domingo, 2 de junho de 2013

Aos 80, Willie extrapola o country ao voltar (com classe) aos 'standards'

Resenha de CD
Título: Let's face the music and dance
Artista: Willie Nelson and Family
Gravadora: Legacy Recordings / Sony Music
Cotação: * * * 1/2

Associado essencialmente à música country, o cantor e compositor norte-americano Willie Nelson não é o nome que vem à mente quando se pensa em Let's face the music and dance, música composta por Irving Berlin (1888 - 1989) para filme de 1936 estrelado por Fred Astaire (1899 - 1987) e Ginger Rogers (1911 - 1995). Mas o standard é o tema que batiza Let's face the music and dance, álbum comemorativo dos 80 anos de Nelson, completados em 29 de abril de 2013. Aos 80, o ícone do country já perdeu parte da artilharia vocal de tempos áureos, mas se mantém em cena com classe. A voz grave e extremamente bem colocada com a qual o cantor interpreta Let's face the music and dance e You'll never know (Mack Gordon e Harry Warren) - música que Nelson já gravara em 1983 - é a prova da classe que pontua o álbum produzido por Buddy Cannon. Não se trata do primeiro disco de standards do artista. Stardust, álbum de 1978, também investiu nessa seara - e não foi o único disco de Nelson a reunir clássicos da música norte-americana. De todo modo, Let's face the music and dance jamais se pauta pela açucarada linha orquestral dos recentes songbooks de Rod Stewart, por exemplo, ao abordar temas como I can't give you anything but love (Dorothy Fields e Jimmy McHugh), música de 1928. As interpretações são polidas, assim como os arranjos. Com sua banda The Family, com a qual está na estrada há mais de 40 anos, Nelson extrapola o country, aditivado com toques de blues em temas como Walking my baby back home (Fred Ahlert e Roy Turk), I'll keep on loving you (Richard Coburn e Vincent Rose) e Shame on you (Spade Cooley). Entre música do próprio Nelson lançada pelo compositor em 1989 (Is the better part over, reflexão interessante para quem chegou aos 80 anos) e outro tema de Irving Berlin (Marie - The dawn is breaking, de pegada mais ruralista), os temas instrumentais Vous et moi (Claude François, Jean Bourtayre e Michel Luneau) e Nuages (Django Reinhardt) reiteram a habilidade de Nelson no toque de sua guitarra, a Trigger. Enfim, Let's face the music and dance sopra algum vigor na obra fonográfica de Willie Nelson sem perder a classe.

Um comentário:

  1. Associado essencialmente à música country, o cantor e compositor norte-americano Willie Nelson não é o nome que vem à mente quando se pensa em Let's face the music and dance, música composta por Irving Berlin (1888 - 1989) para filme de 1936 estrelado por Fred Astaire (1899 - 1987) e Ginger Rogers (1911 - 1995). Mas o standard é o tema que batiza Let's face the music and dance, álbum comemorativo dos 80 anos de Nelson, completados em 29 de abril de 2013. Aos 80, o ícone do country já perdeu parte da artilharia vocal de tempos áureos, mas se mantém em cena com classe. A voz grave e extremamente bem colocada com a qual o cantor interpreta Let's face the music and dance e You'll never know (Mack Gordon e Harry Warren) - música que Nelson já gravara em 1983 - é a prova da classe que pontua o álbum produzido por Buddy Cannon. Não se trata do primeiro disco de standards do artista. Stardust, álbum de 1978, também investiu nessa seara - e não foi o único disco de Nelson a reunir clássicos da música norte-americana. De todo modo, Let's face the music and dance jamais se pauta pela açucarada linha orquestral dos recentes songbooks de Rod Stewart, por exemplo, ao abordar temas como I can't give you anything but love (Dorothy Fields e Jimmy McHugh), música de 1928. As interpretações são polidas, assim como os arranjos. Com sua banda The Family, com a qual está na estrada há mais de 40 anos, Nelson extrapola o country, aditivado com toques de blues em temas como Walking my baby back home (Fred Ahlert e Roy Turk), I'll keep on loving you (Richard Coburn e Vincent Rose) e Shame on you (Spade Cooley). Entre música do próprio Nelson lançada pelo compositor em 1989 (Is the better part over, reflexão interessante para quem chegou aos 80 anos) e outro tema de Irving Berlin (Marie - The dawn is breaking, de pegada mais ruralista), os temas instrumentais Vous et moi (Claude François, Jean Bourtayre e Michel Luneau) e Nuages (Django Reinhardt) reiteram a habilidade de Nelson no toque de sua guitarra, a Trigger. Enfim, Let's face the music and dance sopra algum vigor na obra fonográfica de Willie Nelson sem perder a classe.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.