Título: Fundamental
Artista: Andy Summers e Fernanda Takai
Gravadora: Deck
Cotação: * *
Em 2007, sob a direção artística de Nelson Motta, Fernanda Takai seduziu o universo pop brasileiro ao fazer luminosa abordagem do repertório de Nara Leão (1942 - 1989) em seu primeiro álbum solo, Onde Brilhem Os Olhos Seus. Sem bisar o encanto desse disco que a conectou com o mundo da MPB, em especial com o da Bossa Nova, a vocalista do Pato Fu apresenta - cinco anos e um DVD depois - outro disco dissociado do grupo mineiro que a projetou na primeira metade dos anos 90. Gravado em Los Angeles (EUA), sob a direção artística de João Augusto, Fundamental é CD assinado por Takai com Andy Summers, guitarrista do desativado trio inglês The Police. A inusitada ponte que liga a cantora brasileira ao músico britânico foi erguida por Roberto Menescal, com quem Summers gravou o DVD United Kingdom of Ipanema (2010), imerso nas mesmas águas bossanovistas que banham Fundamental. O ponto fraco do disco reside no repertório esmaecido, formado por onze músicas inéditas compostas por Summers, sendo que as cinco primeiras do CD foram vertidas para o português por John Ulhoa, Zélia Duncan e/ou pela própria Takai. Já em rotação nas rádios do segmento MPB, a canção Fundamental (Andy Summers em versão John Ulhoa e de Fernanda Takai) se destaca na fraca safra ao lado de Pra Não Esquecer (I Remember - Andy Summers em versão de Zélia Duncan), faixa que concilia sutil batida de baião com a suavidade da bossa. Contudo, o disco perde poder de sedução ao longo de seus 53 minutos. Canções como No Mesmo Lugar (Here I Am Again - Andy Summers em versão de John Ulhoa) soam como simulacros da produção áurea dos papas da Bossa Nova, inclusive pelos versos que remetem ao universo sal-céu-sol-Sul do gênero já abordado com mais intimidade por nomes como Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli (1928 - 1994). Por mais que todo o acabamento instrumental do disco seja requintado, inclusive pela arregimentação do percussionista Marcos Suzano (cujo toque de brasilidade impediu que a bossa pop ganhasse sotaque demasiadamente gringo) e do baixista mexicano Abraham Laboriel (músico que já tocou com brasileiros como Dori Caymmi e Gilberto Gil), paira em Fundamental a sensação de que faltou bossa a Summers para compor músicas à altura do gênero que abraça com toda sua bagagem cultural. Faltou inspiração para criar onze melodias sedutoras como a da faixa Fundamental. Solos de guitarra - como os de Falling From The Blue (Andy Summers) e Chuva no Oceano (Tearsdrops in the Sea - Andy Summers em versão de Zélia Duncan) - não vão conquistar ouvintes habituados a escutar a produção áurea da bossa nativa. É fato que temas como Smile and Blue Sky Me (Andy Summers) parecem talhados para a voz delicada de Takai e estão mais conectados com o universo pop em geral do que com o leve estado de espírito da bossa. Ainda assim, Fundamental jamais cumpre a expectativa natural depositada em um segundo disco da cantora sem o grupo Pato Fu. Para Andy Summers, que vive fase crepuscular na carreira, o álbum pode até funcionar como injeção de ânimo. Para Fernanda Takai, em que pese o fato de o disco também ser lançado no exterior, Fundamental está longe de ser artisticamente fundamental em discografia que vinha em curva ascendente por resultar sem bossa, sem graça.
4 comentários:
Em 2007, sob a direção artística de Nelson Motta, Fernanda Takai seduziu o universo pop brasileiro ao fazer luminosa abordagem do repertório de Nara Leão (1942 - 1989) em seu primeiro álbum solo, Onde Brilhem Os Olhos Seus. Sem bisar o encanto desse disco que a conectou com o mundo da MPB, em especial com o da Bossa Nova, a vocalista do Pato Fu apresenta - cinco anos e um DVD depois - outro disco dissociado do grupo mineiro que a projetou na primeira metade dos anos 90. Gravado em Los Angeles (EUA), sob a direção artística de João Augusto, Fundamental é CD assinado por Takai com Andy Summers, guitarrista do desativado trio inglês The Police. A inusitada ponte que liga a cantora brasileira ao músico britânico foi erguida por Roberto Menescal, com quem Summers gravou o DVD United Kingdom of Ipanema (2010), imerso nas mesmas águas bossanovistas que banham Fundamental. O ponto fraco do disco reside no repertório esmaecido, formado por onze músicas inéditas compostas por Summers, sendo que as cinco primeiras do CD foram vertidas para o português por John Ulhoa, Zélia Duncan e/ou pela própria Takai. Já em rotação nas rádios do segmento MPB, a canção Fundamental (Andy Summers em versão John Ulhoa e de Fernanda Takai) se destaca na fraca safra ao lado de Pra Não Esquecer (I Remember - Andy Summers em versão de Zélia Duncan), faixa que concilia sutil batida de baião com a suavidade da bossa. Contudo, o disco perde poder de sedução ao longo de seus 53 minutos. Canções como No Mesmo Lugar (Here I Am Again - Andy Summers em versão de John Ulhoa) soam como simulacros da produção áurea dos papas da Bossa Nova, inclusive pelos versos que remetem ao universo sal-céu-sol-Sul do gênero já abordado com mais intimidade por nomes como Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli (1928 - 1994). Por mais que todo o acabamento instrumental do disco seja requintado, inclusive pela arregimentação do percussionista Marcos Suzano (cujo toque de brasilidade impediu que a bossa pop ganhasse sotaque demasiadamente gringo) e do baixista mexicano Abraham Laboriel (músico que já tocou com brasileiros como Dori Caymmi e Gilberto Gil), paira em Fundamental a sensação de que faltou bossa a Summers para compor músicas à altura do gênero que abraça com toda sua bagagem cultural. Faltou inspiração para criar onze melodias sedutoras como a da faixa Fundamental. Solos de guitarra - como os de Falling From The Blue (Andy Summers) e Chuva no Oceano (Tearsdrops in the Sea - Andy Summers em versão de Zélia Duncan) - não vão conquistar ouvintes habituados a escutar a produção áurea da bossa nativa. É fato que temas como Smile and Blue Sky Me (Andy Summers) parecem talhados para a voz delicada de Takai e estão mais conectados com o universo pop em geral do que com o leve estado de espírito da bossa. Ainda assim, Fundamental jamais cumpre a expectativa natural depositada em um segundo disco da cantora sem o grupo Pato Fu. Para Andy Summers, que vive fase crepuscular na carreira, o álbum pode até funcionar como injeção de ânimo. Para Fernanda Takai, em que pese o fato de o disco também ser lançado no exterior, Fundamental está longe de ser artisticamente fundamental em discografia que vinha em curva ascendente por resultar sem bossa, sem graça.
ouvi algumas músicas e gostei, Mauro, sua safra de textos é que tá fraca essa semana
A versão em japonês desse disco contém uma faixa bônus com uma versão em japonês da canção "Fundamental". Bem que a Fernanda Takai poderia liberar para download gratuito essa faixa bônus.
Esta cantorazinha tem uma vozinha até bonitinha,coitadinha.
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