sábado, 5 de outubro de 2013

Zé Paulo Becker registra, em livro e em CD, 'Levadas brasileiras para violão'

 Quando fez dez anos, Zé Paulo Becker ganhou violão de seu pai como presente de aniversário. Nascia naquele momento a história do compositor e violonista com a música - como Becker revela no prefácio escrito para seu livro Levadas brasileiras para violão. No livro, de caráter didático, o virtuoso violonista do Trio Madeira Brasil se aproveitou das pesquisas feitas para sua tese de mestrado - intitulada O acompanhamento do violão de seis cordas no regional de choro - para registrar as batidas de ritmos nacionais para violão a partir de sua visão pessoal, sem ficar preso aos conceitos teóricos, como Becker enfatiza no objetivo prefácio. A ênfase é nas levadas de samba, choro, baião e maxixe, mas ritmos como frevo, maracatu, jongo, ijexá e funk também são exemplificados no livro. No CD encartado em Levadas brasileiras para violão, Becker expõe na prática o que ensina em sua teoria particular. E o que já mostrou na gravação de discos individuais como Lendas brasileiras (2001), Sob o Redentor (2004), Um violão na roda de choro (2007) e Pra tudo ficar bem (2009). Becker - que editou neste ano de 2013 um disco gravado com o cantor fluminense Marcos Sacramento, Todo mundo quer amar - é mestre em violão pela UFRJ.

5 comentários:

  1. Quando fez dez anos, Zé Paulo Becker ganhou violão de seu pai como presente de aniversário. Nascia naquele momento a história do compositor e violonista com a música - como Becker revela no prefácio escrito para seu livro Levadas brasileiras para violão. No livro, de caráter didático, o virtuoso violonista do Trio Madeira Brasil se aproveitou das pesquisas feitas para sua tese de mestrado - intitulada O acompanhamento do violão de seis cordas no regional de choro - para registrar as batidas de ritmos nacionais para violão a partir de sua visão pessoal, sem ficar preso aos conceitos teóricos, como Becker enfatiza no objetivo prefácio. A ênfase é nas levadas de samba, choro, baião e maxixe, mas ritmos como frevo, maracatu, jongo, ijexá e funk também são exemplificados no livro. No CD encartado em Levadas brasileiras para violão, Becker expõe na prática o que ensina em sua teoria particular. E o que já mostrou na gravação de discos individuais como Lendas brasileiras (2001), Sob o Redentor (2004), Um violão na roda de choro (2007) e Pra tudo ficar bem (2009). Becker - que editou neste ano de 2013 CD com Marcos Sacramento, Todo mundo quer amar - é mestre em violão pela UFRJ.

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra adquirir um exemplar virtualmente?Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá, quero comprar o livro, mas não encontrei contato no site do Zé Paulo Becker, nem encontrei o livro no site da Livraria Cultura. Como posso adquirir um exemplar?

    ResponderExcluir
  4. O livro está à venda na Freenote.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.