Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
domingo, 10 de fevereiro de 2013
Lenine volta a ser batuqueiro do Maracatu Porto Rico em show no Recife
3 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Recife (PE) - Que baque é esse? Lenine não precisou fazer a pergunta exposta no título de sua música, lançada por Elba Ramalho no álbum Paisagem (1995). O cantor e compositor pernambucano conhecia muito bem o cadenciado baque das ondas da Nação Maracatu do Porto Rico, grupo que entrou no palco do Marco Zero, já na madrugada deste domingo 10 de fevereiro de 2013, quando Lenine terminava de cantar Que baque é esse? no show pesado que fez no principal palco do Carnaval do Recife. Há cerca de 30 anos, Lenine vivenciou a experiência de ser batuqueiro deste tradicional grupo de maracatu, fundado em 1916 na cidade de Palmares (PE). Foi em nome desse tempo, vivido na sua pré-história musical, que Lenine recebeu a Nação Maracatu do Porto Rico - vista com o artista na foto de Rodrigo Amaral - no show que encerrou o segundo dia de atrações do Marco Zero, o palco localizado no Centro Histórico do Recife. Sob a condução de Jailson Chacon Viana, atual mestre da Nação, o Maracatu Porto Rico tocou Nas águas verdes do mar, um dos temas de seu repertório. Com o toque de atabaques e abês, tambores de origens africanas, o baque diferenciado da Nação foi um banho de tradição em show pautado pela modernidade cosmopolita do repertório autoral de Lenine. Batuqueiro há mais de 30 anos, nego Lenine sabia muito bem que baque era aquele.
ResponderExcluirSet List Marco Zero em Recife/PE - 09.02.2013
ResponderExcluir01 Voltei Recife + É De Fazer Chorar
02 O Céu É Muito
03 A Balada do Cachorro Louco (Fere Rente)
04 Se Não For Eu Cegue + Sol E Chuva
05 Martelo Bigorna
06 O Homem dos Olhos de Raio X
07 Chão
08 Tudo Que Me Falta Nada Que Me Sobra (com Yuri Pimentel)
09 Envergo Mas Não Quebro (com Yuri Pimentel)
10 A Rede + O Último Pau de Arara
11 Dois Olhos Negros
12 Virou Areia
13 O Clã da Pá Virada (com Carlos Posada)
14 Retalhos (com Carlos Posada)
15 Hoje Eu Quero Sair Só
16 Relampiano
17 Candeeiro Encantado
18 Que Baque É Esse? + Nas Águas Verdes do Mar (com a Nação Maracatu Porto Rico)
19 Jack Soul Brasileiro
20 Alzira E A Torre + Me Deixa Em Paz + Me Deixa
21 Do It
Agradecimentos + Apresentação da banda
22 A Ponte
Bis:
23 Leão do Norte
24 Paciência
Adoro Lenine. Sorte do pessoal de Recife de ser brindado no Carnaval com bambas como ele, Paulinho da Viola, Zélia Duncan e outros.
ResponderExcluir