sábado, 24 de novembro de 2012

Sem Bonadio, Leela volta mais coerente ao disco com 'Música Todo Dia'

Resenha de CD
Título: Música Todo Dia
Artista: Leela
Gravadora: Pisces
Cotação: * * *

Havia algo fora da ordem na discografia da Leela, banda carioca de rock surgida no início dos anos 2000. A produção padronizada de Rick Bonadio estava fora de sintonia com a aura cult do pop rock dos CDs Leela (Arsenal Music, 2004) e Pequenas Caixas (Arsenal Music, 2007). Decorridos cinco anos, o grupo - hoje reduzido a um trio com a saída do baterista Luciano Grossman - volta ao mercado fonográfico com seu terceiro álbum, Música Todo Dia, lançado pelo selo indie Pisces Records. Desta vez, a produção ficou nas mãos da própria banda - com a adesão de Fernando Sanches - e o resultado é um disco digno, de sonoridade mais adequada ao pop rock de Bianca Jhordão (voz, guitarra, theremin, synth e programações), Rodrigo O'Reilly Brandão (guitarra, synth e vocais) e Tchago Kochenborger (baixo, synth, guitarra, vocal). Sem reinventar sua roda, o trio preserva a benéfica conexão com Fausto Fawcett, nome recorrente na ficha técnica do disco. Além de declamar o teatral texto inserido em Cidade Sitiada (Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Fausto Fawcett), o carioca sangue bom colabora como compositor em rocks como Por Um Fio / Hey Babe (Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Fausto Fawcett) e Topo Tudo (´Tchago K, Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Fausto Fawcett), destaque entre as dez músicas inéditas e autorais ao lado da climática balada que dá título ao disco, Música Todo Dia (Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Tchago K.). Sem reinventar a sua roda, a Leela faz disco coerente com seu som, de pegada roqueira, perceptível até nas eventuais baladas como Tô Pronta (Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Fausto Fawcett). Com sua poética urbana, que ambienta sensuais relacionamentos afetivos no acalorado clima noturno das metrópoles, a Leela deixa boa impressão em Música Todo Dia, até porque as programações eletrônicas de Bianca Jhordão são inseridas na dose certa. Há, sim, músicas menos sedutoras - como A Nossa Melhor Noite (Bianca Jhordão e Rodrigo Brandão) - mas, ao terminar com o ótimo rock Mais Beleza (Tchago K, Carol Teixeira, Bianca Jhordão e Rodrigo Brandão), o CD deixa boa impressão - e a certeza de já não haver algo fora da ordem na discografia da Leela.

3 comentários:

  1. Havia algo fora da ordem na discografia da Leela, banda carioca de rock surgida no início dos anos 2000. A produção padronizada de Rick Bonadio estava fora de sintonia com a aura cult do pop rock dos CDs Leela (Arsenal Music, 2004) e Pequenas Caixas (Arsenal Music, 2007). Decorridos cinco anos, o grupo - hoje reduzido a um trio com a saída do baterista Luciano Grossman - volta ao mercado fonográfico com seu terceiro álbum, Música Todo Dia, lançado pelo selo indie Pisces Records. Desta vez, a produção ficou nas mãos da própria banda - com a adesão de Fernando Sanches - e o resultado é um disco digno, de sonoridade mais adequada ao pop rock de Bianca Jhordão (voz, guitarra, theremin, synth e programações), Rodrigo O'Reilly Brandão (guitarra, synth e vocais) e Tchago Kochenborger (baixo, synth, guitarra, vocal). Sem reinventar sua roda, o trio preserva a benéfica conexão com Fausto Fawcett, nome recorrente na ficha técnica do disco. Além de declamar o teatral texto inserido em Cidade Sitiada (Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Fausto Fawcett), o carioca sangue bom colabora como compositor em rocks como Por Um Fio / Hey Babe (Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Fausto Fawcett) e Topo Tudo (´Tchago K, Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Fausto Fawcett), destaque entre as dez músicas inéditas e autorais ao lado da climática balada que dá título ao disco, Música Todo Dia (Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Tchago K.). Sem reinventar a sua roda, a Leela faz disco coerente com seu som, de pegada roqueira, perceptível até nas eventuais baladas como Tô Pronta (Bianca Jhordão, Rodrigo Brandão e Fausto Fawcett). Com sua poética urbana, que ambienta sensuais relacionamentos afetivos no acalorado clima noturno das metrópoles, a Leela deixa boa impressão em Música Todo Dia, até porque as programações eletrônicas de Bianca Jhordão são inseridas na dose certa. Há, sim, músicas menos sedutoras - como A Nossa Melhor Noite (Bianca Jhordão e Rodrigo Brandão) - mas, ao terminar com o ótimo rock Mais Beleza (Tchago K, Carol Teixeira, Bianca Jhordão e Rodrigo Brandão), o CD deixa boa impressão e a certeza de já não haver algo fora da ordem na discografia da Leela.

    ResponderExcluir
  2. Putz... lendo rápido pensei que era Leela James cantora de Soul.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer coisa relacionado a música estaria fora coerência com Bonadio e sua mania de produzir "bandinhas" homogêneas.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.