundando - ouça o Tábua de Esmeraldas. É uma obra prima.
Eu odiava João Gilberto e hoje em dia gosto bastante. :-)
Zé Henrique, em relação aos gostos faz sentido eu não odiava, mas não simpatizava muito com o Samba tempos atrás... Também as referências do estilo que eu tinha não eram lá muito boas por causa de meu pai que gosta, ouve Zeca Pagodinho, Martinho Da Vila, Jorge Aragão... achava um porre! meu conceito só mudou depois de conhecer bastante as obras de Paulinho Da Viola, Cartola, Nelson Cavaquinho e Roque Ferreira.
Vc gosta de samba canção, Maria. Assim como eu.
É um outro nível, realmente.
Aliás, da sua terra tem o Batatinha que não deixa nada a dever aos citados acima.
Zé Henrique, preciso conhecer mais o trabalho de Batatinha dá uma sacada nesse link: http://musicaemprosa.musicblog.com.br/381785/Toalha-da-Saudade-Batatinha/
Precisa mesmo, Maria!
Vi o link. Aliás, tenho esse disco que o artigo fala.
Mas recomendo outro a vc, um póstumo chamado Diplomacia.
Tem participações de Caetano, Gil, Chico, Maria Bethânia e Jussara Freire. Além do próprio Batatinha cantando suas pérolas.
Esse disco contem o filé da obra dele.
Como a maioria dos samba-cançoes são músicas tristes, mas que de tão bonitas na verdade nos alegra.
Olha o Gil arrasando nesse faixa que o disco contém:
http://www.youtube.com/watch?v=z6itPMNVICU
Zé Henrique, vi o vídeo da música com Gil muito bom mesmo! continue acessando o blog do link que é muito bom também tem muita história bacana por lá Abraço!
Mauro,
o que você acha destes vinis de 180g que a Polisom está relançando? São enganações (no quesito qualidade, servindo apenas como marketing para os que querem colecionar alguns clássicos, como eu) ou está sendo realmente um bom trabalho?
Abraço
Postar um comentário