Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 1 de setembro de 2012

Letrista de Bacharach em imortal obra pop, Hal David sai de cena aos 91

O nome do compositor norte-americano Hal David (25 de maio de 1921 - 1º de setembro de 2012) não é tão popular no universo pop quanto o de Burt Bacharach. Por ter atuado basicamente nos bastidores da indústria da música, como letrista e como integrante de instituições que defendem os direitos autorais dos compositores, David - morto em Los Angeles (EUA) neste sábado, vítima de complicações decorrentes de derrame - se tornou bem menos conhecido do que Bacharach pelo público. Contudo, a sintonia de suas letras com as melodias de Bacharach - com quem Hal David construiu a partir de 1957 cancioneiro leve e sedutor que teve seu auge nos anos 60 e resistiu até os 70 - produziu uma safra de músicas que figuram entre o que de melhor se produziu no universo pop em todos os tempos. Para quem não liga o nome à música, Hal David foi o letrista de They Long To Be (Close To You) (1963), Alfie (1966), I Say a Little Prayer (1967), I'll Never Fall In Love Again (1968), Raindrops Keep Fallin' on My Head (1969), entre outros sucessos assinados com Bacharach. Fora da célebre parceria, David emplacou hits como Broken Hearted Melody (1958) - composta com Sherman Edwards (1919 - 1981) - e To All The Girls I've Loved Before (1984 - com Albert Hammond).

2 comentários:

Chabacano disse...

Talentosíssimo letrista. Construía letras acessíveis e sofisticadas ao mesmo tempo. O problema da falta de notoriedade do seu talento é algo recorrente na carreira de quem "só" compõe.

Rafael disse...

Um dos maiores compositores da clássica múica norte-americana. Mais uma grande perda para o mundo da música!!! Infelizmente!!!