Resenha de musical
Título: A Revista do Ano - O Olimpo Carioca
Texto: Tânia Brandão
Direção: Sérgio Módena
Direção musical: Marco Pereira
Elenco: Alcemar Vieira, Ana Carbatti, Ana Velloso, Celso Andre, Cilene Guedes,
Édio Nunes, Helga Nemecyzk, Marcelo Capobiango, Mona Vilardo, Marta
Metzler, Milton Filho, Rogério Freitas, Stela Maria Rodrigues, Thiago Pach
e Vera Novello
Músicos: Carlos Cesar Motta (bateria), Firmino (percussão), Humberto Araújo (sax
e flauta), Itamar Assiere (teclados), Nando Duarte (violão e guitarra), Pedro
Mann (baixo) e Ricardo Rente (sax e flauta)
Foto: Guga Melgar
Cotação: * * *
Em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro (RJ), de quinta-feira a domingo
Ao revitalizar no espetáculo musical Olimpo Carioca o teatro de revista, mais especificamente a Revista de Ano, gênero entronizado na cena carioca ainda no século XIX pelo seminal dramaturgo brasileiro Artur Azevedo (1855 - 1908), a dramaturga e historiadora Tânia Brandão se vale da principal arma da revista - o humor cáustico - para mapear a beleza, o caos e os sons do Rio de Janeiro (RJ). Sob a direção musical do violonista Marco Pereira, Olimpo Carioca expõe a diversidade da trilha sonora de uma cidade partida em facções musicais. Do samba-canção Copacabana (obra-prima de João de Barro - o Braguinha - com Alberto Ribeiro, erroneamente creditada a Tom Jobim no programa da peça) ao Funk do Bueiro (MC Cezinha da Lapa), passando pelo empolgante samba-enredo Peguei Um Ita no Norte (Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade), a revista musical traça painel vivaz da sonoridade carioca em números costurados com a crítica mordaz da autora ao caos da saúde carioca e a controvertidas decisões políticas que envolvem o cotidiano da cidade, casos da Lei Seca (personificada por Vera Novello) e da intenção ainda não concretizada de extinguir a Perimetral (avenida encarnada em cena por Ana Carbatti num dos momentos em que o humor e a crítica resultam mais eficientes). Sob a direção de Sérgio Módena, hábil ao ressaltar na encenação o tom popular e ácido do texto, Olimpo Carioca brinca com signos da mitologia grega em enredo estruturado a partir da vinda dos deuses Hefaísto (Rogério Freitas), Dionísio (Alcemar Vieira) e Mulher Labareda (Helga Nemeczyk) para o Rio de Janeiro (RJ). O início do espetáculo ainda precisa ter seu ritmo ajustado, pois a breve apresentação da trama dá a impressão de ser mais longa do que realmente é. Contudo, a revista engrena a partir da chegada dos deuses à cidade maravilha descrita com precisão por Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Carlos Laufer na letra do samba-funk Rio 40º, clássico contemporâneo entrelaçado no apoteótico pot-pourri final com temas emblemáticos do espírito e da geografia da cidade como o samba Aquele Abraço (Gilberto Gil) e o funk Do Leme ao Pontal (Tim Maia). Perdido na cidade, o trio purga pecados entre a beleza e o caos do Rio. É da perplexidade dos deuses gregos com os códigos particulares da cidade que Tânia Brandão extrai o humor e faz suas críticas incisivas. Diplomado na escola informal dos musicais brasileiros, o elenco entra no espírito da revista e garante o riso em vários momentos. Ana Velloso está especialmente impagável como a colombiana incapaz de absorver as regras de coleta do lixo. Milton Filho se comunica de imediato com a plateia pela composição escrachada de Escândalo, símbolo da imprensa marrom que mancha o jornalismo carioca. Já Édio Nunes mostra toda sua ginga ao interpretar Malandro Não Vacila (Julinho), samba propagado na voz de Bezerra da Silva (1927 - 2005). Do terreiro (Benguelê, de Pixinguinha e Gastão Vianna) ao Carnaval (representado por pot-pourri de marchinhas turbinadas com paródias inéditas de tom corrosivo), Olimpo Carioca alfineta e simultaneamente exalta o Rio ao passar em revista o mapa sócio-musical da cidade. Com o auxílio de bons instrumentistas, os números musicais resultam sedutores em sua maior parte. O samba Eu Vou pra Lapa (Serginho Meriti e Claudinho Guimarães) merece menção especial por resultar mais bonito do que na gravação de Alcione. Já o afro-samba Labareda (Baden Powell e Vinicius de Moraes) pode arder em chama mais alta. No todo, o saldo teatral e musical é positivo. O canto crítico da cidade ressoa com força suficiente para dar novo fôlego a um gênero que já parecia confinado a uma cena do passado, mas que ainda pode soar atual.
