Título: Applause
Artista: Lady Gaga
Gravadora: Interscope Records
Cotação: * * *
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Applause - primeiro single do quarto disco de estúdio de Lady Gaga, ARTPOP, agendado para 11 de novembro - (res)suscita comparações com Madonna, eterno fantasma que persegue a cantora e compositora norte-americana. Música composta por Gaga em parceria com Paul Blair, Applause remete à produção de Madonna nos anos 80. Aliás, toda a camada de sintetizadores evoca o tecnopop que reinou naquela década. Produzido por Gaga com DJ White Shadow, o single é dançante e acena para as pistas com sua batida de house, estando mais em sintonia com a Gaga do álbum The fame (2008) do que com a artista mais pretensiosa de Born this way (2011). De todo modo, Applause está longe de empolgar como Bad romance e outros singles anteriores de Gaga. Há certa teatralidade na letra e há também atmosfera de nostalgia, mas nada que faça crescer a expectativa por ARTPOP. Ao contrário: com sua batida pop dance, Applause - single lançado hoje, 12 de agosto, uma semana antes do previsto por ter vazado - reitera a sensação de que a inspiração de Gaga permanece em curva descendente.
ResponderExcluirPreguiça de fãs da Madonna
ResponderExcluirFora a desonestidade dela de antecipar em uma semana o lançamento do single só pra acirrar a disputa com a Katy Perry, na tentativa de barrar Roar nas paradas. Tomara que isso nao aconteça. Applause é boa - melhor que Born This Way - mas Roar é melhor, mais sincera, menos pretensiosa, mais empolgante e menos eletronica - e merecia resenha também inclusive ahaha,
ResponderExcluiracabei de ouvir, e achei bobinha ...para um cd com um Titulo de ARTPOP - gerando tanta expectativa, e uma matéria que li dizendo que ela queria trazer um álbum Pop e Estranho ao mesmo tempo ... pelo menos nesse single,não senti nada de novo, é apenas uma canção que vai rolar durante uns meses e depois sumir. espero que o álbuns seja mais ousado, pois eu curto os outros álbuns da Gaga.
ResponderExcluirA Gaga tá ficando gagá. Em tão pouco tempo...
ResponderExcluirSem levantar bandeiras... mas observando o texto, quem aparenta estar em curva descendente é o dono do blog.
ResponderExcluirComparações entre Gaga e Madonna são tão inúteis e ridículas, quanto o fato de um jornalista ser parcial e tendencioso.
Não sou fã de Madonna ou de Lady Gaga, mas, por essas e outras criticas que tenho lido aqui tenho que concordar totalmente com Abdenago Guimarães.Hoje o blog me serve apenas como guia de lançamentos, ainda segue como o mais completo da net. Se alguém souber de outro, por favor, indica!
ResponderExcluirNada nela nunca soou natural ou autêntico. Mas pode até fazer um pequeno sucesso pelos fãs que subiriam a música ainda que fosse toda muda.
ResponderExcluirEu ainda continuo com a sensação de que toda música é igual é muda a palavra que ela separa as sílabas no meio.
É a sensação que todo mundo tem, só que de um ritmo diferente, com Ana Carolina.
Abdenago Guimarães,
ResponderExcluirno dia que um crítico for imparcial vai deixar de ser crítico. No dia que um jornalista não for tendencioso ou seremos todos analfabetos ou cidadãos de um regime ditatorial com órgão de censura. E no dia que Gaga fizer uma coisa inédita, ninguém mais vai lembrar da existência dela.