domingo, 27 de janeiro de 2013

Filhos de Platão ressoam apego a 'Baque solto' 30 após edição do disco

Bela música que fecha o CD Dias de Blumer, recém-lançado pelo cantor e compositor Eduardo Aguiar (o Edu A.) sob o codinome Filhos de Platão, Toada do mar é cantada por Lenine. E não é por acaso que essa parceria de Edu A. com Pedro Osmar - cantor, compositor e músico paraibano que fundou nos anos 70 o grupo Jaguaribe Carne, ponto de aglutiação de vários artistas nordestinos - ganhou a voz de Lenine. O disco do Filhos de Platão é inspirado na influência que o disco Baque solto (1983) - o álbum lançado há 30 anos e dividido por Lenine com Lula Queiroga - exerceu sobre um grupo de pessoas, mesmo o LP tendo obtido pouca repercussão comercial. Toada do mar é o maior destaque de repertório inédito (e irregular) que apresenta parcerias de Edu A. com João Cavalcanti (filho de Lenine, coautor de Mosaico) e Ivan Santos (parceiro de Lenine, letrista da faixa Imenso). O CD foi gravado entre 2011 e 2012.

10 comentários:

  1. Visite a página de Notas Musicais no Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Se tem Lenine no meio, deve ter coisa boa então. Vamos aguardar pra ver.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ouvir a música que o Lenine canta, deve ser muito boa.
    E Baque Solto é um discaço um dos melhores dele.

    ResponderExcluir
  4. Maria e Rafael e quem mais postar algo mais por aqui, demonstrando algum interesse no trabalho, por favor, enviem um email pra bandafilhosdeplatao@gmail.com, contendo seu endereço postal e como cortesia, enviarei o CD de presente para cada um de vocês...será um prazer e uma forma mais de divulgar esse trabalho.

    Abraço a todos e obrigado pelas palavras.

    Edu A.
    Filhos de Platão
    bandafilhosdeplatao@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, vi pelo face do Lenine Fan ClubÃo e fiquei bastante empolgado com o projeto. Quero ouvir esse disco!!!
    Parabéns pela iniciativa.

    Hugo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo projeto. Quero muito ouvir o disco. Com este pessoal aí, só pode ter músicas geniais.
    Enviarei o e-mail.

    Hugo

    ResponderExcluir
  7. Chegou por aqui... O CD é muito bacana, principalmente pros que (como eu) foram influenciados pelo "Baque Solto".

    Aproveito pra fazer minha propaganda (se Mauro permitir):

    http://www.passadisco.com.br/mpb/cd-dias-de-blumer-filhos-de-platao-e-amigos/

    ResponderExcluir
  8. Recebi o disco, ouvi e gostei. Segue a minha opinião acerca dele (ainda que tardia):

    1) Anestesia: para mim é uma bela balada de amor em ritmo de rock, que em nada fica a dever as grandes canções de amor que são sucesso mundo afora.

    2) Junto Com Você: a referência a "Ovelha Negra", de Rita Lee, é justificativa para uma descarada (no bom sentido) declaração de amor, em meios aos acordes sinuosos de uma guitarra.

    3) Mulher Imperfeita: a letra é um dos pontos altos da canção. O tom debochado da mesma acaba por trazer uma sensação de leveza ao álbum.

    4) Corno É Isso Mesmo: a bela e instropectiva voz de Isabela Fernandes para esta canção em ritmo de forró com o título debochado da canção acaba por evocar as canções de amor melosas de Waldick Soriano, numa letra que abrange os existencialismos da vida.

    5) Sinais: a letra, inspirada, nos faz refletir sobre os diversos sinais que esbarramos em nosso dia-a-dia.

    6) Ananda: a interpretação inspirada de Kátia Moraes mostra as desilusões amorosas do ser humano. A levada suave da melodia, nos remete a uma canção praieira, que termina a letra de maneira otimista, mostrando o quão importante é reencontrar o amor no próximo (e em si mesmo) até então perdido.

    7) Mosaico: como bem define o título, ela é um mosaico de sonoridades, aliada a interpretação única de Elisa Addor.

    8) Imenso: clássica canção de amor, na voz de um dos remanescentes do disco "Baque Solto", Ivan Santos. Destaque para a excelente letra de Edu A. e do próprio Ivan.

    9) Os Meninos: tocante homenagem de Edu A. aos envolvidos no mítico LP "Baque Solto". A emoção rola solta nesta letra de autoria de Edu A. E Mônica B.

    10) Toada do Mar: Lenine dá voz a esta canção de sonoridade de tom interiorano uma interpretação toda inspirada, dando uma tranquila sensação de paz e calmaria.

    ResponderExcluir
  9. Um CD muito bacana em que se descobrem coisas novas toda vez que se ouve. Ponto pro Edu!

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.