Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Reflektor espelha representações de tempos modernos com sons dos 80

Resenha de CD
Título: Reflektor
Artista: Arcade Fire
Gravadora: Merge Records
Cotação: * * * 1/2

Grupo canadense que se agigantou no universo pop há três anos com o lançamento de seu terceiro álbum, The suburbs (2010), disco instantaneamente antológico que versou em tom épico sobre a desilusão da juventude confinada nas periferias urbanas, Arcade Fire alimentou naturais expectativas sobre seu quarto álbum, Reflektor, lançado nesta segunda-feira, 28 de outubro de 2013, após dias em rotação na rede. Arrojado, inclusive por durar exatos 85 minutos e 16 segundos, o duplo Reflektor é disco que leva o som da banda à outra direção, se desviando do cortejo trágico de Funeral (2004) - álbum que versou sobre perdas e morte em tom orquestral - e da densa linha emocional de Neon bible (2007), CD que questionou dogmas religiosos (impostos em nome de Deus) sem abrir mão do aparato sinfônico que caracterizou o som inicial do septeto. Este novo desvio de rota rumo a um som mais dançante, que faz a festa sem camuflar os efeitos da ressaca, deve ser creditado à junção de James Murphy  - mentor do desativado LCD Soundsystem - ao time de produtores formado pelo recorrente Markus Dravs e pelos próprios integrantes do Arcade Fire. Reflektor propõe, em essência, jogo de espelhos entre o CD 1, mais luminoso, e o CD 2, de tom mais sombrio - ainda que os discos sejam os dois lados de uma mesma moeda. Ao todo, os dois discos apresentam 13 músicas - ou 14, se contabilizado o tema instrumental escondido ao fim do primeiro CD, com uma sinfonia de ruídos, e intitulado Faixa 0. Gravada com a participação do cantor inglês Davib Bowie, fã assumido do Arcade Fire, a música-título Reflektor se impõe de imediato como grande obra de arte musical. Ao longo de seus sete minutos e 33 segundos, a faixa salpica referências do som dos anos 80 - predominantes no álbum, mas reprocessadas em tom contemporâneo que impede o disco de se perder em trilha meramente retrô - enquanto espelha o jogo de representações dos cibernéticos tempos modernos, nos quais todos parecem (des)conectados. "Agora os sinais que enviamos / São novamente desviados / Nós ainda estamos conectados / Mas somos mesmo amigos?", questiona o grupo através dos versos de Reflektor. Na sequência, We exist - costurada por insinuante linha de baixo que remete tanto ao universo da disco music como à introdução de Billie Jean (1982), sucesso de Michael Jackson (1958 - 2009) - retoma o fio da meada religiosa de Neon bible ao refletir sobre a própria existência humana. "De joelhos / Rezando para que nós não existamos / Mas nós existimos", conclui a letra. A questão transcendental retorna, com mais nitidez, em Afterlife, grande faixa do disco 2 sustentada pelos mesmo sintetizadores que embasam Here comes the night time 2 (a primeira Here comes the night time está no CD 1). "Quando o amor acaba / Para onde ele vai? / E para onde vamos nós?", interroga Win Butler em Afterlife. Esses questionamentos existenciais vem sempre encorpados com referências sonoras até certo ponto alienígenas na discografia do Arcade Fire. Se camadas de dub soterram Flashbulb eyes, Porno soa imersa no synth-pop enquanto Joan of Arc - com letra que evoca a histórica mártir e que lembra que o amor pode refletir o ódio que leva à morte - rebobina influências do pós-punk. Já Awful sound (oh Eurydice) e It's never over (oh Orpheus) aludem ao mito grego de Orfeu & Eurídice - o que justificou a atitude da banda de recorrer à imagens do filme Orfeu Negro (1959) no vídeo jogado na internet com a íntegra do bom álbum. Enfim, Reflektor espelha a ambição do Arcade Fire, aparentemente decidido a fazer um disco hermético, conceitual, excessivamente longo, que dificilmente vai lhe render louros unânimes como o anterior The suburbs - imbatível na comparação por soar mais coeso - mas que empurra o grupo para frente. E, mesmo correndo risco de tropeço, uma banda sempre precisa caminhar para frente.