Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Perspectiva 2013: Notas musicais que serão dadas ao longo do ano novo
* Arnaldo Antunes festeja 20 anos de carreira solo com reedição de seus álbuns em caixa
* Caetano Veloso estreia o show Abraçaço, que ganha registro em DVD até o fim de 2013
* Com público ampliado após turnê pelo Brasil, Filipe Catto lança o seu primeiro DVD
* Jota Quest grava o primeiro CD de inéditas em cinco anos, sucessor de La plata (2008)
* Em turnê pelo Brasil e pelo mundo, Marisa Monte grava o show Verdade uma ilusão
* Ney Matogrosso grava em estúdio disco baseado no show em que canta Criolo e Lenine
* Orquestra Imperial vai lançar seu primeiro registro ao vivo de show em CD e em DVD
* Há cinco anos sem lançar repertório, grupo Skank prepara enfim um disco de inéditas
* O Brasil celebra em discos e shows o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes
14 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Feliz 2013, Mauro!!
ResponderExcluirQue neste ano tenhamos muitas boas notícias no Blog Notas Musicais e que mais pessoas possam se juntar para fazer comentários inteligentes, como até então tem acontecido!
Saúde e Sucesso!!
Abraçaço
Na expectativa para que seja lançado pelos discos novos do Ney, da Orquestra Imperial, do Skank e do primeiro DVD do Catto. Que venham trabalhos pautados na boa qualidade musical de sempre. Que 2013 seja um ano de muitos lançamentos bons na área musical.
ResponderExcluir
ResponderExcluir* Zizi Possi lança CD e DVD do show "Tudo se transformou"
* Madonna lança DVD da polêmica turné "MDNA"
Pois bem: hora de fazermos o levantamento das boas notas que seriam dadas em 2012.
ResponderExcluir"O grupo Skank lança seu nono álbum de inéditas depois de celebrar 20 anos de carreira" - Falhou... renovada agora, embora os fãs tenham sido afagados com "Skank 91".
"Marisa Monte vai estrear em maio a turnê do disco 'O Que Você Quer Saber de Verdade'" - Por sinal, tido e havido como um dos melhores shows do ano.
"O Brasil chora a saudade de Elis Regina, 30 anos após a morte precoce da 'Pimentinha'" - E como chorou - até demais, acho! Seja com projetos bons (as irretocáveis caixas de Rodrigo Faour para a Universal, a exposição "Viva Elis"), razoáveis (confesso que achei que "Redescobrir" ia causar um frisson maior) e medianos ("Elis por eles" tem uma ideia interessante, mas feita meio apressadamente).
"Maria Bethânia lança álbum com músicas de Djavan, Roque Ferreira e Chico Buarque" - "Oásis de Bethânia" é bom CD, mas inferior à dobrada "Tua/Encanteria", ou "Maricotinha", elogiados de cabo a rabo.
"Revelação de 2009, Tulipa Ruiz lança seu segundo álbum e parte em turnê pelo Brasil" - E "Tudo Tanto" foi um dos grandes lançamentos do ano para muitos. Tulipa é, hoje, o que CéU foi em 2008/09/10: a "cantora da hora", talvez ao lado de Gaby Amarantos.
"Feliz com o sucesso de Gal, Caetano Veloso já grava seu terceiro álbum com a BandaCê" - Aos 47 do 2º tempo, mas afinal saiu "Abraçaço".
"A gravadora Joia Moderna prepara tributo à música do compositor Guilherme Arantes" - Saiu.
"O Brasil recorda voz emblemática de Francisco Alves, 60 anos após a morte do cantor" - Menos do que se esperava, diga-se de passagem. Que possa recordar mais o centenário de Vinícius.
"Otto lança seu sexto disco solo, com sonoridade afro-progressiva e toques de latin jazz" - Já pronto, mas fica para 2013.
"Mart'nália lança CD produzido por Djavan com temas de compositores como Dani Black" - "Não tente compreender" pode ser considerado um passo à frente na carreira da filha de Martinho.
Abraços e um 2013 cheio de música a todos.
Felipe dos Santos Souza
Oi, Felipe, feliz 2013! Só um detalhe: o disco do Otto saiu. É o Moon 1111. A sonoridade ficou distante do latin jazz, mas o disco está aí. Abs, MauroF
ResponderExcluirGrato, Vladimir. Feliz 2013 para vc e para todos os leitores de Notas Musicais. Abs, MauroF
ResponderExcluirEspero o show de Caetano, o Disco de inéditas de Ney, DVD da Orquestra Imperial, o de Marisa, e as homenagens ao centenário do Poetinha.
ResponderExcluirQue 2013, seja um ano bem produtivo em termos musicais com muitos lançamentos de Cds, Dvds de qualidade e shows pra gente!
De fato, Mauro. É que eu só me liguei na versão em EP, encartada na revista "Trip", e achei que a edição completa sairia em 2013. Obrigado - e desculpe pelo erro.
ResponderExcluirAproveito e desejo uma coisa própria: que Bridgit Mendler (o mais recente produto da fábrica Disney) continue na música e evolua, dando prosseguimento à linha diferente que mostrou, distante de seus pares e outras estrelas da atualidade, inspirando-se mais na melancolia em moda na música britânica (Adele, Florence & The Machine, Marina & The Diamonds, Ellie Goulding).
Felipe dos Santos Souza
Essa Patetinha da Disney está deixando sua cabeça na lua, Felipe.
ResponderExcluirE não é a 1111 do Otto.
Antes fosse.
Fui ver as fotos dela, a música não tive coragem, e, hummmmmm, é justo! :-)
PS: Esse DVD da Orquestra Imperial eu compro assim que sair!
Faltou comentar o lançamento do dvd da Gal
ResponderExcluirSimone comemora 40 anos de carreira com novo CD ainda no primeiro semestre.
ResponderExcluirAnsioso pelo lançamento do novo álbum de Ana Carolina! Será que sai em que mês, hein?
ResponderExcluir2012 foi um ano fraco pra música brasileira, pelo menos para o meu gosto, vide o espaço que acabou sobrando para o surgimento de hits dispensáveis de michel telo, gusttavo lima e companhia ltda. O hiato para lançamento de inéditas de artistas que aprecio como Jota Quest, Skank e Ana Carolina já soa incomodo. Os albuns fracos da Gadu e da Taviani ainda ajudaram a piorar o (meu)cenário. Foi o ano da musica britanica, dominaram meu player...Adele, Ed Sheeran, Florence, Emeli Sande, Ellie Goulding, Coldplay, Noel Gallagher foram uma injeçao saudavel de hits com conteudo e originalidade no mercado. Dos lançamentos americanos, destaco Red, The Truth About Love e Warrior, boas incursões femininas pelo pop rock.
ResponderExcluirespero um ano cheio de notas!
ResponderExcluirsucesso, Mauro!
e pra adicionar:
- o dvd de Criolo e Emicida dirigido por Paula Lavigne
- a trilha pra teatro e a homenagem a Nelson Cavaquinho de Rômulo Fróes
- vinis! muitos vinis