sábado, 1 de dezembro de 2012

Para Arnaldo, CD 'Mulheres de Péricles' é 'acontecimento extraordinário'

Disco definido por Arnaldo Antunes como "um acontecimento extraordinário" no texto que escreveu para apresentá-lo, Mulheres de Péricles - CD em que 17 cantoras da nova geração dão voz a 15 músicas do compositor carioca Péricles Cavalcanti - vai ser lançado em 10 de dezembro de 2012 em edição digital. Produzido com curadoria de Nina Cavalcanti, filha de Péricles, o disco sai pela gravadora Joia Moderna, do DJ Zé Pedro, autor da ideia de revisitar a obra do compositor em tons contemporâneos. Na opinião de Arnaldo Antunes, Mulheres de Péricles é acontecimento extraordinário "por relevar a dimensão da diversificada mas concisa obra de Péricles" e "por oferecer panorama generoso (em quantidade e qualidade) das vozes femininas do Brasil surgidas nessa primeira década de século-milênio". Eis as 15 músicas e 17 cantoras do disco Mulheres de Péricles - Canções de Péricles Cavalvanti, da Joia Moderna: 

* Blues (Péricles Cavalcanti, 1981) - Céu
* Bossa Nova (Péricles Cavalcanti, 2004) - Blubell
* Canto Maneiro (Péricles Cavalcanti, 1991) - Juliana Perdigão
* Clariô (Péricles Cavalcanti, 1977) - Marietta Vidal e Mairah Rocha
* Elegia (Péricles Cavalcanti e Augusto de Campos, 1979 - a partir de poema de John Donne) - Mallu Magalhães
* Eva e Eu (Péricles Cavalcanti e Arnaldo Antunes, 1996) - Anelis Assumpção e Serena Assumpção
* Medo de Amar nº 3 (Péricles Cavalcanti, 2000) - Tiê
* Musical (Péricles Cavalcanti, 1983) - Ava Rocha
* Negro Amor (Bob Dylan em versão de Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti, 1977) - Karina Buhr
* Nossa Bagdá (Péricles Cavalcanti, 2004) - Iara Rennó
* O Céu e o Som (Péricles Cavalcanti, 1974) - Nina Becker
* Ode Primitiva (Fragmento de 'Galáxia') (Péricles Cavalcanti e Haroldo de Campos, 1991) - Bárbara Eugenia
* Porto Alegre (Nos Braços de Calipso) (Péricles Cavalcanti, 2008) - Tulipa Ruiz
* Quem Nasceu? (Péricles Cavalcanti, 1974) - Laura Lavieri
* Será o Amor? (Péricles Cavalcanti, 2004) - Juliana Kehl

14 comentários:

  1. Disco definido por Arnaldo Antunes como "um acontecimento extraordinário" no texto que escreveu para apresentá-lo, Mulheres de Péricles - CD em que 17 cantoras da nova geração dão voz a 15 músicas do compositor carioca Péricles Cavalcanti - vai ser lançado em 10 de dezembro de 2012 em edição digital. Produzido com curadoria de Nina Cavalcanti, filha de Péricles, o disco sai pela gravadora Joia Moderna, do DJ Zé Pedro, autor da ideia de revisitar a obra do compositor em tons contemporâneos. Na opinião de Arnaldo Antunes, Mulheres de Péricles é acontecimento extraordinário "por relevar a dimensão da diversificada mas concisa obra de Péricles" e "por oferecer um panorama generoso (em quantidade e qualidade) das vozes femininas do Brasil surgidas nessa primeira década de século-milênio" (clique aqui para ler o texto de Arnaldo Antunes no site criado por Nina Cavalcanti para divulgar o disco). Eis as 15 músicas e 17 cantoras do disco Mulheres de Péricles - Canções de Péricles Cavalvanti:

    * Blues (Péricles Cavalcanti, 1981) - Céu
    * Bossa Nova (Péricles Cavalcanti, 2004) - Bluebell
    * Canto Maneiro (Péricles Cavalcanti, 1991) - Juliana Perdigão
    * Clariô (Péricles Cavalcanti, 1977) - Marietta Vidal e Mairah Rocha
    * Elegia (Péricles Cavalcanti e Augusto de Campos, 1979 - a partir de poema de John Donne) - Mallu Magalhães
    * Eva e Eu (Péricles Cavalcanti e Arnaldo Antunes, 1996) - Anelis Assumpção e Serena Assumpção
    * Medo de Amar nº 3 (Péricles Cavalcanti, 2000) - Tiê
    * Musical (Péricles Cavalcanti, 1983) - Ava Rocha
    * Negro Amor (Bob Dylan em versão de Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti, 1977) - Karina Buhr
    * Nossa Bagdá (Péricles Cavalcanti, 2004) - Iara Rennó
    * O Céu e o Som (Péricles Cavalcanti, 1974) - Nina Becker
    * Ode Primitiva (Fragmento de Uma Galáxia) (Péricles Cavalcanti e Haroldo de Campos, 1991) - Barbara Eugênia
    * Porto Alegre (Nos Braços de Calipso) (Péricles Cavalcanti, 2008) - Tulipa Ruiz
    * Quem Nasceu (Péricles Cavalcanti, 1974) - Laura Lavieri
    * Será o Amor? (Péricles Cavalcanti, 2004) - Juliana Kehl

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Céu e Nina Becker, curiosa pra ouvir a faixa das duas.

    ResponderExcluir
  3. De todas as mulheres do Péricles eu só tenho ciúmes da Céu mesmo.
    As outras ele pode casar e ser feliz.

    ResponderExcluir
  4. No site do disco diz-se que o lançamento virtual é 10 de dezembro. E o lançamento físico, quando será? Acho chato essa coisa de fazer lançamento virtual antes da versão física do disco. Deveria ser o contrário.

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa: não tem texto nenhum de Arnaldo Antunes no site do disco. Já procurei em tudo lá, e nada.

    ResponderExcluir
  6. Capa feia desse disco, não gostei. Alguams capas da Jóia Moderna não tem ficado interessantes em seus últimos lançamentos. Ansioso para ouvir a versão da Céu, Nina, Anelis e Tulipa.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Capa esquisita mesmo, devo entender depois. A Blubell (E não Bluebell, Mauro, corrija aí) é novidade na lista, pelo menos ela não estava na última que li. As versões da Tulipa, Karina Buhr e da própria Bel são ao que mais espero.

    ResponderExcluir
  9. oi, Renan, grato pelo toque da grafia do nome da Blubell, já corrigida (ela estava no elenco original, sim - a menos que sua faixa tenha saído do disco). Abs, MauroF

    ResponderExcluir
  10. o mercado é cada vez mais digital, isso não tem volta, o importante é que saia um cd para quem quiser comprar, antes ou depois

    ResponderExcluir
  11. Céu é a nossa Sade Adu Brasileira.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Quero ver essas novas cantoras cantando essas músicas tão bem gravadas pela Gal.

    ResponderExcluir
  14. Como o disco se chama "Mulheres de Péricles", seria muito mais interessante reunir na capa do disco todas as cantoras em pé, numa foto em preto-e-branco, e apenas o cantor, sentado num trono, e todas estas cantoras o rodeando. Seria cool!!!

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.