Os 70 anos da compositora carioca Sueli Costa - a serem completados em 25 de julho de 2013 - deverão gerar pelo menos um tributo fonográfico. Projetado nos anos 70 com a gravação de Alfazema, o cantor carioca Carlos Walker recebeu convite da gravadora Joia Moderna para fazer disco com músicas da compositora de sucessos como Coração Ateu, parceira de poetas como Tite de Lemos (1942-1989) e Cacaso (1944-1987). Embora esteja receptivo ao convite, Walker ainda não formalizou vínculo contratual com o selo do DJ Zé Pedro para gravar o disco.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Nana, Simone ou Bethânia poderiam fazer um songbook fabuloso com a obra dessa grande compositora!!!
Grande cantora e compositora que é a nossa querida Sueli Costa. Pena que não tenha gravado tanto discos como eu gostaria. Deveria estar mais do que nunca na ativa, pois além de ser uma jóia moderna, é rara. Compositoras tão boas como ela estão cada vez mais escassas.
Uma coisa que não entendi nessa notícia: será o Carlos Walker que gravará o disco interpretando Sueli Costa ou apenas ele dirigirá o projeto para que outras cantoras cantem as canções dela? Pergunto porque como todos sabem, a Jóia Moderna é feita em seu casting de mulheres cantando canções em discos tributos.
Infelizmente, é cada vez mais raro surgirem boas compositoras o Brasil sempre foi o país das cantoras e hoje em dia, mais ainda.
Rafael, a Sueli está mais na ativa do que nunca. Apenas não aparece na mídia, como de hábito acontece com os verdadeiros artistas nesse país.
Há poucos anos, ela lançou um cd maravilhoso, só com músicas inéditas, com participação de Bethânia, Simone e Nana.
E é bastante comum ela fazer shows. Mas infelizmente são pouco divulgados.
abração,
Denilson
Mauro,
Você digitou "Wauke descobriu em seu acervo..."
Não seria "Walker"?
abração,
Denilson
Concordo Marcelo. Nana podia fazer algo entre Sueli Costa e Fátima Guedes, com certeza seria bem melhor do que os "abolerados nº 5". Salvo engano ela e Bethânia andaram cogitando gravar Sueli na época que fizeram Brasileirinho.
Uma dúvida da resenha Mauro, é que a grafia aparece de duas formas diferentes Walker e Wauke. Qual das duas seria a correta?
O Walker é um cantor e compositor maravilhoso. Seu primeiro disco é de cabeceira. Canto lindo e emocionante. Tomara saia logo esse projeto. Vou ficar muito feliz. Duplamente! Amo a Sueli e a sobrinha dela, a Fernanda. Música, música...
Marcelo e Lurian,
Há anos atrás Carlos Walker chegou a usar o nome artístico de Wauke durante certo tempo. Porém agora voltou a usar o seu próprio nome.
Por quê o trecho em que se dizia que Carlos Walke descobriu num fita cassete uma gravação inédita de Sueli Costa foi removido desta notícia do blog? Fiquei encucado por conta disto.
Denilson,
Sinceramente não sabia que ela estava fazendo tantos shows. Sabia que ela fazia um ou outro, mas não frequentemente. Infelizmente a agenda de shows dela deveria ser amplamente divulgada pelos meios de comunicação. Infelizmente isso é cada vez mais comum com os artistas de renome no Brasil como Sueli. Acabam sendo deixados de lado para que artistas cretinos e sem talento sejam amplamente divulgados e endeusados pela mídia e por um grande público consumidor de música ruim
Sueli Costa é uma excelente compositora. Talvez até a melhor mulher a fazer músicas no Brasil. Mas como cantora nunca foi grande coisa. Sempre foi a versão feminina do fenômeno "compositor-que-canta" que assolou a MPB com a chegada da Bossa-Nova, e que tem em Tom Jobim, Belchior, Chico Buarque, Francis Hime, entre outros, grandes representantes.
Simone, Elis Regina, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Gal Costa, Nana Caymmi, grandes inérptres, essas sim, deram cor e densidade a obra de Sueli.
O que é uma vida de artista, no mercado comum da vida humana... Salve Sueli, de versos fortes lindos e precisos!
Grande compositora, uma das maiores entre as poucas projetadas nos anos 1970 que realmente compõem bem, ao lado de Joyce Moreno, Angela Roro, Fátima Guedes, Marina Lima, Lecy Brandão, Marlui Miranda e Tetê Espíndola. Por isso, merece ter a (pequena, mas impactante) obra completa na EMI-Odeon relançada em cd. E, além de tudo, a voz e o cantar são perfeitos para as suas criações, que tiveram o bom senso de engatar parceria com grandes letristas como Abel Silva ou Victor Martins, por exemplo. De 1979 para cá, não surgiu nenhuma outra compositora que valha a pena ouvir 3 minutos.
Postar um comentário