terça-feira, 27 de novembro de 2012

BossaCucaNova cai no samba com Elza, Maria Rita e Teresa no quinto CD

Aos 15 anos, o trio BossaCucaNova - formado em 1997 no Rio de Janeiro (RJ) pelo tecladista Alexandre Moreira, o DJ Marcelinho Da Lua e o baixista Márcio Menescal - cai radicalmente no samba em seu  quarto álbum de estúdio, Nossa Onda É Essa!, lançado pela gravadora Coqueiro Verde neste mês de novembro de 2012. Cada uma das onze faixas do quinto título da discografia do grupo - que inclui um registro ao vivo de show lançado em CD e DVD - apresenta um convidado. Maria Rita dá voz à abordagem - em ritmo de samba-jazz - de Deixe a Menina, samba lançado por Chico Buarque em 1980 e turbinado no registro do BossaCucaNova com o toque do trio do pianista carioca David Feldman, incensado no circuito de jazz por sua criatividade nos improvisos. Elza Soares põe sua ginga em A Pedida É Samba (Roberto Martins e Jair Amorim), música que deu título ao álbum lançado em 1961 pela cantora paulista Isaura Garcia (1919 - 1993). Já Teresa Cristina revive Deixa pra Lá, samba de Leci Brandão, lançado pela compositora carioca em seu segundo álbum, Questão de Gosto (1976). Espécie de vocalista honorária do trio, Cris Delanno participa de três faixas. Delanno faz dueto com Martinho da Vila em Segure Tudo (samba da lavra do próprio Martinho, lançado pelo compositor em 1971), canta Balança (Não Pode Parar!) - tema inédito de autoria do trio - e segue o Monobloco na regravação de Tô Voltando (Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro, 1979), faixa gravada com a adesão de Roberto Menescal. No time masculino, Moska celebra a cidade natal do trio carioca em Rio de Inspiração. Os versos do inédito tema foram escritos por Moska a partir de melodia do BossaCucaNova. Emílio Santiago põe sua voz aveludada em É Preciso Perdoar (Carlos Coqueijo e Alcivando Luz, 1967). Já Wilson Simoninha aparece em dose dupla. O cantor abre Nossa Onda É Essa! cantando Adeus, América (Geraldo Jacques e Haroldo Lobo, 1948) - samba lançado nas vozes emblemáticas do conjunto Os Cariocas - no toque do violão de Oscar Castro Neves. Sete faixas depois, Simoninha reaparece como vocalista convidado de Waldomiro Pena, tema composto por Jorge Ben Jor em 1979 para a abertura de série de TV estrelada pelo ator Hugo Carvana. É o BossaCucaNova na (eterna) onda do samba!

5 comentários:

  1. Aos 15 anos, o trio BossaCucaNova - formado em 1997 no Rio de Janeiro (RJ) pelo tecladista Alexandre Moreira, o DJ Marcelinho Da Lua e o baixista Márcio Menescal - cai radicalmente no samba em seu quarto álbum de estúdio, Nossa Onda É Essa!, lançado pela gravadora Coqueiro Verde neste mês de novembro de 2012. Cada uma das onze faixas do quinto título da discografia do grupo - que inclui um registro ao vivo de show lançado em CD e DVD - apresenta um convidado. Maria Rita dá voz à abordagem - em ritmo de samba-jazz - de Deixe a Menina, samba lançado por Chico Buarque em 1980 e turbinado no registro do BossaCucaNova com o toque do trio do pianista carioca David Feldman, incensado no circuito de jazz por sua criatividade nos improvisos. Elza Soares põe sua ginga em A Pedida É Samba (Roberto Martins e Jair Amorim), música que deu título ao álbum lançado em 1961 pela cantora paulista Isaura Garcia (1919 - 1993). Já Teresa Cristina revive Deixa pra Lá, samba de Leci Brandão, lançado pela compositora carioca em seu segundo álbum, Questão de Gosto (1976). Espécie de vocalista honorária do trio, Cris Delanno participa de três faixas. Delanno faz dueto com Martinho da Vila em Segure Tudo (samba da lavra do próprio Martinho, lançado pelo compositor em 1971), canta Balança (Não Pode Parar!) - tema inédito de autoria do trio - e segue o Monobloco na regravação de Tô Voltando (Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro, 1979), faixa gravada com a adesão de Roberto Menescal. No time masculino, Moska celebra a cidade natal do trio carioca em Rio de Inspiração. Os versos do inédito tema foram escritos por Moska a partir de melodia do BossaCucaNova. Emílio Santiago põe sua voz aveludada em É Preciso Perdoar (Carlos Coqueijo e Alcivando Luz, 1967). Já Wilson Simoninha aparece em dose dupla. O cantor abre Nossa Onda É Essa! cantando Adeus, América (Geraldo Jacques e Haroldo Lobo, 1948) - samba lançado nas vozes emblemáticas do conjunto Os Cariocas - no toque do violão de Oscar Castro Neves. Sete faixas depois, Simoninha reaparece como vocalista convidado de Waldomiro Pena, tema composto por Jorge Ben Jor em 1979 para a abertura de série de TV estrelada pelo ator Hugo Carvana. É o BossaCucaNova na (eterna) onda do samba!

    ResponderExcluir
  2. Taí um grupo de talento...Modernos sem ser modernosos e destruindo as canções com arranjos mirabolantes..Com a Cris então no meio disso tudo, só podia ficar melhor ainda... Vida longa!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito do BossaCucaNova e desse som lounge que eles fazem, misturado com outros elementos modernos dos clássicos da música brasileira. Realizam um excelente contribuição para a música brazuca.

    ResponderExcluir
  4. Mau posso esperar por Maria Rita Camargo Mariano cantando 'Deixe A Menina' do Chico num samba-jazz que lhe cai tão bem.

    ResponderExcluir
  5. Gravação da Maria Rita ficou show!!!!

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.