quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Box com CDs e DVD flagra Miles na Europa em 1967 à beira da revolução

Em 1967, quando excursionou pela Europa com seu segundo quinteto, Miles Davis (1926 - 1991) estava à beira de fazer (mais uma) revolução no jazz, burilando o som que viria a ser rotulado com fusion. Lançado no Brasil neste mês de janeiro de 2013, pela gravadora Sony Music, o box Miles Davis Quintet - Live in Europe 1967 - The bootleg series vol. 1 (2011), registra em três CDs e um DVD shows dessa turnê feita pelo trompetista norte-americano com Herbie Hancock (no piano), Ron Carter (no baixo), Tony Williams (na bateria) e Wayne Shorter (no sax tenor). O CD 1 registra o show feito pelo grupo em 28 de outubro de 1967 na Antuérpia, Bélgica. O CD 2 traz sete números do show realizado pelo Miles Davis Quintet em Copenhague, na Dinamarca, em 2 de novembro de 1967. Já o terceiro CD - o mais valioso, por apresentar fonogramas até então inéditos - enfileira oito números do show feito pelo trompetista no Paris Jazz Festival, na França, em 6 de novembro de 1967. Com o mesmo alto valor documental do CD 3, por exibir as únicas imagens disponíveis do quinteto em ação, o DVD apresenta o registro audiovisual do concerto feito em 7 de  novembro de 1967, em Karlsruhe, Alemanha. Para os amantes brasileiros do jazz, o box Miles Davis Quintet - Live in Europe 1967 - The bootleg series vol. 1 é luxo de mercado fonográfico que tem dado pouca atenção ao gênero.

4 comentários:

  1. Em 1967, quando excursionou pela Europa com seu segundo quinteto, Miles Davis (1926 - 1991) estava à beira de fazer (mais uma) revolução no jazz, burilando o som que viria a ser rotulado com fusion. Lançado no Brasil neste mês de janeiro de 2013, pela gravadora Sony Music, o box Miles Davis Quintet - Live in Europe 1967 - The bootleg series vol. 1 (2011), registra em três CDs e um DVD shows dessa turnê feita pelo trompetista norte-americano com Herbie Hancock (no piano), Ron Carter (no baixo), Tony Williams (na bateria) e Wayne Shorter (no sax tenor). O CD 1 registra o show feito pelo grupo em 28 de outubro de 1967 na Antuérpia, Bélgica. O CD 2 traz sete números do show realizado pelo Miles Davis Quintet em Copenhague, na Dinamarca, em 2 de novembro de 1967. Já o terceiro CD - o mais valioso, por apresentar fonogramas até então inéditos - enfileira oito números do show feito pelo trompetista no Paris Jazz Festival, na França, em 6 de novembro de 1967. Com o mesmo alto valor documental do CD 3, por exibir as únicas imagens disponíveis do quinteto em ação, o DVD apresenta o registro audiovisual do concerto feito em 7 de novembro de 1967, em Karlsruhe, Alemanha. Para os amantes brasileiros do jazz, o box Miles Davis Quintet - Live in Europe 1967 - The bootleg series vol. 1 é luxo de mercado fonográfico que tem dado pouca atenção ao gênero.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que notícia é essa cara!!!
    Miles gênio!!!

    ResponderExcluir
  3. A figura de Miles fascina tanto quanto seu som.
    Ele soube se reinventar, indo sempre pra aonde quis e sem dá bola pra ninguém, à perfeição.

    PS: Quem gosta das misturas que o cara fez tem que conhecer o som do Guizado.
    Punx é minha dica.

    ResponderExcluir
  4. Ze, valeu pelo elogio a minha foto que fez em outro post era pra ter saído mais de perto.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.