Músico de formação clássica, o compositor e pianista norte-americano Dave Brubeck (6 de dezembro de 1920 - 5 de dezembro de 2012) foi um dos gigantes do jazz. E o fato de ter sido um dos poucos jazzistas a figurar na capa da revista norte-americana Time, em novembro de 1954, dá bem a medida da importância do talento de Brubeck, que saiu de cena nesta quarta-feira, 5 de dezembro de 2012, véspera de seu aniversário de 92 anos. Formado em 1951, The Dave Brubeck Quartet marcou época no jazz, com suas inovações rítmicas que viabilizaram andamentos incomuns como 5/4, 9/4 e 9/8. Nascido na Califórnia (EUA), David Warren Brubeck foi um mestre do improviso e do swing, tendo gravado álbuns antológicos como Time Out (1959), no qual despontou o standard mundial Take Five, criativo tema de autoria de seu saxofonista Paul Desmond (1924 - 1977). Brubeck viveu seu auge artístico de 1951 a 1967, ano em que se dissolveu a formação clássica de seu revolucionário Dave Brubeck Quartet. Um gênio!
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Lamentando...
Esse é eterno!
Grande Brubeck. Que possa descansar em paz! A sua bela contribuição para a música está aí, para quem quiser ouvir, ao alcance de todos.
Postar um comentário