Ao revitalizar no espetáculo musical Olimpo Carioca o teatro de revista, mais especificamente a Revista de Ano, gênero entronizado na cena carioca ainda no século XIX pelo seminal dramaturgo brasileiro Artur Azevedo (1855 - 1908), a dramaturga e historiadora Tânia Brandão se vale da principal arma da revista - o humor cáustico - para mapear a beleza, o caos e os sons do Rio de Janeiro (RJ). Sob a direção musical do violonista Marco Pereira, Olimpo Carioca expõe a diversidade da trilha sonora de uma cidade partida em facções musicais. Do samba-canção Copacabana (obra-prima de João de Barro - o Braguinha - com Alberto Ribeiro, erroneamente creditada a Tom Jobim no programa da peça) ao Funk do Bueiro (MC Cezinha da Lapa), passando pelo empolgante samba-enredo Peguei Um Ita no Norte (Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade), a revista musical traça painel vivaz da sonoridade carioca em números costurados com a crítica mordaz da autora ao caos da saúde carioca e a controvertidas decisões políticas que envolvem o cotidiano da cidade, casos da Lei Seca (personificada por Vera Novello) e da intenção ainda não concretizada de extinguir a Perimetral (avenida encarnada em cena por Ana Carbatti num dos momentos em que o humor e a crítica resultam mais eficientes). Sob a direção de Sérgio Módena, hábil ao ressaltar na encenação o tom popular e ácido do texto, Olimpo Carioca brinca com signos da mitologia grega em enredo estruturado a partir da vinda dos deuses Hefaísto (Rogério Freitas), Dionísio (Alcemar Vieira) e Mulher Labareda (Helga Nemeczyk) para o Rio de Janeiro (RJ). O início do espetáculo ainda precisa ter seu ritmo ajustado, pois a breve apresentação da trama dá a impressão de ser mais longa do que realmente é. Contudo, a revista engrena a partir da chegada dos deuses à cidade maravilha descrita com precisão por Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Carlos Laufer na letra do samba-funk Rio 40º, clássico contemporâneo entrelaçado no apoteótico pot-pourri final com temas emblemáticos do espírito e da geografia da cidade como o samba Aquele Abraço (Gilberto Gil) e o funk Do Leme ao Pontal (Tim Maia). Perdido na cidade, o trio purga pecados entre a beleza e o caos do Rio. É da perplexidade dos deuses gregos com os códigos particulares da cidade que Tânia Brandão extrai o humor e faz suas críticas incisivas. Diplomado na escola informal dos musicais brasileiros, o elenco entra no espírito da revista e garante o riso em vários momentos. Ana Velloso está especialmente impagável como a colombiana incapaz de absorver as regras de coleta do lixo. Milton Filho se comunica de imediato com a plateia pela composição escrachada de Escândalo, símbolo da imprensa marrom que mancha o jornalismo carioca. Já Édio Nunes mostra toda sua ginga ao interpretar Malandro Não Vacila (Julinho), samba propagado na voz de Bezerra da Silva (1927 - 2005). Do terreiro (Benguelê, de Pixinguinha e Gastão Vianna) ao Carnaval (representado por pot-pourri de marchinhas turbinadas com paródias inéditas de tom corrosivo), Olimpo Carioca alfineta e simultaneamente exalta o Rio ao passar em revista o mapa sócio-musical da cidade. Com o auxílio de bons instrumentistas, os números musicais resultam sedutores em sua maior parte. O samba Eu Vou pra Lapa (Serginho Meriti e Claudinho Guimarães) merece menção especial por resultar mais bonito do que na gravação de Alcione. Já o afro-samba Labareda (Baden Powell e Vinicius de Moraes) pode arder em chama mais alta. No todo, o saldo teatral e musical é positivo. O canto crítico da cidade ressoa com força suficiente para dar novo fôlego a um gênero que já parecia confinado a uma cena do passado, mas que ainda pode soar atual.
ResponderExcluirOi Mauro, obrigada pela critica!
ResponderExcluirFazemos parte do elenco também ok?
Mona Vilardo, Cilene Guedes e Thiago Pache!
Obrigada e um abraço!
Tem razão, Mona. Os nomes de vocês três já estão devidamente incluídos no cabeçalho da resenha. Abs, MauroF
ResponderExcluirsendo tão carioca assim é capaz desse musical não chegar aqui em sp
ResponderExcluirBem que esse musical poderia vir para BH. Iria adorar vê-lo!
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