O duo mexicano de pop / rock Jesse & Joy foi o grande vencedor da 13º edição do Grammy Latino. Na premiação realizada em Las Vegas (EUA), em 12 de novembro de 2012, o duo - em foto de Getty Images - levou os troféus de Gravação do Ano (¡Corre!), Canção do Ano (a mesma ¡Corre!), Melhor Álbum Pop Contemporâneo (Con Quién se Queda El Perro?) e Melhor Clipe (Me Voy). Contudo, o cobiçado troféu de Álbum do Ano ficou com o cantor e compositor colombiano Juanes por seu MTV Unplugged, produzido pelo dominicano Juan Luis Guerra, veterano do mercado de música latina. A premiação terminou sem um troféu sequer para os artistas brasileiros que concorriam com cantores e músicos de países de língua hispânica em categorias gerais. Nem a justa homenagem a Caetano Veloso amenizou o fato de que a música brasileira - relegada a categorias específicas para a relevante produção nacional - permanece sendo tratada sem a devida importância pelo corpo de jurados do Grammy Latino.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Parabéns, RAINHA BETH CARVALHO! Venceu merecidamente com o Melhor Disco de Samba. Isso só comprova que você precisa continuar gravando repertório INÉDITO na sua IMACULADA discografia.
Estou de alma lavada porque a Ivete não ganhou.
Os jurados do Grammy Latino ignoram a música brasileira, mas isso não deixa de ser reflexo da ignorância do Brasil em relação à música latina. Quantos artistas de produção relevante artística e comercialmente tocam em todos os países latino-americanos, exceto o nosso, justamente por serem ignorados por contratantes e pelo público? Maná e Shakira são das raras exceções a essa regra, infelizmente. Amaral e La Oreja de Van Gogh, por exemplo, com carreiras consolidadas na Europa e na América Latina, são completos desconhecidos aqui.
Tratamos com devida importância o Grammy Latino ?
Tratamos com relevância o mercado latino ?
Aliás, nós nos consideramos latinos ?
Pois é, PAG. Fico revoltada porque uma música dessa não faz sucesso aqui.
http://youtu.be/feY2B4okBTI(ouçam do começo ao fim, é um dueto com La Mala que inicia com um hip-hop, depois vem Estrella Morente com um flamenco divino).
http://youtu.be/V64kO8JF-vI
Brasileiro não se sente latino essa é a verdade...
É triste que bons brasileiros como Chico Buarque e tantos outros não levam esse prêmio, mas ganhar esse prêmio ou não, não é termômetro para o bom som que esse cantores fazem com dignidade e maestria. Mas também devemos levar em consideração que brasileiro realmente não se sente muito latino mesmo, pois tem vergonha disso. É lamentável também que a boa música de cantores latinos seja conhecido aqui somente por Shakira, Santana, Maná e Alejandro Sanz. Há ótimas bandas como a La Oreja de Van Gogh, como bem citou o PAG.
Não podemos tratar o mercado latino ( ou mesmo a América Latina ) como se fosse um só país. E não vejo a cena musical brasileira tão superior assim para receber tantas indicações e premiações no Grammy Latino!
Ouvimos todos os principais indicados pra dizer que tínhamos méritos para " um troféu sequer"? Eu, que acompanho a música latina de perto, não ouvi. Admito. Sem falar que México, Cuba, Colômbia e Porto Rico tem rica e vasta cena musical. É claro que a maioria dos jurados do Grammy Latino são de lingua espanhola e isso é um ponto que nos prejudica na avaliação/premiação. Mas, paciência ... Por achar que muitos músicos brasileiros não estão nem ai para a premiação, nem ligo.
Fico triste com a não inclusão de artistas/músicos de Portugal, Cabo Verde, Angola e demais países lusófonos na festa.
Alguém realmente se importa com o Grammy Latino? Sempre as mesmas figuras bregas de sempre. Ainda bem que o Brasil não se mistura com esses artistas cafonas.
PS. Entrei no link sugerido no comentário acima e não aguentei ver mais de 30 segundos, ainda bem que não somos "latinos"
kkkkkkkkkkkkkkk
Meu Deus, eu tenho dó...kkkkkkkkkkkk
Postar um comentário