sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Clássico da Black Rio, 'Maria fumaça' volta ao vinil nos trilhos da Polysom

Obra-prima da discografia da Banda Black Rio, ícone do movimento de música negra irrompido na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em meados dos anos 70, o álbum Maria fumaça - lançado originalmente em 1977 em edição da Warner Music - volta ao formato original de vinil. A Polysom põe nas lojas em novembro de 2013 a reedição em LP de Maria fumaça. Como é praxe na série Clássicos em vinil, o álbum retorna ao catálogo em edição remasterizada diretamente da master original e em vinil de 180 gramas. Integrada na época por Oberdan Magalhães (saxofone), Lucio J. da Silva (trombone), José Carlos Barroso (trompete), Jamil Joanes (baixo), Claudio Stevenson (guitarra), Cristóvão Bastos (teclado) e Luiz Carlos Santos (bateria e percussão), a Banda Black Rio - que se formara em 1976 - contou com Marco Mazzola na produção do disco. A música-título Maria fumaça - parceria de Oberdan Magalhães e Luiz Carlos Santos - foi propagada em escala nacional na abertura da novela Locomotivas (TV Globo, 1977). Fora da seara autoral, a Black Rio recriou Baião (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1949), Casa forte (Edu Lobo, em 1969) e Na baixa do sapateiro (Ary Barroso, 1938).

Um comentário:

  1. Obra-prima da discografia da Banda Black Rio, ícone do movimento de música negra irrompido na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em meados dos anos 70, o álbum Maria fumaça - lançado originalmente em 1977 em edição da Warner Music - volta ao formato original de vinil. A Polysom põe nas lojas em novembro de 2013 a reedição em LP de Maria fumaça. Como é praxe na série Clássicos em vinil, o álbum retorna ao catálogo em edição remasterizada diretamente da master original e em vinil de 180 gramas. Integrada na época por Oberdan Magalhães (saxofone), Lucio J. da Silva (trombone), José Carlos Barroso (trompete), Jamil Joanes (baixo), Claudio Stevenson (guitarra), Cristóvão Bastos (teclado) e Luiz Carlos Santos (bateria e percussão), a Banda Black Rio - que se formara em 1976 - contou com Marco Mazzola na produção do disco. A música-título Maria fumaça - parceria de Oberdan Magalhães e Luiz Carlos Santos - foi propagada em escala nacional na abertura da novela Locomotivas (TV Globo, 1977). Fora da seara autoral, a Black Rio recriou Baião (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1949), Casa forte (Edu Lobo, em 1969) e Na baixa do sapateiro (Ary Barroso, 1938).

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.