segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Voz de 'San Francisco', hino da era hippie, McKenzie sai de cena aos 73

O cantor e compositor Scott McKenzie (10 de janeiro de 1939 - 18 de agosto de 2012) gravou somente dois álbuns, The Voice of Scott McKenzie (1967) e Stained Glass Morning (1970), antes de se retirar do universo pop - ao qual retornou em 1986 como integrante da formação requentada do grupo The Mamas & The Papas, com o qual rodou o mundo até 1998. Mas Philip Wallach Blondheim - esse era o nome verdadeiro de McKenzie - conseguiu eternizar seu nome na História por ter sido o intérprete de San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair), um dos hinos da era hippie. Composta por John Philips (integrante da formação original do quarteto The Mamas & The Papas) para promover a edição do Monterey International Pop Festival, a canção foi lançada em 13 de maio de 1967 e se tornou sucesso imediato por expor em seus versos a ideologia que movia a contracultura daqueles anos rebeldes. Eram tempos de guerra, mas McKenzie - que saiu definitivamente de cena aos 73 anos no sábado, 18 de agosto de 2012, em Los Angeles (EUA) - foi a voz dos que entraram na guerra sem pegar em armas, com o lema paz & amor. Na voz de McKenzie, a canção San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair) teve poder de fogo e defendeu o pensamento de uma geração pacífica.

2 comentários:

  1. Visite a página de Notas Musicais no Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Há canções que não desgrudam de nossa memória afetiva, canções que podemos ouvir seguidamente sem "enjoar"... Há canções que representam/reforçam/relembram um tempo que passou mas que ajudou a formatar o nosso caráter... "San Francisco" (John Philips) na voz de Scott Mackenzie é uma delas — pelo menos para mim.

    R.I.P., Mr. Philip Wallach Blondheim!

    If you're going to San Francisco
    Be sure to wear some flowers in your hair
    If you're going to San Francisco
    You're gonna meet some gentle people there

    For those who come to San Francisco
    Summertime will be a love-in there
    In the streets of San Francisco
    Gentle people with flowers in their hair

    All across the nation such a strange vibration
    People in motion
    There's a whole generation with a new explanation
    People in motion people in motion

    For those who come to San Francisco
    Be sure to wear some flowers in your hair
    If you come to San Francisco
    Summertime will be a love-in there

    If you come to San Francisco
    Summertime will be a love-in there...

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.