Resenha de CD
Título: Confie em mim
Artista: Canastra
Gravadora: Toca Discos
Cotação: * * * *
Influente banda carioca dos anos 90, Acabou La Tequila revelou - além de Kassin, atualmente o produtor mais requisitado da cena pop brasileira - Renato Martins, mentor e principal compositor do Canastra. Grupo carioca que já lançou dois álbuns, Traz a pessoa amada em três dias (2004) e Chega de falsas promessas (2007), o Canastra dá cartada decisiva com a edição de seu terceiro disco de inéditas, Confie em mim, de título tão imperativo quanto o de músicas como Bebei homens, bebei (Renato Martins), destaque da ótima safra de composições autorais, assinadas por Martins com diversos parceiros. A jogada de mestre do Canastra foi ter confiado a produção ao ex-titã Charles Gavin, que azeitou a mistura pop, graciosa e dançante de ritmos como rockabilly, dixieland (o jazz de New Orleans) e ska. Há algo de burlesco e circense nos arranjos de temas como Ensimesmado (Renato Martins e Fernando Oliveira) e Breve adeus (Renato Martins, Fernando Oliveira e Eduardo Villamaior), faixa de introdução falsamente fúnebre. Em Confie em mim, o Canastra reanima sua alma de big-band e entra no salão com temas dançantes como Rock baile (Renato Martins e Marcelo Magdaleno), de tom tão retrô quanto Juntos para sempre etc e tal (Renato Martins e Fernando Oliveira), faixa que remete ao rock'n'roll dos anos 50. Acentuado neste terceiro disco gravado sob a direção artística de Constança Scofield, o toque de latinidade fica evidenciado logo em Mambo trip (Renato Martins). E o fato é que Confie em mim desce bem ao longo de suas 13 músicas, sem perder pique na ágil pegada country de Por um triz (Renato Martins) e na alta velocidade de Pulo do gato (Renato Martins e Fernando Oliveira). Cheio de metais, o som do Canastra é tão espirituoso que Confie em mim discute a relação sem jamais pesar a mão, mesmo que Clichê (Renato Martins) jamais deixe espaço para ilusões amorosas. Embebida no universo country, Full hand (Renato Martins e Daniel Vasques) mostra, já no fim, que o Canastra domina o jogo do primeiro ao último lance, Gran finale, pretexto para a apresentação da banda como se o CD fosse um show. O Canastra dá baile na mesmice com este delicioso Confie em mim. Confie!
Influente banda carioca dos anos 90, Acabou La Tequila revelou - além de Kassin, atualmente o produtor mais requisitado da cena pop brasileira - Renato Martins, mentor e principal compositor do Canastra. Grupo carioca que já lançou dois álbuns, Traz a pessoa amada em três dias (2004) e Chega de falsas promessas (2007), o Canastra dá cartada decisiva com a edição de seu terceiro disco de inéditas, Confie em mim, de título tão imperativo quanto o de músicas como Bebei homens, bebei (Renato Martins), destaque da ótima safra de composições autorais, assinadas por Martins com diversos parceiros. A jogada de mestre do Canastra foi ter confiado a produção ao ex-titã Charles Gabim, que azeitou a mistura pop, graciosa e dançante de ritmos como rockabilly, dixieland (o jazz de New Orleans) e ska. Há algo de burlesco e circense nos arranjos de temas como Ensimesmado (Renato Martins e Fernando Oliveira) e Breve adeus (Renato Martins, Fernando Oliveira e Eduardo Villamaior), faixa de introdução falsamente fúnebre. Em Confie em mim, o Canastra reanima sua alma de big-band e entra no salão com temas dançantes como Rock baile (Renato Martins e Marcelo Magdaleno), de tom tão retrô quanto Juntos para sempre etc e tal (Renato Martins e Fernando Oliveira), faixa que remete ao rock'n'roll dos anos 50. Acentuado neste terceiro disco gravado sob a direção artística de Constança Scofield, o toque de latinidade fica evidenciado logo em Mambo trip (Renato Martins). E o fato é que Confie em mim desce bem ao longo de suas 13 músicas, sem perder pique na ágil pegada country de Por um triz (Renato Martins) e na alta velocidade de Pulo do gato (Renato Martins e Fernando Oliveira). Cheio de metais, o som do Canastra é tão espirituoso que Confie em mim discute a relação sem jamais pesar a mão, mesmo que Clichê (Renato Martins) jamais deixe espaço para ilusões amorosas. Embebida no universo country, Full hand (Renato Martins e Daniel Vasques) mostra, já no fim, que o Canastra domina o jogo do primeiro ao último lance, Gran finale, pretexto para a apresentação da banda como se o CD fosse um show. O Canastra dá baile na mesmice com este delicioso Confie em mim. Confie!
ResponderExcluirBoa, ouvirei.
ResponderExcluirO Canastra era uma banda que merecia já ter acontecido, pelas letras deliciosamente irônicas de Renato Martins (o "Venatinho Renenoso" dos tempos de Tequila) e pelo ritmo sacolejante - a mistura de rock, dixieland e jazz é esperta.
"Traz a pessoa amada em três dias", o primeiro da banda, de 2005, é ótima pedida!
Ah, sim: o Gavin (ao contrário de "Gabim", como digitou, Mauro) já estava produzindo o disco há um tempão! Finalmente!
Felipe dos Santos Souza
Grato por mais esse toque atento, Felipe. Já corrigi o erro de digitação. Abs, MauroF
ResponderExcluircoisa de carioca indie que não sai daí, esse grupo não tem a menor importância aqui em São Paulo
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