♪ Primeiro álbum solo da pianista, cantora e compositora carioca Bianca Gismonti, Sonhos de nascimento evoca tradições da família da artista, filha de Egberto Gismonti. Se o vivaz tema instrumental Festa no Carmo cita já no título a cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro que deu Egberto ao mundo da música, Filha de Acari - uma das quatro músicas letradas e cantadas por Bianca no CD recém-lançado pela gravadora Biscoito Fino - reverencia a mãe da artista, a atriz Rejane Medeiros. Sonhos de nascimento expõe o talento da pianista, que já lançou dois CDs, Duo Gisbranco (Delira Música, 2008) e Flor de abril (Delira Música, 2011), como metade do Duo Gisbranco, formado por Bianca com a também pianista Claudia Castelo Branco, cuja recém-nascida filha Lis é celebrada na música-título Sonhos de nascimento. O tema instrumental 28 anos - composto no dia do 28º aniversário da pianista - exala lirismo ao refletir sobre o tempo. Feita em reverência a Francisco Bosco, a quem Bianca chegou a convidar para escrever os versos da música, O letrista incorpora alguns versos de Eugenio Dale na letra escrita afinal pela própria Bianca Gismonti. Já Entre amigos - tema originado de improvisações feitas por Bianca com o pianista Philippe Baden Powell - tem sopros orquestrados por Vittor Santos. Entre homenagens ao músico indiano Sri Hanuman (na faixa que fecha o CD, O voo de Hanuman, com direito à percussão e à voz do artista pernambucano Naná Vasconcellos) e à filha de um casal de amigos (musa inspiradora de Clarinha), Bianca Gismonti junta referências afetuosas e familiares ao longo das onze músicas de disco que soa como relicário de vivências da artista. O CD Sonhos de nascimento já está nas lojas.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Primeiro álbum solo da pianista, cantora e compositora carioca Bianca Gismonti, Sonhos de nascimento evoca tradições da família da artista, filha de Egberto Gismonti. Se o vivaz tema instrumental Festa no Carmo cita já no título a cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro que deu Egberto ao mundo da música, Filha de Acari - uma das quatro músicas letradas e cantadas por Bianca no CD recém-lançado pela gravadora Biscoito Fino - reverencia a mãe da artista, Rejane Medeiros. Sonhos de nascimento expõe o talento da pianista, que já lançou dois CDs, Duo Gisbranco (Delira Música, 2008) e Flor de abril (Delira Música, 2011), como metade do Duo Gisbranco, formado por Bianca com a também pianista Claudia Castelo Branco, cuja recém-nascida filha Lis é celebrada na música-título Sonhos de nascimento. O tema instrumental 28 anos - composto no dia do 28º aniversário da pianista - exala lirismo ao refletir sobre o tempo. Feita em reverência a Francisco Bosco, a quem Bianca chegou a convidar para escrever os versos da música, O letrista incorpora alguns versos de Eugenio Dale na letra escrita afinal pela própria Bianca Gismonti. Já Entre amigos - tema originado de improvisações feitas por Bianca com o pianista Philippe Baden Powell - tem sopros orquestrados por Vittor Santos. Entre homenagens ao músico indiano Sri Hanuman (na faixa que fecha o CD, O voo de Hanuman, com direito à percussão e à voz de Naná Vasconcellos) e à filha de um casal de amigos (musa inspiradora de Clarinha), Bianca Gismonti junta referências afetuosas e familiares ao longo das onze músicas de disco que soa como o relicário de vivências da artista.
Postar um comentário