Mauro Ferreira no G1

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sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Acústico enquadra CPM 22 em moldura radiofônica renegada pelo grupo

Resenha de CD e DVD
Título: Acústico
Artista: CPM 22
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * *

Há certa ironia no fato de o CPM 22 estar de volta a uma grande gravadora, a Universal Music, com um projeto acústico que segue a fórmula já desgastada da MTV, ainda que tenha sido gravado sem a chancela da emissora. A ironia reside no fato de que, dessa forma, o grupo paulista de hardcore melódico volta a ser enquadrado em moldura radiofônica parecida com a que renegou ao romper de forma pública e ruidosa com seu antigo produtor Rick Bonadio. O rompimento levou a banda a gravar e lançar álbum, Depois de um longo inverno (2011), de forma independente. Com 22 músicas alocadas tanto no CD quanto no DVD, o Acústico do CPM 22 troca as guitarras pelos violões em busca da leveza desplugada típica de projetos do gênero. De toda maneira, o disco até resulta caloroso em números como Vida ou morte (Luciano) e Irreversível (Ricardo Japinha e Rodrigo Koala) por conta do coro da plateia de convidados que se reuniu em 18 e 19 de junho de 2013 no estúdio Way of Light, na cidade de Cotia (SP), para assistir à gravação ao vivo do acústico, feita em duas apresentações. A fórmula da MTV foi seguida à risca, com a adição de inéditas como Perdas (Badauí e Ricardo Galano) e a presença de convidados no set de gravação. No caso, um único convidado, Dinho Ouro Preto, que entra em cena no hit Um minuto para o fim do mundo (Wally e Rodrigo Koala). Pela vontade do grupo, a lista de convidados incluiria mais um nome, Rodolfo Abrantes, mas o ex-vocalista da banda Raimundos recusou o convite por questões religiosas. Com ou sem convidados, o CPM 22 reza pela cartilha do pop folk neste projeto em que rebobina músicas como O mundo dá voltas (Luciano e Badauí). O sopro dos metais nos arranjos de algumas canções - caso de Sofridos e excluídos (Luciano) - areja o repertório e dilui a linearidade do formato acústico. A produção bem cuidada de Paul Ralphes faz com que tudo soe limpo - quase asséptico - dentro do padrão.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Há certa ironia no fato de o CPM 22 estar de volta a uma grande gravadora, a Universal Music, com um projeto acústico que segue a fórmula já desgastada da MTV, ainda que tenha sido gravado sem a chancela da emissora. A ironia reside no fato de que, dessa forma, o grupo paulista de hardcore melódico volta a ser enquadrado em moldura radiofônica parecida com a que renegou ao romper de forma pública e ruidosa com seu antigo produtor Rick Bonadio. O rompimento levou a banda a gravar e lançar álbum, Depois de um longo inverno (2011), de forma independente. Com 22 músicas alocadas tanto no CD quanto no DVD, o Acústico do CPM 22 troca as guitarras pelos violões em busca da leveza desplugada típica de projetos do gênero. De toda maneira, o disco até resulta caloroso em números como Vida ou morte (Luciano) e Irreversível (Ricardo Japinha e Rodrigo Koala) por conta do coro da plateia de convidados que se reuniu em 18 e 19 de junho de 2013 no estúdio Way of Light, na cidade de Cotia (SP), para assistir à gravação ao vivo do acústico, feita em duas apresentações. A fórmula da MTV foi seguida à risca, com a adição de inéditas como Perdas (Badauí e Ricardo Galano) e a presença de convidados no set de gravação. No caso, um único convidado, Dinho Ouro Preto, que entra em cena no hit Um minuto para o fim do mundo (Wally e Rodrigo Koala). Pela vontade do grupo, a lista de convidados incluiria mais um nome, Rodolfo Abrantes, mas o ex-vocalista da banda Raimundos recusou o convite por questões religiosas. Com ou sem convidados, o CPM 22 reza pela cartilha do pop folk neste projeto em que rebobina músicas como O mundo dá voltas (Luciano e Badauí). O sopro dos metais nos arranjos de algumas canções - caso de Sofridos e excluídos (Luciano) - areja o repertório e dilui a linearidade do formato acústico. A produção bem cuidada de Paul Ralphes faz com que tudo soe limpo - quase asséptico - dentro do padrão.