sábado, 25 de agosto de 2012

Carol Saboya harmoniza Ivan com Milton em 'Belezas' com influência do jazz

Resenha de álbum
Título: Belezas - The music of Ivan Lins and Milton Nascimento
Artista: Carol Saboya
Gravadora: AAM
Cotação: * * * *
 Disco lançado nos Estados Unidos, ainda à espera de edição no Brasil

 A música de Ivan Lins nunca soou tão próxima da obra de Milton Nascimento. E vice-versa. Sob a produção e os arranjos do pianista Antonio Adolfo, a cantora Carol Saboya harmoniza 12 temas dos compositores cariocas - com ênfase na tal influência do jazz - em Belezas - The music of Ivan Lins and Milton Nascimento, álbum lançado nos Estados Unidos em julho de 2012. As obras de Ivan e Milton são irmanadas com maestria e requinte harmônico neste disco que ressalta as afinidades jazzísticas entre os cancioneiros destes dois compositores projetados na era dos festivais. Ambos são cultuados no universo jazzístico norte-americano. E é para esse mundo que Belezas acena. Cantora de técnica perfeita, Saboya já mostra apurado senso rítmico na faixa que abre o disco. O arranjo de Adolfo joga Bola de meia, bola de gude (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1980) na batida do baião. Na sequência, a balada Who is in love here - versão em inglês de Brenda Russell para A noite (Ivan Lins e Vítor Martins, 1979) - enfatiza o tom jazzístico do disco nas passagens instrumentais recorrentes em todas as 12 faixas. É como se a voz afinada e límpida de Carol fosse mais um instrumento na banda liderada por Adolfo e formada por músicos como o violonista Claudio Spiewak, o baixista Jorge Helder - responsável pela linha suingante de Beleza e canção (Milton Nascimento e Fernando Brant, 2003) - e o baterista Rafael Barata. Além de Beleza e canção, o último real grande álbum de Milton, Pietá (Warner Music, 2003), fornece para o repertório a canção Tristesse (Milton Nascimento e Telo Borges, 2003), faixa valorizada em Belezas pelo solo do saxofone de Dave Liebman, convidado deste disco que vai ser apreciado mais por jazzófilos do que pelo público dos compositores celebrados por Saboya - ainda que as arquiteturas originais das melodias estejam preservadas no álbum, como atesta o registro meio etéreo experimentado pela cantora em Ânima (Milton Nascimento e Zé Renato, 1982). Alguns temas de Ivan Lins ganham abordagens bilíngues, casos de Soberana Rosa (Ivan Lins e Vítor Martins,1995) - ouvida também na letra em inglês escrita por Brenda Russells para a versão intitulada She walks this earth - e da balada Doce presença (Ivan Lins e Vítor Martins, 1983). Nesta canção, revisitada em Belezas com a gaita de Hendrik Meurkens, a letra predominante é a feita em inglês por Jane Monheit e intitulada Sweetest presence, mas Saboya entoa alguns em versos em português - talvez por ter ciência de que o idioma do disco é a rigor somente um: o do latin jazz, dominado pelos músicos, que simulam em Três Pontas (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1967) a batida do trem que percorre toda a obra de Milton Nascimento, cantor de voz divina, celebrada por Ivan Lins e Vítor Martins em Estrela guia (1995), música ouvida em português e também na inédita versão em inglês, Oh, shining star. É o tema mais apropriado para fechar este disco brilhante em que Carol Saboya aproxima e entrelaça estes dois cantadores da liberdade, trovadores da esperança, donos de obras e vozes movidas pela fé e pela paixão. Belezas da face mais nobre da plural música do Brasil.

6 comentários:

  1. A música de Ivan Lins nunca soou tão próxima da obra de Milton Nascimento. E vice-versa. Sob a produção e os arranjos do pianista Antonio Adolfo, a cantora Carol Saboya harmoniza 12 temas dos compositores - com ênfase no jazz - em Belezas - The Music of Ivan Lins and Milton Nascimento, CD lançado nos Estados Unidos em julho de 2012. As obras de Ivan e Milton são irmanadas com maestria e requinte harmônico neste disco que ressalta as afinidades jazzísticas entre os cancioneiros destes dois compositores projetados na era dos festivais. Ambos são cultuados no universo jazzístico norte-americano. E é para esse mundo que Belezas acena. Cantora de técnica perfeita, Saboya já mostra seu apurado senso rítmico na faixa que abre o disco. O arranjo de Adolfo joga Bola de Meia, Bola de Gude (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1980) na batida do baião. Na sequência, a balada Who Is In Love Here - versão em inglês de Brenda Russell para A Noite (Ivan Lins e Vítor Martins, 1979) - enfatiza o tom jazzístico do disco nas passagens instrumentais recorrentes em todas as 12 faixas. É como se a voz afinada e límpida de Carol fosse mais um instrumento na banda liderada por Adolfo e formada por músicos como o violonista Claudio Spiewak, o baixista Jorge Helder - responsável pela linha suingante de Beleza e Canção (Milton Nascimento e Fernando Brant, 2003) - e o baterista Rafael Barata. Além de Beleza e Canção, o último real grande álbum de Milton, Pietá (Warner Music, 2003), fornece para o repertório a canção Tristesse (Milton Nascimento e Telo Borges, 2003), faixa valorizada em Belezas pelo solo do sax de Dave Liebman, convidado deste disco que vai ser apreciado mais por jazzófilos do que pelo público dos compositores celebrados por Saboya - ainda que as arquiteturas originais das melodias estejam preservadas no álbum, como atesta o registro meio etéreo experimentado pela cantora em Ânima (Milton Nascimento e Zé Renato, 1982). Alguns temas de Ivan Lins ganham abordagens bilíngues, casos de Soberana Rosa (Ivan Lins e Vítor Martins,1995) - ouvida também na letra em inglês escrita por Brenda Russells para a versão intitulada She Walks This Earth - e da balada Doce Presença (Ivan Lins e Vítor Martins, 1983). Nesta canção, revisitada em Belezas com a gaita de Hendrik Meurkens, a letra predominante é a feita em inglês por Jane Monheit, Sweetest Presence, mas Saboya entoa alguns em versos em português - talvez por ter ciência de que o idioma do disco é a rigor somente um: o do latin jazz, dominado pelos músicos, que simulam em Três Pontas (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1967) a batida do trem que percorre toda a obra de Milton Nascimento, cantor de voz divina, celebrada por Ivan Lins e Vítor Martins em Estrela Guia (1995), música ouvida em português e também na inédita versão em inglês, Oh, Shining Star. É o tema mais apropriado para fechar este disco brilhante em que Carol Saboya aproxima e entrelaça estes dois cantadores da liberdade, trovadores da esperança, donos de obras e vozes movidas a fé e paixão. Belezas da face mais nobre do Brasil.

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  2. fiquei curioso pra ouvir o álbum. não conheço a cantora.

    Tristesse me faz lembrar uma época feliz de Maria Rita.

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  3. Fiquei sabendo que esse disco foi lançado aqui no Brasil pela Sala de Som Records.

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  4. Gostei bem mais do disco anterior da Carol Saboya cantando Mario Sève, mas como ela é uma cantora em ascensão no mercado internacional gravar Milton e Ivan é mais 'acertado'.

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  5. é uma tacada de gênio fazer esse disco pros States

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  6. A respeito do disco: um lindo e sensível trabalho dela. Está um arraso o mesmo!

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