Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 1 de setembro de 2013

Compositor de frevo, Carlos Fernando sai de cena no Recife aos 75 anos

Um dos mais importantes compositores de Pernambuco, autor de frevos como Banho de cheiro (sucesso nacional na voz de Elba Ramalho em 1983), Carlos Fernando saiu de cena no Recife (PE) neste domingo, 1º de setembro de 2013, vítima de complicações decorrentes de um câncer de próstata. Natural de Caruaru (PE), o compositor - autor de músicas como Canta coração (gravada por Elba e por Geraldo Azevedo), Plano piloto (lançada em dueto de Alceu Valença com Luiz Gonzaga), Siri na lata e Sou eu o teu amor - tinha 75 anos. Fernando foi o idealizador do projeto Asas da América, coletânea de frevos que reuniu ícones da MPB em torno do gênero, a partir de 1979. Quase 30 anos depois, por ocasião do centenário do ritmo pernambuco, o artista produziu o disco duplo 100 anos de frevo - É de perder o sapato... (Biscoito Fino, 2007) com gravações inéditas feitas por vozes relevantes da música brasileira. Sem errar o passo, Fernando cultuou o frevo sem ortodoxias, sempre valorizando as tradições do gênero, mas também misturando o frevo com jazz e com vários ritmos associados ao forró.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Um dos mais importantes compositores de Pernambuco, autor de frevos como Banho de cheiro (sucesso nacional na voz de Elba Ramalho em 1983), Carlos Fernando saiu de cena no Recife (PE) neste domingo, 1º de setembro de 2013, vítima de complicações decorrentes de um câncer de próstata. Natural de Caruaru (PE), o compositor - autor de músicas como Canta coração (gravada por Elba e por Geraldo Azevedo) e Plano piloto (lançada em dueto de Alceu Valença com Luiz Gonzaga), Siri na lata e Sou eu o teu amor - tinha 75 anos. Fernando foi o idealizador do projeto Asas da América, coletânea de frevos que reuniu ícones da MPB em torno do gênero. Fernando cultuava o frevo sem ortodoxias, sempre valorizando as tradições do gênero, mas também misturando o frevo com jazz e com vários ritmos associados ao forró.

ricardo disse...

Uma grande perda,um compositor fantastico,grande figura humana,um dos primeiros a acreditar na força da Banda Caetano,chegando ao ponto de, quando foi um dos homenageados do carnaval do recife,citar e comentar positivamente, nosso trabalho em todas as entrevistas que dava nas Radios...dizia ele: A Banda Caetano trouxe a obra de Caetano Veloso para o seculo 21.Vai deixar saudades!!! fica com Deus!

maroca disse...

Augusto Flávio (Petrolina-Pe/Juazeiro-Ba)

Foi talvez o principal parceiro de Geraldo Azevedo. No primeiro disco de Geraldo "Cadê meu carnaval" 1977 quase todas as letras são dele, um dos melhores discos da música brasileira. Isso sem falar na obra prima "Asas da América"... mas é assim mesmo estão indo pro país Celestial os LUXOS, e estão ficando os LIXOS. Nunca vi tanta porcaria musical como vejo ultimamente, as vezes tenho que concordar com KL.

lurian disse...

Grande compositor. Lamentável sua morte.