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Grupo canadense que se agigantou no universo pop há três anos com o lançamento de seu terceiro álbum, The suburbs (2010), disco instantaneamente antológico que versou em tom épico sobre a desilusão da juventude confinada nas periferias urbanas, Arcade Fire alimentou naturais expectativas sobre seu quarto álbum, Reflektor, lançado nesta segunda-feira, 28 de outubro de 2013, após dias em rotação na rede. Arrojado, inclusive por durar exatos 85 minutos e 16 segundos, o duplo Reflektor é disco que leva o som da banda à outra direção, se desviando do cortejo fúnebre de Funeral (2004) - álbum que versou sobre perdas e morte em tom orquestral - e da linha emocional de Neon bible (2007), disco que questionou dogmas religiosos (impostos em nome de Deus) sem abrir mão do aparato sinfônico que caracterizou o som inicial do septeto. Este novo desvio de rota rumo a um som mais dançante, que faz a festa sem camuflar os efeitos da ressaca, deve ser creditado à junção de James Murphy - mentor do desativado LCD Soundsystem - ao time de produtores formado pelo recorrente Markus Dravs e pelos próprios integrantes do Arcade Fire. Reflektor propõe, em essência, jogo de espelhos entre o CD 1, mais luminoso, e o CD 2, de tom mais sombrio - ainda que os discos sejam os dois lados de uma mesma moeda. Ao todo, os dois discos apresentam 13 músicas - ou 14, se contabilizado o tema instrumental escondido ao fim do primeiro CD, com uma sinfonia de ruídos, e intitulado Faixa 0. Gravada com a participação do cantor inglês Davib Bowie, fã assumido do Arcade Fire, a música-título Reflektor se impõe de imediato como pequena obra de arte. Ao longo de seus sete minutos e 33 segundos, a faixa salpica referências do som dos anos 80 - predominantes no álbum, mas reprocessadas em tom contemporâneo que impede o disco de se perder em trilha meramente retrô - enquanto espelha o jogo de representações dos cibernéticos tempos modernos, nos quais todos parecem (des)conectados. "Agora os sinais que enviamos / São novamente desviados / Nós ainda estamos conectados / Mas somos mesmo amigos?", questiona o grupo através dos versos de Reflektor. Na sequência, We exist - costurada por insinuante linha de baixo que remete tanto ao universo da disco music como à introdução de Billie Jean (1982), sucesso de Michael Jackson (1958 - 2009) - retoma o fio da meada religiosa de Neon bible ao refletir sobre a própria existência humana. "De joelhos / Rezando para que nós não existamos / Mas nós existimos", conclui a letra. A questão transcendental retorna, com mais nitidez, em Afterlife, grande faixa do disco 2 sustentada pelos mesmo sintetizadores que embasam Here comes the night time 2 (a primeira Here comes the night time está no CD 1). "Quando o amor acaba / Para onde ele vai? / E para onde vamos nós?", interroga Win Butler em Afterlife. Os questionamentos vem sempre acompanhados de referências musicais até certo ponto alienígenas na discografia do Arcade Fire. Se camadas de dub soterram Flashbulb eyes, Porno soa imersa no synth-pop enquanto Joan of Arc - com letra que evoca a histórica mártir e que lembra que o amor pode refletir o ódio que leva à morte - rebobina influências do pós-punk. Já Awful sound (oh Eurydice) e It's never over (oh Orpheus) aludem ao mito grego de Orfeu & Eurídice - o que justificou a atitude da banda de recorrer à imagens do filme Orfeu Negro (1959) no vídeo jogado na internet com a íntegra do bom álbum. Enfim, Reflektor espelha a ambição do Arcade Fire, aparentemente decidido a fazer um disco hermético, conceitual, excessivamente longo, que dificilmente vai lhe render louros unânimes como o anterior The suburbs - imbatível na comparação por soar mais coeso - mas que empurra o grupo para frente. E, mesmo correndo risco de tropeço, uma banda sempre precisa caminhar para frente.