Primeiro livro do jornalista carioca Mauro Ferreira na área musical, Cantadas - A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical analisa a produção fonográfica de 25 cantoras do Brasil ao longo de 25 anos, compreendendo o período 1987 - 2012. Com prefácio do DJ Zé Pedro e projeto gráfico de Rodrigo Amaral, o livro vai ser lançado a partir das 18h de 17 de julho de 2013, em noite de autógrafos no restaurante Ettore Cucina Italiana, no Leblon, no Rio de Janeiro (RJ). Em ordem alfabética, as 25 cantoras enfocadas afetivamente no livro - uma edição independente do autor, produzida pela empresa carioca OrganoGrama Livros - são Adriana Calcanhotto, Alcione, Ana Carolina, Ângela Ro Ro, Beth Carvalho, Cássia Eller (1962 – 2001), Cida Moreira, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Elza Soares, Gal Costa, Maria Bethânia, Maria Gadú, Maria Rita, Marina Lima, Marisa Monte, Mart’nália, Nana Caymmi, Roberta Sá, Sandra de Sá, Teresa Cristina, Tulipa Ruiz, Vanessa da Mata, Zélia Duncan e Zizi Possi. Divas!!
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
45 comentários:
Primeiro livro do jornalista carioca Mauro Ferreira na área musical, Cantadas - A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical analisa a produção fonográfica de 25 cantoras do Brasil ao longo de 25 anos, compreendendo o período 1987 - 2012. Com prefácio do DJ Zé Pedro e projeto gráfico de Rodrigo Amaral, o livro vai ser lançado a partir das 18h de 17 de julho de 2013, em noite de autógrafos no restaurante Ettore Cucina Italiana, no Leblon, no Rio de Janeiro (RJ). Em ordem alfabética, as 25 cantoras enfocadas afetivamente no livro - uma edição independente do autor, produzida pela empresa carioca OrganoGrama Livros - são Adriana Calcanhotto, Alcione, Ana Carolina, Ângela RoRo, Beth Carvalho, Cássia Eller (1962 – 2001), Cida Moreira, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Elza Soares, Gal Costa, Maria Bethânia, Maria Gadú, Maria Rita, Marina Lima, Marisa Monte, Mart’nália, Nana Caymmi, Roberta Sá, Sandra de Sá, Teresa Cristina, Tulipa Ruiz, Vanessa da Mata, Zélia Duncan e Zizi Possi. Divas!!
cantei essa bola há um tempo mas o Mauro não publicou meu post. Colunista Leo Dias já havia publicado a notícia.
Senti falta de uma aí....Paula Toller!!!!!
Senti falta de uma cantora aí...Paula Toller!!!
Bom dia, Mauro,
Muita gente vai sentir falta de muitas cantoras e etc etc etc, mas o que pra mim importa mais é o fato de que esse é o tipo de livro que faz falta no cenário da crítica da música popular brasileira. Acredito que com sua larga experiência no assunto, você irá nos brindar com um livro leve e afetuoso, como todo bom fã de cantoras gosta. Espero poder estar na noite de autógrafos e adquirir meu exemplar!
Bola dentro, Mauro! Que venham os próximos 25 anos!!!
Abraços,
Alexandre Siqueira
Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Cássia Eller, Maria Gadú, Maria Rita, Marisa Monte <3 Mal posso esperar. A narrativa será cronológica ou dividida uma parte pra cada cantora sem sequência temporal?
Que maravilha. Vou lá adquirir o meu.
Abração
Denilson
oh, Simone ficou de fora... abraços e sucesso, Mauro!
oh, Simone ficou de fora... sucesso e abraços, Mauro!
Mas a Paula Toller ainda não é diva!
Feliz pela presença da Daniela Mercury.
Daniel, cada cantora tem sua obra analisada em um texto separado, em ordem alfabética. Aviso aos navegantes: eu mesmo sinto falta de outras 25 cantoras. O Brasil é o país das cantoras. Não dava para entrar todo mundo. Abs, MauroF
Que excelente notícia! Vindo de quem vem já se torna um item obrigatório. Parabéns, Mauro!
Na verdade; Elis, Gal, Bethânia, Simone, Clara e outras já foram viradas do avesso. Talvez possam simbolizar uma passagem de bastão. Estou curioso pelo que, pra mim, pode ser novo.
Muito obrigada! Presentaço do Mauro pra gente.
Mauro, no lugar de Maria Gadu eu colocaria Céu sem pensar duas vezes!
Ângela Maria de fora? Mas que fora! De qualquer forma, desejo sucesso no lançamento do livro. Onde você arranja tanto tempo assim, até para escrever livros? Tá podendo, hein? Rs.
Mauro, é possível adquirir um autografado e receber o mesmo em Portugal?
