Mauro Ferreira no G1

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quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Boyle dá voz a temas de musicais em 'Standing ovation' já sem impactar

Resenha de CD
Título: Standing ovation - The greatest songs from the stage
Artista: Susan Boyle
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * 1/2

Standing ovation (2012) é o quarto álbum de Susan Boyle, cantora escocesa que foi fenômeno midiático de 2009 ao ter sua participação no programa Britain's got talent propagada em escala mundial pela internet. Tudo por conta de arrebatadora interpretação de I dreamed a dream ((Claude Shonberg, Alain Boubliu e Herbert Kretzmer, 1980), tema do musical Os miseráveis. Boyle - o mundo já sabe - é cantora de linhagem nobre, de voz de longo alcance, talhada para encarar com pompa temas de musicais como o que lhe deu fama global e a oportunidade de iniciar tardiamente sua carreira fonográfica. Por isso, Standing ovation - The greatest songs from the stage já não causa o menor impacto no ouvinte com sua reunião de 11 temas propagados em musicais de teatro e cinema. Sob a batuta orquestral dos produtores Richard Biff Stannard e Ash Howes, Boyle canta (quase) todos divinamente. Nada surpreende, exceto a divisão inusitada experimentada pela cantora em Somewhere over the rainbow (Harold Arlen e E. Y Harburg, 1939), do filme O mágico de Oz. Contudo, nada é tampouco ruim. Com contenção, Boyle oferece bela interpretação de Send in the clows (Stephen Sondheim, 1973) - tema do musical A light night music - para citar somente um exemplo. Mas o fato é que temas como Memory (Andrew Lloyd Webber e Trevor Nunn, 1981) - clássico do musical Cats (1981) - já ganharam interpretações similares de cantoras como Elaine Page e Barbra Streisand. Por mais bela que seja a voz de Boyle, que emoção pode causar seu dueto com Donny Osmond em All i ask of you (Andrew Lloyd Webber, 1986), tema do musical O fantasma da ópera já tantas vezes cantado no mesmo tom? Sem falar que Boyle não encontra o tom ideal de The winner takes it all (Björn Ulvaeus e Benny Andersson, 1980), sucesso do extinto quarteto ABBA que somente virou tema de teatro a partir da estreia do musical Mamma mia! (1999). Em contrapartida,  o dueto com Michael Crawford em The music of the night (Andrew Lloyd Webber e Charles Hart, 1986) - outro tema de O fantasma da ópera - prima pela delicadeza. Fãs do estilo clássico de Boyle também vão apreciar sua bonita abordagem de Bring me home (Claude Shonberg, Alain Boubliu e Herbert Kretzmer, 1980), tema de Os miseráveis. Mas Standing ovation termina sem causar um impacto como o provocado pela interpretação de Boyle para Perfect day (Lou Reed, 1972), quando a cantora eliminou o cinismo da balada de Reed para adequá-la ao tom celestial de seu álbum natalino The gift (2010). Envolta em sua redoma clássica, Susan Boyle alcança todas as notas com sua voz poderosa - de beleza e potência raras - mas o alcance de seu quarto álbum é (bem) menor.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Standing Ovation é o quarto álbum de Susan Boyle, cantora escocesa que foi o fenômeno midiático de 2009 ao ter sua participação no programa Britain's Got Talent propagada em escala mundial pela internet. Tudo por conta de arrebatadora interpretação de I Dreamed I Dream ((Claude Shonberg, Alain Boubliu e Herbert Kretzmer, 1980), tema do musical Os Miseráveis. Boyle - o mundo já sabe - é cantora de linhagem nobre, de voz de longo alcance, talhada para encarar com pompa temas de musicais como o que lhe deu fama global e a oportunidade de iniciar tardiamente sua carreira fonográfica. Por isso, Standing Ovation - The Greatest Songs From The Stage já não causa o menor impacto no ouvinte com sua reunião de 11 temas propagados em musicais de teatro e cinema. Sob a batuta orquestral dos produtores Richard Biff Stannard e Ash Howes, Boyle canta (quase) todos divinamente. Nada surpreende, exceto a divisão inusitada experimentada pela cantora em Somewhere Over The Rainbow (Harold Arlen e E. Y Harburg, 1939), do filme O Mágico de Oz. Contudo, nada é tampouco ruim. Com contenção, Boyle oferece bela interpretação de Send In The Clows (Stephen Sondheim, 1973) - tema do musical A Light Night Music - para citar somente um exemplo. Mas o fato é que temas como Memory (Andrew Lloyd Webber e Trevor Nunn, 1981) - clássico do musical Cats (1981) - já ganharam interpretações similares de cantoras como Elaine Page e Barbra Streisand. Por mais bela que seja a voz de Boyle, que emoção pode causar seu dueto com Donny Osmond em All I Ask of You (Andrew Lloyd Webber, 1986), tema do musical O Fantasma da Ópera já tantas vezes cantado no mesmo tom? Sem falar que Boyle não encontra o tom ideal de The Winner Takes It All (Björn Ulvaeus e Benny Andersson, 1980), sucesso do extinto quarteto ABBA que somente virou tema de teatro a partir da estreia do musical Mamma Mia! (1999). Em contrapartida, o dueto com Michael Crawford em The Music of the Night (Andrew Lloyd Webber e Charles Hart, 1986) - outro tema de O Fantasma da Ópera - prima pela delicadeza. Fãs do estilo clássico de Boyle também vão apreciar sua abordagem de Bring me Home (Claude Shonberg, Alain Boubliu e Herbert Kretzmer, 1980), tema de Os Miseráveis. Mas Standing Ovation termina sem causar um impacto como o provocado pela interpretação de Boyle para Perfect Day (Lou Reed, 1972), quando a cantora eliminou o cinismo da balada de Reed para adequá-la ao tom celestial de seu álbum natalino The Gift (2010). Envolta em sua redoma clássica, Susan Boyle alcança todas as notas com sua voz poderosa - de beleza e potência raras - mas o alcance de seu quarto álbum é (bem) menor.

Rafael disse...

O disco no geral é bom, porém não surpreende como o primeiro, que todo mundo esperava com grandes expectativas. Aliás, quando ela fará shows por aqui no Brasilzão?