Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dorina dá voz às melodias de Luiz Carlos da Vila no CD 'Sambas de Luiz'

Dez anos após dar voz ao cancioneiro do compositor carioca Almir Guineto no CD Sambas de Almir (2003), a cantora Dorina celebra a obra de outro grande compositor do samba do Rio de Janeiro (RJ), o também carioca Luiz Carlos da Vila (1949 - 2008). Vila é homenageado pela cantora carioca em Sambas de Luiz, CD gravado ao vivo em show no Centro Municipal de Referência da Música Carioca, no Rio de Janeiro (RJ), com produção dividida entre Alessandro Cardozo e Claudio Jorge. Ao selecionar o repertório do disco, lançado neste mês de novembro de 2013, Dorina deu ênfase aos sambas em que Luiz Carlos da Vila assina letra e melodia, casos do poético samba-exaltação ao Cacique de Ramos Doce refúgio (1981), do radiante samba-enredo Por um dia de graça (lançado na voz de Simone em 1984), do partido alto Das origens (1985) e dos sambas Morro molhado (1985) e Diamante (1985). Detalhe: boa parte do repertório vem do segundo álbum do compositor, Pra esfriar a cabeça (Arca Som, 1985), reeditado em 2012 pelo selo carioca Discobertas. Mas a cantora - que formou o trio Os Suburbanistas em 2004 com Luiz Carlos e com o compositor Mauro Diniz - também tira do baú uma raridade da obra de Luiz Carlos da Vila, Graça do mundo, tema lançado em 1978 pelo Conjunto Nosso Samba. Assim como Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila é fruto da geração que cresceu (e apareceu) nos anos 80 entre as tamarineiras da quadra do bloco Cacique de Ramos.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Dez anos após dar voz ao cancioneiro do compositor carioca Almir Guineto no CD Sambas de Almir (2003), a cantora Dorina celebra a obra de outro grande compositor do samba do Rio de Janeiro (RJ), o também carioca Luiz Carlos da Vila (1949 - 2008). Vila é homenageado pela cantora carioca em Sambas de Luiz, CD gravado ao vivo em show no Centro Municipal de Referência da Música Carioca, no Rio de Janeiro (RJ), com produção dividida entre Alessandro Cardozo e Claudio Jorge. Ao selecionar o repertório do disco, lançado neste mês de novembro de 2103, Dorina deu ênfase aos sambas em que Luiz Carlos da Vila assina letra e melodia, casos do poético samba-exaltação ao Cacique de Ramos Doce refúgio (1981), do radiante samba-enredo Por um dia de graça (lançado na voz de Simone em 1984), do partido alto Das origens (1985) e dos sambas Morro molhado (1985) e Diamante (1985). Detalhe: boa parte do repertório vem do segundo álbum do compositor, Pra esfriar a cabeça (Arca Som, 1985), reeditado em 2012 pelo selo carioca Discobertas. Mas a cantora - que formou o trio Os Suburbanistas em 2004 com Luiz Carlos e com o compositor Mauro Diniz - também tira do baú uma raridade da obra de Luiz Carlos da Vila, Graça do mundo, tema lançado em 1978 pelo Conjunto Nosso Samba. Assim como Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila é fruto da geração que cresceu (e apareceu) nos anos 80 entre as tamarineiras da quadra do bloco Cacique de Ramos.

Luca disse...

´taí um cara que merece todas as homenagens, só não gostei de saber que o disco é ao vivo, em estúdio tinha mais a ver

Jeferson Garcia disse...

Já tem selo ou distribuição Mauro?

Rafael disse...

Acho que o disco teria muito mais força se fosse em estúdio. No mais, é agurdar pra conferir o resultado.

Rafael disse...

Mauro, já é o segundo post que vejo você colocar o ano de 2103, e não 2013. Corrige isso aí no post. Abrs.

Mauro Ferreira disse...

Jefferson, o disco sai pelo selo Rob Digital. A tiragem inicial é de apenas mil cópias. Abs, MauroF

Mauro Ferreira disse...

Já corrigi, Rafael, grato!

Marcelo Barbosa disse...

Grande iniciativa da sempre atenta e batalhadora do bom samba, a nossa Dorina. Taí um disco que eu gostaria que a Beth Carvalho fizesse, pois a mesma foi a cantora que mais gravou a obra desse verdadeiro POETA do samba.
Luiz Carlos da Vila como bem definiu os compositores do Arranco do Engenho de Dentro e vencedores da Portela também (Silvio Paulo e Espanhol) é a luz que um "i" disfarçou e conduz. O brilho da chama que te clareia.
Salve Luiz Carlos da Vila! Glória do B.C. Cacique de Ramos.
Estarei monitorando para comprar, mais do que na fila.
Sorte e sucesso, ave Dorina! Toda minha admiração.

Bia disse...

Que maravilha de notícia!! Dorina sempre muito atenta e fazendo o seu trabalho com carinho, bom gosto e muito talento! Gosto da ideia do CD ao vivo! Tem calor e verdade, não que os em estúdio não tenham. Mas ao vivo também foi gravado o Sambas de Almir que é uma obra-prima! Sambas de Luiz tb promete! Viva Luiz Carlos da Vila! Viva Dorina!

Unknown disse...

Dorina é maravilhosa!
Ansioso por esse trabalho.