Aquele abraço,
Jonas
Sim, Jonas, vai ser possível. Eu vou abrir um canal de vendas aqui pelo Notas Musicais após o lançamento. Abs, MauroF
Como desconheço o critério de escolha das cantoras que tiveram sua obra fonográfica analisada, respeito e parabenizo o autor pelo projeto. Se a relevância foi um dos critérios, certamente não o único, pra justificar que Maria Gadú mereça destaque e Paula Toller, não. Só lamento, pois gostaria de saber o que o Mauro Ferreira pensa de sua arte.
É um trabalho corajoso falar de apenas 25 cantoras no país das cantoras. A falta mais notada por mim nesta relação é de Fafá de Belém, que tanto fez, tanto faz e tanto representa para o meio e para o Brasil. Sucesso.
Apenas arrisco que a razão da Paula Toller ter ficado de fora seria porque a maior parte do trabalho dela é como vocalista de uma banda. Pelo menos é como ela é reconhecida no mercado, apesar de ter lançado alguns discos solo.
Abração
Denilson
Parabéns, Mauro!! Ansioso para desfrutar do livro, principalmente após assistir sua entrevista no programa Sem Censura, onde, curiosamente, você respondeu à maioria dos questionamentos dos amigos que visitam seu blog.
Super Sucesso!!!!!!!
Da nova geração, senti falta da Ana Cañas e da Monique Kessous.
Só feras na escolha Mauro! Parabéns!
Parabéns antecipadamente e muito sucesso, Mauro. A julgar pela sua coluna Notas Musicais essa será, certamente, uma leitura obrigatória para quem curte MPB. Sinto muita falta de Simone na sua lista de contempadas. Não dá pra negar, por mais que se queira, a presença (forte) dessa baiana no cenário musical brasileiro.
Daniela Mercury arrasando! =D
Gente, qual a Distribuidora etc... Lança quando!?
Adorei a seleçao escolhida, e gostei de ver as minhas 3 preferidas na seleçao. Daniela, Maria Bethania e Marisa. Super valido.
Maria Rita: que alegria, que orgulho de tê-la em seu livro! Parabéns, Mauro! Muito sucesso para você. Cida Cabanas
Tomara que tenha o Mauro faça alguma daquelas divulgações em alguma livraria de SP com tarde de autógrafos e tal, pra eu ter minha edição carimbada do livro haha.
Só vi agora esse post. CLARO que eu comprarei! Aguardo a chegada por essas bandas. Sucesso, meu caro crítico! Abs
ivete merecia ta nesse livro, esse ano ela completa 20 anos de carreira enfim , mesmo assim o livro vai ser sucesso.
Atrasado, mas ainda em tempo de aproveitar o "paraíso astral que começa": Parabéns pelo aniversário, Mauro! Tudo de bom!!!
Quero muito ler o livro. Boa sorte no lançamento. Aguardo para adquirir o meu. Com certeza está incrível!
Abraço!
Concordo com minha amiga Maricota - faltou Céu.
Mas não no lugar de Gadú, elas trafegam em campos diferentes, e sim no da Tulipa.
Gosto à parte, Céu é mais relevante e ilustraria melhor essa cena paulista.
No mais, parabéns Mauro, ficou bem distribuído e representativo as escolhas.
Sentida ausência de Simone ... (mesmo com a explicação já dada pelo Mauro)
Tô bege! Incluir Mart’nália e deixar de fora CLARA, ELIS, ANGELA, NARA e LENY ANDRADE é lamentável e decepcionante.
Pior é incluir Tulipa Ruiz (ilustre desconhecida) e a própria Teresa Cristina, Roberta Sá e Maria Rita que não tem discografias grandes e deixar de fora uma Dona Ivone Lara.
Senti falta de Xoelma Calypssooonnnn.
mauro, vc poderia nos informar sobre a forma para comprar seu livro? grato.
Fernando e demais comentaristas do post: estou acertando a distribuição do livro em escala nacional com uma empresa, o que deve acontecer em agosto. Mas o livro será vendido a partir do dia 18 pelo Notas Musicais, diretamente comigo. Aguardem as informações. Abs, grato a todos pelo interesse, MauroF
Mauro, parabéns! De você só pode vir coisa boa e aguardo ansiosamente. Abs, JC.
#fica a dica, os inconformados podem pesquisar e lançar um livro com as cantoras que ficaram de fora...
O livro é do Mauro e ele coloca quem ele quiser... Mas deixar de fora Simone e Fafá e colocar Tulipa e Gadu????? Sem sentido... Aliás.. sentido até tem... mas só o autor e meia dúzia que devem saber...;)
Maria Rita?
A cada letra sentimos falta de uma cantora...Clara Nunes e Leni Andrade...
Fafá de Belém em quase 40 anos já gravou de tudo e está ai até hoje... ficar de fora?
E a ângela Maria? Sem comentários...
Postar um comentário